Características Endógenas das Companhias Frente ao seu Nível de Disclosure Ambiental

Autores

  • Rafael Crisostomo Alves Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa)
  • Luiz Roberto Calado Centro Universitário Alves Faria (UniAlfa)

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.40980

Palavras-chave:

Disclosure, Meio Ambiente, Nível, Teoria da Divulgação, Características.

Resumo

Objetivo: O presente artigo teve como objetivo identificar as características endógenas das companhias que explicam o nível de evidenciação das questões ambientais, sob a prática do disclosure ambiental, definido como um conjunto de métodos usados pelas entidades para divulgar suas ações com a natureza.

Fundamento: Visando apresentar o que e como a empresa está se comportando em relação aos recursos naturais, as companhias demandam associar o interesse pela expansão e obtenção de lucros, à interação com o meio ambiente, sendo exigida, por seus stakeholders, maior transparência de suas ações empresariais.

Método: A pesquisa desenvolveu-se por meio da análise dos Relatórios de Sustentabilidade, dos anos de 2010 e 2015, de 52 companhias, consideradas como as maiores em volume de vendas líquidas, pela Revista Exame – Edição Maiores e Melhores 2016. Foram formuladas três hipóteses e testadas a partir da Análise de Regressão com dados em painel, por meio do Modelo de Efeitos Aleatórios. Estas hipóteses englobam desempenho da empresa, potencial de poluição e índice de sustentabilidade empresarial.

Resultados: A Análise de Regressão em Painel demonstrou que a variável Desempenho da Empresa (H1) se confirmou significativa a um nível de 1%, ou seja, o volume de vendas das companhias possui forte influência sobre o disclosure ambiental praticado pelas empresas investigadas. Conclui-se que os resultados da pesquisa corroboram com a Teoria da Divulgação, e ratificam os achados de outros estudos relacionados à temática.

Contribuições: A investigação apontou a possibilidade classificação das empresas brasileiras potencialmente poluidoras, e examinar, além das DFPs. Além disso, como se dá a apresentação dos fatores que determinam a divulgação voluntária ambiental, a partir da análise de regressão em painel.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Alves, R. C., & Calado, L. R. (2019). Características Endógenas das Companhias Frente ao seu Nível de Disclosure Ambiental. Revista Evidenciação Contábil &Amp; Finanças, 7(2), 23–40. https://doi.org/10.22478/ufpb.2318-1001.2019v7n2.40980

Edição

Seção

Seção Nacional