A RELAÇÃO DA RELIGIOSIDADE COM AS VISÕES DE MORTE
Resumo
Este trabalho teve como objetivo conhecer as relações entre a religiosidade e as concepções acerca da morte. Participaram do estudo 190 estudantes universitários dos cursos de Direito, Educação Física, Fisioterapia e Psicologia de ambos os sexos. A maioria destes participantes é do sexo feminino (68,9%) e de religião católica (61,6%). Para a coleta de dados foram utilizados como instrumentos o Questionário de Atitude Religiosa, o Questionário sobre Diversas Perspectivas de Morte e um Questionário Sócio-demográfico. Os resultados apontaram para a existência de correlações positivas entre religiosidade e vida do além, coragem e fim natural. Por outro lado, a religiosidade se correlacionou negativamente com a visão de morte como fracasso. As implicações desses resultados são discutidas e pesquisas futuras sugeridas.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do trabalho citado se compromete(m) a cumprir o que segue:
- Todos os autores participaram do trabalho e responsabilizam-se publicamente por ele.
- Os autores afirmam que este trabalho é de sua autoria e que assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando desde já, que a obra a ser entregue é original, e que não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- O(s) autor(es) concordam em ceder os direitos autorais do artigo à Revista Religare, e concedem permissão para reproduzir, comercializar, editar e publicar o referido artigo online e/ou impresso no site do periódico.
- Também os autores que publicam nesta revista concordam conceder a Cessão de Direito da primeira publicação à revista, licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Autores têm permissão e são estimulados a citar e distribuir seu trabalho (ex.: em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, etc) desde que citada a fonte (referência), já que isso pode gerar produtividade para os autores, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.