GÊNEROS E MULTIMODALIDADE DISCURSIVA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

  • Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares UFPB/PROLING/UERN

Resumo

Com a evolução pela qual passa a linguagem, pode-se pensar, hoje, na época contemporânea, a comunicação como um processo que articula vários modos de realização e que aparece de formas diferentes, utilizando linguagem diferenciada. Em parte, essa diversidade da linguagem deve-se ao grande número de gêneros textuais ativos nas sociedades letradas. Entre esses gêneros estão as Histórias em Quadrinhos que, com características híbridas, contempla e se apropria de vários outros gêneros. Os quadrinhos, um gênero totalmente multimodal, chama bastante a atenção das crianças (e também dos adultos), tornando-se, então, um rico recurso para se trabalhar o letramento infantil. E é com objetivo de reconhecer a multimodalidade desse gênero e averiguar como ele contribui para o incentivo à leitura e, consequentemente, para o desenvolvimento do letramento, mais especificamente do letramento infantil, que aqui se propõe analisar alguns quadrinhos de Maurício de Sousa, os quais circulam por via impressa. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam e ao que foi apregoado, por muitos anos, nas sociedades, as revistas em quadrinhos são um excelente material de trabalho e de aprendizagem das práticas letradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares, UFPB/PROLING/UERN

Possui graduação em Tecnologia em Sistemas para Internet pela Faculdade de Tecnologia de João Pessoa (2008), especialização em Educação a Distância pelo SENAC (2010), especialização em Segurança da Informação pela Faculdade de Tecnologia de João Pessoa (2011), licenciando em Letras pela UFPB e mestrando em Linguística pela UFPB. Tem experiência na área de Educação a Distância e Linguística.

Downloads

Publicado

2013-02-20

Como Citar

Tavares, L. H. M. da C. (2013). GÊNEROS E MULTIMODALIDADE DISCURSIVA NAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. PROLÍNGUA, 5(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/prolingua/article/view/15309

Edição

Seção

Artigos