O método de Revisão Sistemática da Literatura (RS) na área da Ciência da Informação no Brasil: análise de dados de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n1.38083

Resumo

Com o advento das tecnologias digitais e a adaptação da sociedade contemporânea ao uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), a comunicação científica vem passando por grandes transfigurações. Ressalta-se nesse trabalho a importância de métodos adequados para a realização de pesquisas científicas. A Revisão Sistemática da Literatura (RS) configura-se como um método adequado para esse fim, por garantir reprodutibilidade, confiabilidade e métodos explícitos de pesquisa. Objetiva-se identificar e analisar, por meio de dados de pesquisa, a adoção do método de RS por pesquisadores brasileiros na área da Ciência da Informação, compreendendo como esse método é utilizado no Brasil e quais as temáticas dos estudos já realizados. Como resultado foi possível traçar uma rede de colaboração entre pesquisadores que utilizam esse método ressaltando a importância da revisão sistemática para o desenvolvimento da Ciência e inovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natalia Gallo Cerrao, Universidade Federal de São Carlos

Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação (UFSCar). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (UFSCar). Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC).

Ananda Fernanda de Jesus, Universidade Federal de São Carlos

Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Bacharelado em Biblioteconomia e Ciência da Informação – UFSCar. Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC).

Fabiano Ferreira de Castro, Universidade Federal de São Carlos

Doutor e Mestre em Ciência da Informação (UNESP).
Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.
Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Representação do Conhecimento e Tecnologias da Informação e Comunicação (GPERTIC).

Referências

BRINER, R. B.; DENYER, D. Systematic review and evidence synthesis as a practice and scholarship tool. In: ROUSSEAU, D. M. (Ed.). Handbook of evidence-based management: companies, classrooms, and research. New York: Oxford University Press, 2012. p. 328-374.

SAMPAIO, R. F.; MANCINI, M. C. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, fev. 2007.

GALVÃO, C. M.; SAWADA, N. O.; TREVIZAN, M. A. Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 3, p. 549-556, jun. 2004.

DICKSON, R. Systematic reviews. In: HAMER, S.; COLLINSON, G. Achieving evidence-based practice: a handbook for practitioners. London: Baillière Tindall; 1999. p. 41-60.

Downloads

Publicado

2019-02-10

Como Citar

Cerrao, N. G., Jesus, A. F. de, & Castro, F. F. de. (2019). O método de Revisão Sistemática da Literatura (RS) na área da Ciência da Informação no Brasil: análise de dados de pesquisa. Informação &Amp; Tecnologia, 5(1), 105–116. https://doi.org/10.22478/ufpb.2358-3908.2018v5n1.38083