Normas Internacionais de Educação Contábil propostas pelo International Accounting Education Standards Board

Autores

  • Fellipe André Jacomossi Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Vania Tanira Biavatti Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Palavras-chave:

International Accounting Education Standards Board, Normas Internacionais de Educação Contábil, Internacionalização do ensino contábil, IAESB, IES

Resumo

Objetivo: Investigar, sob a ótica dos profissionais, pesquisadores e professores de contabilidade, como as Normas Internacionais de Educação propostas pelo IAESB podem influenciar o ambiente nacional de educação contábil.

Fundamento: O resultado de uma internacionalização dos padrões de educação voltados para o ensino contábil, pode gerar diversos impactos na formação e atuação dos contadores nos mais diversos territórios, como alterações nas diretrizes curriculares, melhorias nas habilidades interpessoais, e ainda, mudanças nos requisitos de entrada nos cursos, de experiência prática e desenvolvimento profissional contínuo.

Método: Realizou-se uma pesquisa de cunho descritivo, com procedimento de pesquisa de levantamento, realizado por meio de um instrumento utilizado ora como questionário, ora como roteiro de entrevista estruturada, elaborado com base na literatura e no Handbook of International Education Pronouncements do IAESB. Trata-se de um estudo qualitativo com a utilização da técnica de triangulação de dados.

Resultados: A partir da análise documental, descreve-se as especificidades de cada uma das IES, bem como, constata-se sua abordagem principle based standards, possibilitando que cada jurisdição adapte as IES as suas particularidades regionais. Por meio da análise da perspectiva dos participantes, observou-se maior similaridade nas concepções referentes às IES 2, IES 3, IES 6 e IES 7, em contrapartida, os posicionamentos frente as IES 1, IES 4 e IES 5, apresentaram-se heterogêneas. 

Contribuições: Ao relacionar as Normas Internacionais de Educação Contábil frente às influências identificadas na perspectiva dos investigados, constatou-se possíveis influências de cada uma das IES no ambiente nacional de educação contábil, delineando-se contribuições em três perspectivas distintas: teórica, prática e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fellipe André Jacomossi, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade Regional de Blumenau – FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau – FURB

Vania Tanira Biavatti, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Publicado

2017-08-30

Como Citar

Jacomossi, F. A., & Biavatti, V. T. (2017). Normas Internacionais de Educação Contábil propostas pelo International Accounting Education Standards Board. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 5(3), 57–78. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/recfin/article/view/33596

Edição

Seção

Seção Nacional