CONCEPÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA DO CENTRO DE BIOTECNOLOGIA DA AMAZÔNIA

Autores

  • Cleiton da Mota de Souza Souza Serviço Social do Comércio, Brasil.
  • Célia Regina Simonetti Barbalho Universidade Federal do Amazonas, Brasil.
  • Sammy Aquino Pereira Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Brasil.
  • Simone Santos de Freitas Centro de Biotecnologia da Amazônia, Brasil.
  • Andrielle de Aquino Marques Centro de Biotecnologia da Amazônia, Brasil.
  • Angela Emi Yanai Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Palavras-chave:

Gestão da Informação. Gestão do Conhecimento. Inteligência Competitiva. Centro de Biotecnologia da Amazônia. Núcleo de Informação Biotecnológica.

Resumo

Aborda o percurso de criação do Núcleo de Informação Biotecnológica (NIB) do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA) que propôs a prestação de produtos e serviços informacionais com uma gestão integrada de informação e conhecimento como apoio ao desenvolvimento da bioindústria no Brasil. Destaca que o Centro foi delineado com o objetivo de desenvolver novas tecnologias biotecnológicas, para pesquisas integradas na área da biotecnologia, a fim de fornecer suporte às empresas de transformação, industrialização de produtos naturais, formação de empresas de base tecnológica e de recursos humanos. Aponta que tais objetivos exigiram a instituição do Núcleo, o qual pautou suas ações por meio da utilização e geração adequada de fontes, serviços e fornecedores de informação, tanto interna como externa ao Centro, com a função de promover os saberes e transferência de tecnologia. Descreve os produtos e serviços do Núcleo de modo a explorar o seu papel informacional na Região Amazônica. Ressalta a prospecção de 16 produtos e serviços e a efetiva implantação de 26. Conclui que o registro pragmático desta implantação se faz necessário por dois aspectos, a saber: dimensionar o esforço realizado para executar tão importante projeto que se encontra atualmente desamparado pelas políticas públicas brasileiras e para favorecer a implantação de outros no que concerne a poucos modelos existentes. O artigo dispõe sobre a metodologia utilizada e descreve os serviços e produtos como resultado do esforço realizado para implantar o Núcleo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleiton da Mota de Souza Souza, Serviço Social do Comércio, Brasil.

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil. Auxiliar de biblioteca do Serviço Social do Comércio, Brasil.

Célia Regina Simonetti Barbalho, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil. Representante do Órgão Suplementar da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Sammy Aquino Pereira, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Brasil.

Doutora em Agronomia Tropical pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil. Bolsista DTIB do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Brasil.

Simone Santos de Freitas, Centro de Biotecnologia da Amazônia, Brasil.

Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil. Bibliotecária do Centro de Biotecnologia da Amazônia, Brasil.

Andrielle de Aquino Marques, Centro de Biotecnologia da Amazônia, Brasil.

Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas, Brasil. Bibliotecária do Centro de Biotecnologia da Amazônia, Brasil.

Angela Emi Yanai, Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, Brasil. Bibliotecária da Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

26-01-2016

Como Citar

Souza, C. da M. de S., Barbalho, C. R. S., Pereira, S. A., Freitas, S. S. de, Marques, A. de A., & Yanai, A. E. (2016). CONCEPÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO NÚCLEO DE INFORMAÇÃO BIOTECNOLÓGICA DO CENTRO DE BIOTECNOLOGIA DA AMAZÔNIA. Perspectivas Em Gestão &Amp; Conhecimento, 6(1), 253–265. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/pgc/article/view/27391

Edição

Seção

Relatos de Experiência | Experience Articles