Características Econômicas de Empresas e uso de Hedge Accounting: um Estudo em Empresas do Setor de Consumo Não-Cíclico Listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa

Autores

  • Mariana Ribeiro Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carolina Moreira Pereira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlon Mendes Silva Universidade Federal de Minas Gerais
  • Laura Edith Taboada Pinheiro Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Hedge accounting, Divulgação, Novo Mercado.

Resumo

Objetivo: O presente estudo objetivou verificar a existência de associação entre uso de hedge accounting, o fato da companhia estar listada no Novo Mercado e as características econômicas da empresa, como tamanho, endividamento de curto e longo prazo e desempenho, no período de 2008 a 2014 em empresas de consumo não cíclico listadas na Bolsa de Valores de São Paulo BM&FBOVESPA. Além disso, buscou-se analisar a evolução da divulgação de hedge accounting no mesmo período.

Fundamento: As hipóteses testadas neste estudo foram baseadas na Teoria da Divulgação.

Método: Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, mediante levantamento junto ao site da BM&FBOVESPA para verificar se as empresas que compõem a amostra utilizavam a contabilização de hedge accounting. A amostra foi constituída por 34 empresas. Os dados correspondem ao período de 2008 a 2014 e utilizou-se para a regressão o modelo logit com dados empilhados.

Resultados: As evidências apontaram para uma relação positiva e significante entre a dívida de longo prazo e a aplicação da contabilidade de hedge. O tamanho da empresa também influencia positivamente na divulgação (proxy do uso) de hedge accounting. Adicionalmente, pode-se perceber que, no período analisado, o número de empresas que utilizam e divulgam o hedge accounting vêm crescendo, o que demonstra que as empresas estão, cada vez mais, buscando proteção para seus resultados e evidenciando tal fato ao mercado.

Contribuições: O estudo contribui para a literatura de pesquisa de derivativos, especificamente a utilização do hedge accounting.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Arquivos adicionais

Publicado

2017-04-28

Como Citar

Pereira, M. R., Pereira, C. M., Silva, M. M., & Taboada Pinheiro, L. E. (2017). Características Econômicas de Empresas e uso de Hedge Accounting: um Estudo em Empresas do Setor de Consumo Não-Cíclico Listadas no Novo Mercado da BM&FBovespa. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(2), 74–87. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/recfin/article/view/32040

Edição

Seção

Seção Nacional