Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista de Iniciação Científica em Relações Internacionais?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

1. Título: em português e inglês

2. Informações sobre o (s) autor (es): Nome completo, última titulação, filiação institucional, e-mail, número de telefone, endereço residencial completo. Vale lembrar que essas informações devem ser enviadas na primeira página do arquivo submetido.

3. Resumo: deverá ser descrito o problema abordado, os métodos utilizados e as principais conclusões, em português e inglês;

4. Palavras-chave: deverão ser no mínimo três e no máximo cinco, em português e inglês;

5. O artigo deverá ser entregue em formato Word ou compatível;

6. Tamanho da folha: A4;

7. Fonte: Times New Roman;

8. Tamanho de fonte do corpo do texto: 12.

9. Tamanho de fonte de resumos, abstract e notas de rodapé: 10;

10. Espaçamento: 1,5 no corpo do texto e simples no resumo e notas de rodapé;

11. Margens: 3,0 cm esquerda e superior; 2,5 direita e inferior;

12. Os artigos não deverão ultrapassar 60 mil caracteres com espaço, já inclusos as referências.

13. As resenhas deverão se limitar a 15 mil caracteres.

14. As notas de pesquisa deverão se limitar a 30 mil caracteres com espaço, já inclusos as referências.

15. Citação direta de até três linhas deve vir no corpo do texto e com aspas

16. Citação direta com mais de três linhas deve vir destacada no corpo do texto com recuo de 4cm, tamanho de fonte 10 e espaçamento simples.

17. Menções dos autores no corpo do texto devem seguir a seguinte forma: (Autor, Ano) ou (Autor, Ano: Pg.). Esta última sendo obrigatória para citações diretas;

18. Referências devem vir apenas no final do artigo e em ordem alfabética;

19. As referências devem seguir as seguintes normas (padrão Lua Nova):

Livro de um autor:
GOMES, L. G. F. F. 1998. Novela e sociedade no Brasil. 3. ed. Niterói: Cortez.
STRAUSS, L. 1954. Droit naturel et histoire. Paris: Plon.

Livro de dois autores ou organizadores:
COSTA, P.; ZOLO, D. (orgs.). 2006. O Estado de Direito: história, teoria, crítica. São Paulo: Martins Fontes.

Livro com mais de três autores:
Bourdieu, P. et al. 1999. The weight of the world. Cambridge: Polity Press.

Capítulo de livro ou artigo de coletânea:
BASSUL, J. R. 2010. “Estatuto da cidade: a construção de uma lei”. In: CARVALHO, C. S.; ROSSBACH, A. (orgs.). O estatuto da cidade. São Paulo: Ministério das Cidades/ Aliança das Cidades, 2010, pp. 71-90.

Artigo em periódico:
FERNANDES, E. 2007. “Constructing the ‘right to the city’ in Brazil”. Social & Legal Studies, v. 16, n. 2, pp. 201-19.

Trabalho apresentado em congresso:

BARREIRA, K. E. Sakalauska; BELANGERO, J. S. 2013. Suprema Corte norte-americana, Comissão Interamericana de Direitos Humanos e Corte Internacional de Justiça no caso Medellín. Paper apresentado no IV Encontro Nacional da Associação Brasileira de Relações Internacionais, Belo Horizonte, 22 a 26 de julho.

Publicação em meio eletrônico:
BRASIL. Ministério da Defesa. 2008. Estratégia nacional de defesa. Disponível em: <www.defesa.gov.br/projetosweb/estratégia/arquivos/estrategia_defesa_nacional_portugues.pdf>. Acesso em: 23 set. 2013.

SANTOS, B. S. 2012. “Oitava carta às esquerdas: as últimas trincheiras”. Carta Maior, ago. Disponível em: <http://www.cartamaior.com.br/templates/colunaMostrar.cfm?coluna_id=5737>. Acesso em: 10 jan. 2013.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. Os arquivos nos formatos originais (R, SPSS, Stata, Excel, por exemplo) dos gráficos utilizados no manuscrito serão enviados como documentos suplementares
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  7. As instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

    1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

    1. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  1. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.