Autores
-
Pedro Nunes Filho
Universidade Federal da Paraíba - Brasil
-
José David Campos Fernandes
Universidade Federal da Paraíba - Brasil
Palavras-chave:
Jornalismo digital, Jornalismo móvel, Jornalismo interativo, Telejornalismo digital, Convergência jornalística, Jornalismo multiplataforma
Resumo
Challenges and complexities of the DIGITAL JOURNALISM
O Programa de Pós-graduação em Jornalismo, do Centro de Comunicação Turismo e Artes da UFPB, através do seu Laboratório de Jornalismo e Editoração - LAJE, entrega à comunidade científica brasileira e internacional do campo do jornalismo e áreas afins, a Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA, periódico eletrônico semestral. Em sua edição inaugural, ÂNCORA cumpre o desafio acadêmico de refletir acerca das complexidades do jornalismo digital em tempos marcados pela modernidade liquida, com suas dinâmicas próprias, interfaces e paradoxos. Esse é, então, o veio central de abordagem transdisciplinar da presente edição, expresso através de vozes teórico-metodológicas presentes em artigos e análises de práticas jornalísticas que integram as seções denominadas Eixo Temático, Entrevista e Pauta Livre.
O tema de ancoragem da Revista, abarca diferentes olhares interpretativos e busca examinar nuances e complexidades do jornalismo, que prioriza, de forma não absoluta, a construção de narrativas espelhadas em referencialidades do tempo presente. Vale ressaltar que o jornalismo em sua dimensão complexa também dialoga com outras temporalidades de passado e futuro, de ordem material ou imaterial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Pedro Nunes Filho, Universidade Federal da Paraíba - Brasil
JORNALISTA. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Organizador dos livros Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012). Autor dos livros As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Colaborador de Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011), dentre outros trabalhos acadêmicos na área de jornalismo, cinema e audiovisual. E-mail: tecnovisualidades@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440364612074477
José David Campos Fernandes, Universidade Federal da Paraíba - Brasil
JORNALISTA. Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB (2001). Pós-graduação lato sensu em Arte Educação (1984). Professor do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB. Fundador e Diretor do Polo Multimídia e a TVUFPB (2004 -2009). Atuou como Subsecretário Executivo da Cultura do Governo da Paraíba, órgão que coordena a política cultural do Estado ( 2009-2010). Diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB (2012-2016). Autor dos livros Semiótica do Design Visual (2011) e ALLTYPE: Informação, Cognição e Estética no Discurso Tipográfico (2006). Co- organizador do livro INTERFACES JORNALÍSTICAS: Ambientes, tecnologias e linguagens (2011) dentre outras publicações.
Seção
Editorial | Editor's note | Editorial | Éditorial
Licença
» Ao se efetivar a aprovação de artigos, entrevistas, relatos profissionais ou resenhas, o autor caso do trabalho se aprovado para publicação, o autor (autores) deve assinar Declaração de Autenticidade e de cessão de Direitos Autorais à Revista Âncora.
» When making the approval of articles, interviews, professional reports or reviews, the author if the work is accepted for publication, the author (authors) must sign the Declaration of Authenticity and assignment of copyright to the Journal Anchor.
Este trabalho dispõe da Licença de Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.