RESPONSABILIDADE ÉTICA E SOCIAL DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO - BIBLIOTECÁRIO

Juliana Soares da Fonseca

Resumo


Na atualidade, a preocupação com princípios éticos e valores morais nos faz refletir sobre uma
sociedade com atividades de responsabilidade social. Esse conceito é difundido, depois da expansão
da globalização, na sociedade, nas empresas, nas instituições, em bibliotecas com funcionários,
clientes e todos que se relacionam com qualquer uma dessas instituições. Tal conceito é a base da
pesquisa que objetiva identificar e analisar os procedimentos de responsabilidade ética e social do
Profissional da Informação – Bibliotecário. Adota urna abordagem qualitativa, Desenvolvida em
pesquisa de campo, realizada por meio de um questionário semi- Estruturado, aplicado em sete
bibliotecas em Instituições de Ensino Superior (IES) Privadas que trabalham com responsabilidades
éticas e sociais na cidade de João Pessoa/ PB. Portanto, os sujeitos são sete bibliotecários
coordenadores de suas bibliotecas. Os dados coletados e analisados sugerem que os profissionais
devem ampliar seus conhecimentos para suas responsabilidades e precisem ter iniciativas e atitudes
em suas ações. Os resultados demonstram uma visão antiquada tanto dos profissionais bibliotecários
como das instituições a que pertencem, acerca das atitudes de responsabilidade ética e social. Na
verdade, eles adotam atitudes relacionadas ao assistencialismo - primeiro conceito adotado de
responsabilidade social.