A INICIAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE FORMANDOS DE ENFERMAGEM

Autores

  • Vanessa Cruz SANTOS Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB/PPGES/UESB. Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica Provab- Ministério da Saúde.
  • Karla Ferraz dos Anjos Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia/PPGENF/UFBA
  • Obertal da Silva ALMEIDA Docente Assistente do Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga, Bahia.

Resumo

Objetivo: desvelar a percepção de formandos de enfermagem sobre a iniciação científica da instituição em que estudam. Métodos: trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, com coleta de dados realizada no período de 15 a 22 de fevereiro de 2010, por meio de questionário aplicado a 81 formandos de enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior privada de um município do interior da Bahia. A amostra foi probabilística aleatória simples. Para analisar os dados, utilizou-se a técnica de Análise de Conteúdo Temática. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa, sob Parecer n. 039/2009. Resultados: constatou-se que a maioria dos formandos considera as metodologias de ensino de sua instituição e as práticas pedagógicas de professores voltadas para o incentivo à iniciação científica deficitária, além de não ter algum estudo publicado. Conclusão: torna-se necessário maior investimento à iniciação cientifica da instituição em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Cruz SANTOS, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB/PPGES/UESB. Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica Provab- Ministério da Saúde.

Enfermeira, Mestranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB/PPGES/UESB. Atua no Programa de Valorização dos Profissionais da Atenção Básica Provab- Ministério da Saúde. Jequié (BA), Brasil.

Karla Ferraz dos Anjos, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia/PPGENF/UFBA

Enfermeira, Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Universidade Federal da Bahia/PPGENF/UFBA. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Salvador (BA), Brasil.

Obertal da Silva ALMEIDA, Docente Assistente do Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga, Bahia.

Biólogo. Mestre em Agronomia, área de concentração em Fitotecnia. Docente Assistente do Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga, Bahia.

Downloads

Publicado

2016-03-16

Como Citar

SANTOS, V. C., Anjos, K. F. dos, & ALMEIDA, O. da S. (2016). A INICIAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DA PERCEPÇÃO DE FORMANDOS DE ENFERMAGEM. Revista Brasileira De Ciências Da Saúde, 19(4), 255–260. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/19991

Edição

Seção

Pesquisa