A SERPENTE MÍTICA: O CONFRONTO ENTRE O CONSCIENTE E O INCONSCIENTE EM JUNG

Autores

  • Kelly Thaysy Cabral Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
  • Fabrício Possebon UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Resumo

Este ensaio pretende formular hipóteses sobre o episódio de Thor e a Serpente do mundo, quando lançada ao Oceano; a transcrição das associações com Cristo quando se impulsiona contra a Serpente; e o mito da criação judaico-cristão. O desenvolvimento sobre tais rememorações confluirão com as teorias de Jung ao tratar do consciente, inconsciente e inconsciente coletivo. A observação da Serpente do inconsciente e a mesma do consciente será a grande questão, a transição da dualidade numa mesma figura denotará significados simbólicos de transculturação. Na verificação sobre a imagem simbólica dual, transitaremos no inconsciente sobre a serpente-feminino. Este desenvolvimento estará implícito em todo o estudo. Essa análise optará pela abordagem qualitativa, de valor teórico descritivo a partir de referenciais bibliográficos. Palavras-Chave: Mito; Serpente; Inconsciente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelly Thaysy Cabral Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Possui vínculo acadêmico no PPGCR (Mestrado) em Ciências das Religiões (UFPB). Especialização pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá (FIJ) em Ciência das Religiões e Graduação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Ciências das Religiões. Em 2010/12 passou a desenvolver estudos sobre a trajetória do herói aplicado a dois projetos, com ênfase no primeiro momento à Trajetória de Lilith, a "primeira mulher", e em sequência na Obra: A Hora da Estrela de Clarice Lispector, com apoio do Projeto de Iniciação Científica (PIBIC) e Bolsa Produtividade do CNPq/UFPB. Desenvolve atualmente pesquisas sobre a Egiptomania; antigo Oriente; Feminino e o Medievo.

Fabrício Possebon, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

possui graduação em Letras: grego e português pela Universidade de São Paulo (1999), graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1985), mestrado em Letras - Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (2000, Batracomiomaquia - estudo e tradução) e doutorado em Letras pela UFPB (2007, O épico De Gestis Mendi de Saa de José de Anchieta). Atualmente é Coordenador da Graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Ciências das Religiões e professor adjunto do Departamento de Ciências das Religiões, Centro de Educação - UFPB, onde ministra Introdução ao Latim e Leitura de textos helênicos e latinos. Atua nos Grupos de Pesquisas SACRATUM - Hermenêutica filosófica e literária em diálogo com o estudo do sagrado (UFPB/CNPq), Matemática e Cultura (UFRN/CNPq) e Raízes - Religiões mediúnicas e suas interlocuções (UFPB/CNPq). Atua também no Curso de Licenciatura em Letras/Libras, modalidade a distância, ministrando Introdução aos Estudos Literários e nos Programas de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado) e Ciências das Religiões (mestrado). Como tradutor, publicou do grego: a Batracomiomaquia (Pseudo-Homero), o Rapto de Helena (Colutos), uma antologia de poetas bucólicos (Teócrito, Mosco, Bíon, Simias), a Didaqué (catecismo cristão do II séc. anônimo), Hero e Leandro (Museu); do latim, A Saga de Mem de Sá (José de Anchieta), Écloga IX (Henrique Caiado), Tratado sobre o Triângulo Aritmético (Blaise Pascal), Os Números Amigáveis (De numeris amicabilibus - III artigo, Leonard Euler); do sânscrito, uma antologia de hinos do Rig-Veda. Tem experiência em mitologia indiana, grega e latina.

Downloads

Publicado

2014-09-01

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre