(RE)CONHECIMENTO DA PRÁTICA INTERCULTURAL NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE LE
Resumo
Pensar uma educação a partir deuma perspectiva intercultural é não apenas reconhecer a cultura do outro comodiferente, mas entender e respeitar o fato de que pertencer a uma culturadiferente significa pensar e se relacionar no mundo, e com o mundo, de formadiferente. Dentro dessa perspectiva, exercem também um papel fundamental,quando se fala em mudança, os formadores de professores, considerados osverdadeiros mediadores de qualquer proposta de renovação. Assim, a compreensão dos processos e práticas educativas, comomencionado por Forquin (1993, p. 167), "[...] supõe levar em consideração ascaracterísticas culturais dos próprios professores, os saberes, osreferenciais, os pressupostos, os valores que estão subjacentes [...] àidentidade profissional e social". O foco da nossa reflexãoestá orientado a identificar os desafios com relação ao (re)conhecimento daprática intercultural nas Diretrizes Curriculares e nos cursos de formação doprofissional de LE nas universidades.Downloads
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