AS MÍDIAS E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO EM SAPIRANGA, RS.

Gabriela D'Ávila Schüttz

Resumo


Este artigo aborda os limites e as potencialidades do uso de mídias no ensino de História, com base nos resultados de uma pesquisa-ação realizada com turmas do 1° ano do ensino médio politécnico, no município de Sapiranga, no estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa visou identificar os principais efeitos (vantagens e desvantagens) do uso de mídias, em especial, filmes, blogs e sites especializados em História e Educação, no processo de ensino-aprendizagem de História, no âmbito do ensino médio politécnico. Além disso, objetivou-se promover o uso pedagógico de tecnologias e mídias durante as aulas de História; motivar e despertar o interesse dos estudantes durante as aulas e conhecer quais as mídias que oferecem mais retorno para o crescimento quantitativo e qualitativo do desempenho do estudante. As hipóteses trabalhadas estruturaram-se em torno de dois eixos: o positivo, baseado na ideia de que o uso de ferramentas pedagógicas diferenciadas, tais como as mídias, trazem importantes contribuições para a contextualização dos processos históricos e despertam o interesse e a curiosidade do estudante; e o negativo, de que o uso de mídias não garante per se melhoras significativas no processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina, o que favorece a incidência de simplificações de questões complexas e interpretações parciais e questionáveis.

 


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