Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Diversidade Religiosa - Revista Discente do PPGCR-UFPB é uma publicação eletrônica, interdisciplinar e semestral dos alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (PPGCR) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Tem como missão veicular trabalhos científicos de alunos do Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões (UFPB), aceitando colaborações de discentes de outros programas e universidades que contribuam na discussão e valorização da pesquisa acadêmica relativa às religiões, espiritualidades, magias e outros temas correlatos, promovendo o debate crítico, a pluralidade de ideias e evitando proselitismos.

 

Políticas de Seção

Artigos: Temática Livre

Publicação de artigos científicos originais com temas livres.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos: Dossiê

Publicação de artigos científicos originais conforme o tema da "Chamada para Publicação". Os artigos da seção Dossiê serão avaliados em razão da adequação ao tema da Chamada.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Interfaces

Neste espaço serão publicadas comunicações/papers: textos curtos (entre 7 a 10 laudas) referentes a pesquisas em andamento, reflexões temáticas, estudos de caso e textos de provocação ao debate. Também serão publicados entrevistas e demais trabalhos que não se enquadram em outras seções. A avaliação desta seção é feita pelos editores, se aprovada, segue a avaliadores ad hoc.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Publicação de traduções de artigos e textos de considerável relevância às Ciências das Religiões.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Publicação de resumos e resenhas críticas do conteúdo de um livro. Objetiva-se apresentar breve resumo e informações sobre a autoria e a temática, avaliando e emitindo opinião. As resenhas devem se referir a obras recentes com no máximo 2 anos de publicação ou 3 anos no caso de livros publicados em língua estrangeira.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Dissertações e Teses

Publicação de resumos de dissertações e teses aprovados por banca na Pós-Graduação em Ciências das Religiões da Universidade Federal da Paraíba. Esses resumos devem conter (nessa ordem): título, autor, natureza do trabalho (dissertação ou tese), resumo. Em nota de rodapé devem ser informados o nome dx orientadorx, a data da defesa e nº de páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos submetidos à avaliação deverão ser inéditos e não propostos, simultaneamente, para outros periódicos. Publicações secundárias permitidas deverão indicar a fonte da publicação original.

Os materiais, uma vez publicados, tornam-se propriedade exclusiva da Diversidade Religiosa, proibindo-se a reprodução total ou parcial sem o seu prévio consentimento, que deverá então constar como “agradecimento” em reproduções ou publicações posteriores.

Geralmente (mas não obrigatoriamente) os textos são divididos em seções (Introdução, Método, Resultados e Discussão), às vezes com títulos e subtítulos em algumas seções. Sua caracterização deve ser feita com o recurso do “negrito”, sem numerá-los.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...