REFLEXÕES PROXIMAIS SOBRE EDUCAÇÃO, ENSINO DE FILOSOFIA E A QUESTÃO AMBIENTAL

Autores

  • Humberto Calloni Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande – FURG
  • Filipi Vieira Amorim Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Bolsista da CAPES.
  • Luciana Roso de Arrial Professora- IFSul campus Pelotas – CVG

DOI:

https://doi.org/10.7443/problemata.v7i1.24726

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Meio Ambiente

Resumo

Filosofia, Educação e meio ambiente são, certamente, um dos trinômios significativos e inadiáveis para o debate que deve emergir quando consideramos a tarefa da Filosofia nos dias atuais, o quefazer da Educação e o entendimento da noção de meio ambiente. O nosso objetivo é enfatizar o diálogo implícito entre Filosofia, Educação e meio ambiente no processo pedagógico. O enfoque teórico da presente reflexão é esboçado pela noção de complexidade e, metodologicamente, apoiamo-nos nos estudos e pesquisas teóricas que versão a partir do Teoria da Complexidade, do pensador francês Edgar Morin (1921-). Preferimos manter os conceitos Educação, Filosofia e meio ambiente nas suas singularidades por mera formalidade, ainda que saibamos das inúmeras semânticas, ou seja, dos diferentes sentidos, significados e orientações teóricas que tais conceitos adquiriram ao longo de suas respectivas historicidades, no Ocidente, até o presente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Humberto Calloni, Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Licenciado em Filosofia e Pedagogia, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Professor e pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Líder do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq

Filipi Vieira Amorim, Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Bolsista da CAPES.

Licenciado em Ciências Biológicas e Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC; Doutorando em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG; Bolsista da CAPES; Membro do Grupo de Estudos da Complexidade – GEC/CNPq.

Luciana Roso de Arrial, Professora- IFSul campus Pelotas – CVG

Professora- IFSul campus Pelotas – CVG

Referências

ALMEIDA, Maria da Conceição Xavier de. Ensinar a condição humana. Revista Científica do Centro Universitário Nove de Julho. N.2. v. 2, dez. 2000, p. 13-14.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRÜN, Mauro. Em busca da dimensão ética da educação ambiental. Campinas: Papirus, 2007.

JONAS, Hans. O Princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: PUC-Rio; Contraponto, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1971.

MORIN, Edgar. O método I: a natureza da Natureza. Publicações Europa-América Ltda., 1997.

______. Os sete saberes necessários à Educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2000.

______. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

______; KERN, Anne Brigitte. Terra-Pátria. Porto Alegre: Sulina, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

NOGUEIRA, Adriano (Org.) Contribuições da interdisciplinaridade para a ciência, para a educação, para o trabalho sindical. Petrópolis: Vozes, 1994.

PINKER, Steven. Do que é feito o pensamento: a língua como janela para a natureza humana. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

RODRIGUES, Luciane D. Conhecimento e ressignificação: a prática pedagógica em educação ambiental. IN: BAGGIO, Andre e BARCELOS, Valdo. Educação ambiental e complexidade: entre pensamentos e ações. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.

SERRES, Michel. O contrato natural. Lisboa: Instituto Piaget, s/d.

______. O terceiro instruído. Lisboa: Instituto Piaget, s/d.

Downloads

Publicado

11-07-2016

Edição

Seção

Artigos