Desafios e complexidades do JORNALISMO DIGITAL

Autores

  • Pedro Nunes Filho Universidade Federal da Paraíba - Brasil
  • José David Campos Fernandes Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo digital, Jornalismo móvel, Jornalismo interativo, Telejornalismo digital, Convergência jornalística, Jornalismo multiplataforma

Resumo

Challenges and complexities of the DIGITAL JOURNALISM

O Programa de Pós-graduação em Jornalismo, do Centro de Comunicação Turismo e Artes da UFPB, através do seu Laboratório de Jornalismo e Editoração - LAJE, entrega à comunidade científica brasileira e internacional do campo do jornalismo e áreas afins, a Revista Latino-americana de Jornalismo – ÂNCORA, periódico eletrônico semestral.  Em sua edição inaugural, ÂNCORA cumpre o desafio acadêmico de refletir acerca das complexidades do jornalismo digital em tempos marcados pela modernidade liquida, com suas dinâmicas próprias, interfaces e paradoxos. Esse é, então, o veio central de abordagem transdisciplinar da presente edição, expresso através de vozes teórico-metodológicas presentes em artigos e análises de práticas jornalísticas que integram as seções denominadas Eixo Temático, Entrevista e Pauta Livre.

O tema de ancoragem da Revista, abarca diferentes olhares interpretativos e busca examinar nuances e complexidades do jornalismo, que prioriza, de forma não absoluta, a construção de narrativas espelhadas em referencialidades do tempo presente. Vale ressaltar que o jornalismo em sua dimensão complexa também dialoga com outras temporalidades de passado e futuro, de ordem material ou imaterial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Nunes Filho, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-doutorado em Comunicação em Sistemas Hipermídia pela Universidad Autónoma de Barcelona (2003). Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1988). Professor do Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de pesquisa Jornalismo, Mídia, Cidadania e Acessibilidade. Organizador dos livros Mídias Digitais & Interatividade (2009), AUDIOVISUALIDADES, Desejo e Sexualidades (2012). Autor dos livros As relações estéticas no cinema eletrônico (1996), Cinema & Poética (1993). Colaborador de Interfaces jornalísticas: ambientes, tecnologias e linguagens (2011), dentre outros trabalhos acadêmicos na área de jornalismo, cinema e audiovisual. E-mail: tecnovisualidades@yahoo.com.br Lattes: http://lattes.cnpq.br/5440364612074477

José David Campos Fernandes, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Doutor em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009). Mestre em Ciência da Informação pela UFPB (2001). Pós-graduação lato sensu em Arte Educação (1984). Professor do Programa de Pós-graduação em Jornalismo da UFPB. Fundador e Diretor do Polo Multimídia e a TVUFPB (2004 -2009). Atuou como Subsecretário Executivo da Cultura do Governo da Paraíba, órgão que coordena a política cultural do Estado ( 2009-2010). Diretor do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB (2012-2016). Autor dos livros Semiótica do Design Visual (2011) e ALLTYPE: Informação, Cognição e Estética no Discurso Tipográfico (2006). Co- organizador do livro INTERFACES JORNALÍSTICAS: Ambientes, tecnologias e linguagens (2011) dentre outras publicações.

Downloads

Publicado

2015-01-22

Edição

Seção

Editorial | Editor's note | Editorial | Éditorial