Números temáticos

Conforme nossa Política Editorial, regida por princípios éticos pautados numa publicação acadêmica de qualidade, disponibilizamos abaixo os links para as edições especias da Revista Problemata:

 

 07. ENSINO DE FILOSOFIA

Este número especial oferece ao público leitor uma coletânea de artigos sobre o Ensino de Filosofia sob diferentes perspectivas, conceitos e problemas filosóficos, com problematizações epistemológicas e/ou metodológicas. A educação filosófica tratada como questão filosófica, pedagógica e política. Os textos foram apresentados no V Encontro Nacional do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar – ANPOF, entre os dias 8 e 10 de novembro de 2017, na Universidade Federal de Campina Grande, em Campina Grande, Paraíba.

Número organizado pelos professores Flávio Carvalho e Valter Ferreira Rodrigues

Data da publicação: outubro de 2018

Clique aqui para acessar os artigos 

  


 06. FILOSOFIA ALEMÃ

Esta edição especial resulta de um projeto envolvendo uma rede de pesquisadores do Brasil, da Alemanha e da França. O número é dedicado à filosofia alemã, entrecruzando os mais diversos temas dentro de um arco teórico pluralista que se estende dos clássicos aos contemporâneos, envolvendo desde Kant até Cassirer; assim como também de Hegel e Marx até a Teoria Crítica. A arte da capa é de Ivana de Vivanco, pintora chilena radicada em Leipzig, onde nasceu a ideia desta coletânea.

Número organizado pelo professor Wécio P. Araújo

Data da publicação: maio de 2018.

Clique aqui para acessar os artigos 

 


  05. FILOSOFIA DO DIREITO

Nesta edição especial, dedicada à reflexão da Filosofia do Direito, os autores refletem sobre o ser e o estar no mundo, a partir de uma visão que pense o nosso fazer como parte de uma totalidade histórica no interior da qual cumpre sempre um papel, conscientemente ou não, que pode ser de conservar o estado de coisas ou de contribuir para sua superação.

Número organizado por Enoque Feitosa, Lorena Freitas, Luciano da Silva e Fernando Monteiro

Data da Publicação: abril de 2017.

Clique aqui para acessar os artigos

 


 04. FILOSOFIA POLÍTICA CRÍTICA

Edição especial dedicada à reflexão de uma Filosofia Política Crítica. Esse título inspira-se na obra do filósofo argentino Enrique Dussel, Hacia uma filosofia política crítica (Bilbao: Desclée de Brouwer, 2001). Apresenta-se então a necessidade de se refletir sobre o desenvolvimento tecnológico contemporâneo no contexto de uma ética voltada para o futuro, para um mundo melhor 

Número organizado por Antonio Rufino Vieira e Arivaldo José Sezyshta.

Data da Publicação: dezembro de 2016.

Clique aqui para acessar os artigos

 


 03. FILOSOFIA DESDE AMÉRICA LATINA

Edição especial dedicada à possibilidade de um pensar insurgente, empreendido não a partir dos modelos "herdados" de parâmetros europeus ou de qualquer modo importado, mas nascido das peculiaridades de um pensar brasileiro e latino americano de modo geral, de uma "Filosofia desde América Latina".

Número organizado por Dr. Julio Cabrera – Professor da Universidade de Brasília.

Data da Publicação: agosto de 2015.

Clique aqui para acessar os artigos

 


02. 100 ANOS DE ESTUDOS SOBRE OS MANUSCRITOS FILOSÓFICOS                                       CLANDESTINOS: HOMENAGEM A GUSTAVE LANSON

Edição especial dedicada aos "100 anos de estudos sobre os manuscritos filosóficos clandestinos: Homenagem a Gustave Lanson". O número conta com a participação de pesquisadores e especialistas no tema de vários lugares do mundo, como França, Itália, Canadá e Brasil.

Número organizado por Leandro Sardeiro, Antonella del Prete e Roberto Sávio Rosa.

Data da Publicação: maio de 2013.

Clique aqui para acessar os artigos

 


 01. DOSSIÊ ESFERA PÚBLICA (HABERMAS)

Edição especial com a participação de grandes pesquisadores brasileiros no campo da teoria crítica da Escola de Frankfurt. Neste número, em especial, é a vez da "Esfera Pública" como tema de debate que chama a atenção dos pesquisadores, em comemoração aos 50 anos da publicação do obra "Mudança estrutural da esfera pública" (1962-2012), de Habermas.

Data da Publicação: dezembro de 2012.

Clique aqui para acessar os artigos