CONHECIMENTO DAS MÃES A RESPEITO DAS VACINAS ADMINISTRADAS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA

Autores

  • Isabela Vitória Rodrigues Leal de CARVALHO UFPI
  • Edina Araújo Rodrigues OLIVEIRA UFPI
  • Luisa Helena de Oliveira LIMA UFPI
  • Laura Maria Feitosa FORMIGA UFPI
  • Anna Klara Alves da SILVA UFPI
  • Silvana Santiago da ROCHA UFPI

Resumo

Objetivo: Analisar o conhecimento das mães sobre a vacinação de seu filho no primeiro ano de vida. Material e Métodos: Estudo descritivo e transversal, realizado com 90 mães de crianças menores de um ano residentes na zona urbana do município de Picos-PI, abordadas nas Unidades Básicas de Saúde. A investigação foi realizada respeitando os princípios éticos contidos na Resolução 196/96. Resultados: Os dados revelam que 60% das mães entrevistadas tem como ocupação serem do lar e 6,7% eram domésticas. A pesquisa também revelou que 41,1% das mães possuem dois filhos. O grau de escolaridade da mãe predominante foi o ensino fundamental incompleto (37,8%). Com relação às vacinas relatadas pelas mães e que constam no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunização do primeiro ano de vida, a vacina BCG destacou-se com percentual de 89%, numa amostra de 45 mães. Das 26 mães que relacionaram no mínimo uma vacina às doenças prevenidas pela mesma, 61,53% citaram que a Hepatite B é prevenida pela vacina Hepatite B, seguida da vacina poliomielite evitando a paralisia infantil (53,85%), vacina da febre amarela contra a febre amarela (34,62%). Conclusão: Verifica-se que o conhecimento das mães ainda é incipiente quanto à vacinação dos seus filhos no primeiro ano de vida, ressalta-se que nem todas as mães relacionaram pelo menos um imunobiológico à doença que ele confere imunidade, logo a temática em questão ainda necessita ser explorada com a ampliação do estudo fortalecendo as ações de educação em saúde. DESCRITORES Mães. Cuidados de Enfermagem. Vacinação. Criança.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Vitória Rodrigues Leal de CARVALHO, UFPI

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Picos/PI, Brasil.

Edina Araújo Rodrigues OLIVEIRA, UFPI

Enfermeira. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da UFPI. Especialista em Saúde da Família. Professora Auxiliar do Curso de Enfermagem da UFPI, Picos/PI. Pesquisadora do Grupo de Saúde Coletiva – GPeSC/UFPI, Picos/PI, Brasil.

Luisa Helena de Oliveira LIMA, UFPI

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Professora Adjunta do Curso de Enfermagem da UFPI, Picos/PI. Pesquisadora GPeSC/UFPI, Picos/PI, Brasil.

Laura Maria Feitosa FORMIGA, UFPI

Enfermeira. Mestre em Farmacologia Clínica pela UFC. Professora Assistente do Curso de Enfermagem da UFPI, Picos/PI. Pesquisadora GPeSC/UFPI, Picos/PI, Brasil.

Anna Klara Alves da SILVA, UFPI

Acadêmica do 9º período do Curso de Enfermagem da UFPI, Picos/PI. Membro integrante do GPeSC/UFPI, Picos/PI, Brasil.

Silvana Santiago da ROCHA, UFPI

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Enfermagem da UFPI, Teresina/PI, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

CARVALHO, I. V. R. L. de, OLIVEIRA, E. A. R., LIMA, L. H. de O., FORMIGA, L. M. F., SILVA, A. K. A. da, & ROCHA, S. S. da. (2016). CONHECIMENTO DAS MÃES A RESPEITO DAS VACINAS ADMINISTRADAS NO PRIMEIRO ANO DE VIDA. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(3), 205–210. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/15885

Edição

Seção

Pesquisa