Notícias

ÂNCORA divulga chamada para seu Vol.5 N.2: IMPRENSA, Mídia e Poder

 

Os episódios recentes que marcaram o cenário político brasileiro, culminando, 
em 31 de agosto de 2016, com o impeachment da presidenta Dilma Rousseff, mobilizaram quatro grandes instâncias de poder: o judiciário, o legislativo, o econômico e o midiático que abarca a imprensa e vários formatos jornalísticos. Toda essa dinâmica de poderes associada a uma cena política   com traços visivelmente conservadores, influenciou segmentos da opinião pública que se posicionaram através de vertentes polarizadas com a produção  e circulação de narrativas díspares e, por vezes, inconciliáveis.

De um lado, estavam os partidários do impeachment que encontraram principalmente na esfera da grande mídia, uma narrativa hegemônica predominantemente favorável à destituição da presidenta. De  outro, os adeptos e produtores de conteúdos vinculados às  mídias "independentes", com destaque a um conjunto diversificado  de experiências materializadas no universo digital, centradas   em narrativas críticas, contestando o que foi enunciado como “golpe”.

 
Publicado: 2018-06-11 Mais...
 

ÂNCORA Lança Nova Chamada para o seu Vol 5, N. 1, 2018

 

O campo reflexivo do jornalismo, ao longo da sua trajetória histórica, recebeu contributos fundamentais das áreas das ciências humanas e sociais, num debate que promoveu intersecções relevantes para a sua compreensão como um campo de conhecimento.

É certo que, nos últimos cinquenta anos, sobretudo no Brasil, com a ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação na área, e o fortalecimento das redes de pesquisa, o campo jornalístico foi ganhando autonomia e especificidade sem, entretanto, abdicar do relevante espaço inter e multidisciplinar que o constituiu como campo de saber.

 
Publicado: 2018-04-26 Mais...
 

Laboratório de Jornalismo e Editoração da UFPB | Lançamento de livros

 

No decorrer dos anos 2016 e 2017, o Laboratório de Jornalismo e Editoração (Laje), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), lançou seis livros em formato eletrônico, publicou um Anais do I Simpósio Internacional sobre Jornalismo em Ambientes Multiplataforma e disponibilizou seis edições da Revista Latino-americana de Jornalismo - ÂNCORA (B1 - Educação e B4 - Comunicação e Informação).

As publicações acadêmicas marcaram o período de gestão do professor Pedro Nunes frente a coordenação do Laje. O referido laboratório e a Revista ÂNCORA serão coordenados pela professora Joana Belarmino (2018-2019). 

 
Publicado: 2017-12-20 Mais...
 

Prorrogada a Chamada de Artigos e Relatos Profissionais em Jornalismo para a Revista ÂNCORA Vol 4, N.2, 2017

 

O debate clássico pensou o jornalismo como ofício e como narrativa de mediação social. A partir desse pressuposto, esta edição da revista Âncora propõe refletir como, na atualidade, o campo jornalístico vivencia uma das mais agudas crises quanto ao seu modelo de negócios, no que diz respeito às práticas, processos e produtos, começando a adaptar-se à era da convergência com narrativas marcadas por exigências dos dispositivos multiplataforma, gerando um conjunto amplo de reflexões e produções.

Nesse cenário contemporâneo, ampliam-se os suportes e os modos de narrar as esferas da produção e da circulação, nas quais fatos encenados em narrativas são distribuídos e consumidos como notícia. Há, agora,  uma audiência ativa, participativa, que colabora, replica, dissemina, cria, produz e, muitas vezes,  chega antes do jornalista ao próprio acontecimento.

 
Publicado: 2017-10-10 Mais...
 

Revista ÂNCORA publica chamada de trabalhos para 2017 | Jornalismo de Esportes

 

► Chamada de Artigos, Volume 4, Número 2 (2017)

Eixo Temático: JORNALISMO DE ESPORTES: o campo, o corpo e a comunicação

Revista ÂNCORA | Vol 4 – Nº 2 | 2017 recebe artigos, relatos acadêmicos, resenhas e entrevistas sobre o tema JORNALISMO DE ESPORTES: o campo, o corpo e a comunicação, tendo como eixo norteador os seguintes tópicos: História, constituição e transformações do campo do jornalismo de esportes em suas várias plataformas de operação: veículos impressos, cinema, televisão, rádio e redes digitais. Dinâmicas e linguagens do Jornalismo de Esportes em diferentes Mídias, Hipermídias canais abertos e fechados. Ética, publicidade e mershandising nas coberturas jornalísticas de esportes. Atuação profissional do Jornalista de Esportes. Construção de narrativas midiáticas que tomam o campo do esporte como protagonista. Coberturas jornalísticas de Copas do Mundo no Brasil (1950 e 2014). Coberturas jornalísticas dos Jogos Olímpicos e sua relação com o evento no Brasil em 2016 | Brasil. Convergência e Mobilidades no Jornalismo de Esportes. Jornalismo de Esportes na televisão pública e sua relação com a disseminação de práticas esportivas fomentadas pelo Estado. Coberturas jornalísticas: Manifestações das torcidas e suas disseminações pelas redes sociais. Práticas corporais institucionalizadas ou não e sua presença na mídia esportiva. Editor Convidado – Professor Dr. Edônio Alves do Nascimento – UFPB. Envio de artigos em regime de fluxo contínuo. Os artigos recebidos até o final de março de 2017 serão encaminhados para esta edição de Jul. a Dez. de 2017 tendo como Eixo Temático JORNALISMO DE ESPORTES: o campo, o corpo e a comunicação.

Os artigos devem ser enviados para revistaancoraufpb@gmail.com, com CÓPIA para edonioalves@gmail.com (Editor Convidado) ou através do próprio sistema da Revista ÂNCORA em regime de fluxo contínuo.

Confira as outras chamadas: 

Revista ÂNCORA | Chamada de trabalhos para 2016 e 2017

 
Publicado: 2016-03-16 Mais...
 

Depoimentos | O futuro do Jornalismo

 

Por ocasião do II Simpósio Internacional sobre Jornalismo em ambientes Multiplataforma realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da UFPB e Revista ÂNCORA no período de 23 a 25 de novembro de 2015, o jornalista, Emerson Saraiva realizou uma série de entrevistas sobre o futuro do jornalismo. Disponibilizamos trechos dessas entrevistas com os professores doutores João Canavilhas - UBI Portugal, Lívia Cirne - UFMA e Suzana Barbosa - UFBA.

Depoimento – João Canavilhas | O futuro do Jornalismo

Depoimento - Lívia Cirne | O futuro do Jornalismo

 

Depoimento – Suzana Barbosa | O futuro do Jornalismo

Depoimento - Juliana Colussi | O futuro do Jornalismo

 
Publicado: 2015-12-03 Mais...
 

Revista ÂNCORA publica chamada de trabalhos para 2017

 

A Revista Latino-americana de Jornalismo - ÂNCORA realiza chamada de trabalhos acadêmicos para as próximas  três edições (2016 e 2017) tendo como que tenham de  reflexões tema JORNALISMO em ambientes MULTIPLATAFORMA.  O Volume 3, Número 1 (2016) de ÂNCORA será  dedicado aos estudos relacionados aos Conceitos e experiências de Jornalismo Multiplataforma . O Volume 3, Número 2 (2016) terá eixo temático - Mobilidades no Jornalismo e o Volume 4, Número 1 (2017) versará sobre Jornalismo e Acessibilidade em Ambientes Multiplataforma .

 
Publicado: 2015-09-02 Mais...
 

Mestrado em Jornalismo da UFPB finaliza semestre letivo de 2015 com a defesa de 16 dissertações

 
O Programa de Pós-graduação em Jornalismo - PPJ e a Revista Âncora da Universidade Federal da Paraíba disponibilizam relação das dissertações defendidas no primeiro semestre letivo do ano de 2015. O PPJ, é o primeiro mestrado de natureza profissional do país na área do jornalismo, tendo aprovado a sua primeira turma no ano de 2013.  
Publicado: 2015-06-26 Mais...
 

Revista ÂNCORA define suas edições para 2015

 

A revista lançará dois volumes anuais, de periodicidade semestral, e seguirá recebendo artigos e conteúdo em fluxo contínuo

 
Publicado: 2015-01-28 Mais...
 
1 a 9 de 9 itens