INDICADORES BIBLIOMÉTRICOS DA PRODUÇÃO ACADÊMICA MUNDIAL SOBRE O CONCEITO DO TRABALHADOR DO CONHECIMENTO

Fernando Fukunaga, Valeria Macedo, Neusa Maria Bastos Fernandes dos Santos, Fabio Câmara Araújo de Carvalho, Edgar Pitta de Almeida

Resumo


A importância estratégia da transformação no trabalho numa economia no qual o conhecimento é percebido como um bem econômico, tem mudado a forma como as pessoas desempenham suas tarefas nas organizações, com isso o conceito de trabalhador do conhecimento tem sido estudado e sugerido por diferentes autores. Neste trabalho tem-se com principal objetivo investigar a produção acadêmica global sobre o conceito do trabalhador do conhecimento. A pesquisa foi conduzida sob uma abordagem quantitativa, quanto ao enfoque metodológico configura-se como pesquisa bibliográfica com objetivo exploratório. Para a coleta de dados utilizou-se a base Web of Knowledge, com apoio estatístico de diversas técnicas, entre elas agrupamento dos periódicos propensos a publicação sobre o tema. Os resultados encontrados apontam uma tendência no crescimento de publicações sobre o tema; e instituições norte americanas e alemãs dominam a produção acadêmica mundial sobre o conceito.

Palavras-chave


Trabalhador do conhecimento, capital intelectual e humano, economia do conhecimento

Texto completo:

PDF


Locations of visitors to this page

Licença Creative Commons
Os originais publicados na Perspectivas em Gestão & Conhecimento estão disponibilizados de acordo com uma Licença Creative Commons 3.0 Brasil (obrigatoriedade de atribuição de créditos/vedado uso comercial/vedada criação de obras derivadas/permitida citação referenciada).
Perspectivas em Gestão & Conhecimento - PG&C, Cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, Brasil.
ISSN: 2236-417X (formato eletrônico).