As técnicas de criatividade no processo de design

Autores

  • Franciele Forcelini PPGC/UFPB
  • Thiago Varnier
  • Francisco Antônio Pereira Fialho
  • Eugenio Andrés Díaz Merino

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2018v14n01.37953

Resumo

Diante das mudanças culturais, sociais, econômicas e tecnológicas, o processo criativo torna-se um recurso necessário para o crescimento e sobrevivência das organizações. Assim, exige-se do profissional de design o conhecimento de ferramentas que possam auxiliar no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. Logo, este artigo se propõe a explorar o potencial interdisciplinar do Design, identificando técnicas de criatividade e descrevendo como podem ser utilizadas em projetos de design. Visa auxiliar designers, projetistas, engenheiros, publicitários e outros profissionais nas escolhas das técnicas mais adequadas. Para tanto, realizou-se uma pesquisa aplicada, qualitativa e descritiva. Os resultados ressaltam a importância das técnicas criativas nos distintos momentos do projeto de design, permitindo insights na geração de alternativas e possibilitando que todos participem do processo criativo.

Palavras-chave: Design. Criatividade. Processo criativo. Técnicas de criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-01-19

Edição

Seção

Artigos