A crítica da razão nas ciências humanas e naturais na obra “O Eclipse da Razão” de Max Horkheimer.

Autores

  • Eli Vagner Rodrigues UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18012/arf.2016.25450

Palavras-chave:

Ciências Humanas, Ciências Naturais, Imanente, Positivismo, crise

Resumo

O artigo analisa a crítica de Max Horkheimer ao conceito de razão relacionada às ciências humanas e naturais na forma como foi estabelecida enquanto instância reguladora na história da ciência e da filosofia no ocidente. A tese central de Horkheimer é a de que existe uma diferença fundamental entre a teoria segundo a qual a razão é um princípio inerente da realidade, e a doutrina segundo a qual a razão é uma faculdade subjetiva da mente. Analisa-se a forma como Horkheimer tenta demonstrar que a perspectiva racional imanente levou a concepções dogmáticas em algumas disciplinas das ciências humanas e como a perspectiva positivista conduz a alguns problemas epistemológicos relacionados à forma como se concebe a relação entre ciência e verdade. Conclui-se com a crítica de Horkheimer à possibilidade, aberta pela visão positivista, do uso da ciência, ou do discurso cientificista, como instrumento de domínio político na sociedade contemporânea.

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Biografia do Autor

Eli Vagner Rodrigues, UNESP

Prof. Dr. Departanento Ciência Humanas da FAAC UNESP Bauru

Área : Filosofia

Referências

ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento:

fragmentos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1991.

HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo:

Martins Fontes, 2000.

HORKHEIMER, M. Vernunft und Selbsterhaltung. Frankfurt am Main:

Fischer Verlag, 1992.

______________ O Eclipse da Razão, 7 edição, São Paulo, Centauro, 2002.

Arquivos adicionais

Publicado

2015-09-16

Como Citar

Rodrigues, E. V. (2015). A crítica da razão nas ciências humanas e naturais na obra “O Eclipse da Razão” de Max Horkheimer. Aufklärung: Journal of Philosophy, 2(2), p.123–138. https://doi.org/10.18012/arf.2016.25450