Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais é uma publicação semestral do Departamento de Relações Internacionais da Universidade Federal da Paraíba. O principal objetivo da RIC é divulgar as pesquisas que abordam temas das relações internacionais realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação do Brasil e exterior, incentivando essa modalidade de produção científica. Buscamos contribuir para a ampliação do debate sobre as relações internacionais em suas distintas abordagens epistemológica e metodológica.

A Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais publica artigos, notas de pesquisa e resenhas que abordam os mais variados temas da multidisciplinar área de estudo das relações internacionais.

O artigo não pode ter sido publicado em outros periódicos anteriormente nem ter sido encaminhado para publicação simultaneamente para outro periódico;

Os manuscritos poderão ser encaminhados em português, inglês ou espanhol.

 

 

 

Políticas de Seção

Artigos

Esta seção se dedica à publicação de artigos originais na área de relações internacionais, com até 60.000 caracteres.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Notas de Pesquisa

Esta seção se destina a divulgação de notas de pesquisa, trabalhos em andamento com resultados preliminares mas ainda inconclusos. Trata-se de um texto mais enxuto, até 30.000 caracteres, cujo objetivo central é a divulgação de resultados inconclusos, desenhos de pesquisa, problemáticas relevantes para a área, apontamentos sobre a agenda de pesquisa na área, apreciação de um método, entre outras formas semelhantes.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Esta seção se dedica a publicação de resenhas na área de relações internacionais. O limite do texto é de 15.000 caracteres. São aceitas resenhas sobre livros e artigos na área de relações internacionais, não havendo restrição temporal das obras. Espera-se que a resenha possa estabelecer um diálogo entre a obra analisada e a literatura pertinente.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Dossiê

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os manuscritos considerados em conformidade com o escopo da revista serão revisados pelos Editores Associados e a submissão poderá ser aceita ou não. Todas as submissões à Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais serão avaliadas por pares em um processo de revisão anônima. Os artigos originais serão avaliados por dois pareceristas enquanto as demais formas de contribuição por apenas um parecerista.

Os pareceristas indicarão uma das quatro decisões possíveis abaixo:

  • Aceitação para publicação;
  • Pequena revisão;
  • Grande revisão ou;
  • Rejeição.
Após a aceitação, entraremos em contato com o(a) autor(a) para garantir que o manuscrito esteja dentro do padrão de publicação da revista. Pequenas revisões podem ser solicitadas nesta etapa.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona o avanço e desenvolvimento da própria ciência.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Periodicidade

A Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais é uma publicação semestral, devendo ser publicada nos meses de Abril e Outubro. Esses prazos podem ser alterados, considerando a demanda de trabalhos submetidos.

 

Indexação

LATINDEX; DOAJ; PERIÓDICOS CAPES; GOOGLE ACADÊMICO