Os critérios de noticiabilidade e a apropriação dos sites de redes sociais no jornalismo: reflexões sobre as estratégias de Zero Hora.com

Autores

  • Vivian Belochio Universidade Federal do Pampa - Brasil
  • Sofia Silva Universidade Federal do Pampa - Brasil

Palavras-chave:

Jornalismo digital, Critérios de noticiabilidade, Zero Hora.

Resumo

Este artigo propõe a reflexão sobre as possíveis interferências dos sites de redes sociais nos critérios de noticiabilidade adotados pelos veículos jornalísticos que as utilizam nas suas estratégias. Reflete-se sobre as apropriações que podem ser vistas a partir do webjornal gaúcho Zero Hora.com.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivian Belochio, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta de Jornalismo da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Coordenadora do Grupo de Pesquisas Jornalismo em Redes e Convergência (Unipampa).

Sofia Silva, Universidade Federal do Pampa - Brasil

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Membro do Grupo de Pesquisas Jornalismo em Redes e Convergência, da Unipampa.

Referências

ANDERSON, C. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, Elsevier, 2006. 2ª reimpressão.

BELOCHIO, V. Jornalismo em contexto de convergência: implicações da distribuição multiplataforma na ampliação dos contratos de comunicação dos dispositivos de Zero Hora. Tese (Doutorado em Comunicação e Informação), UFRGS. Porto Alegre, 2012.

BARBOSA, S. (a) Convergência jornalística em curso: as iniciativas para integração de redações no Brasil. In: RODRIGUES, C. Jornalismo ON-LINE: modos de fazer. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Editora Sulina, 2009.

BELOCHIO,V. O movimento Pro-Am e a prática da colaboração nos meios informativos: especificidades do jornalismo colaborativo em redes digitais. Estudos em Jornalismo e Mídia, p.324-144, set-dez. 2010.

BELOCHIO,V. ZAGO, G. Considerações sobre o Pro-Am como Estratégia Jornalística no Twitter. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciência da Comunicação, 2010, Caxias do Sul. Anais... Caxias do Sul: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2010.

CHARAUDEAU, P. O Discurso das Mídias. Contexto, 2007.

CHARAUDEAU, P. Discurso político. Tradução de Fabiana Komesu e Dílson Ferreira da Cruz. São Paulo, Contexto, 2008.

DALMASO, S. Os traços de uma cobertura no Facebook: conteúdo e forma das postagens de Sul 21 e Zero Hora no #ocupacâmarapoa. In: 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2013, Brasília. Anais... Brasília: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2013.

DALMONTE, E. Pensar o discurso no webjornalismo: temporalidade, paratexto e comunidades de experiência. Salvador, BA. Edufba, p. 256, 2009.

DOMINGO, D. et al. (2007). Four Dimensions of Journalistic Convergence: A preliminary approach to current media trends at Spain. Disponível em: < http://journalism.utexas.edu/online-journalism/2007/papers/Domingo.pdf>. Acesso em: 11 mar. 2013.

FERREIRA, J. Uma abordagem triádica dos dispositivos midiáticos. Líbero Brasil, 9(17):137- 145, 2009. Disponível em: < http://revistas.univerciencia. org/index.php/libero/article/viewFile/ 6112/5572>. Acesso em: 20 mar. 2013.

JENKINS, H. Cultura da convergência. Tradução: Suzana Alexandria. São Paulo, Aleph, 2008.

JENKINS, H. Convergence? I diverge. Technology Review, Massachussets, p. 93, jun. 2001.

KWIATKOSKI, L. C. #Barriga no Twitter.com – um estudo sobre o mau uso das mídias sociais como fonte de informação. In: 11º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2013, Brasília. Anais... Brasília: Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 2013.

MACHADO, E.; PALACIOS, M. Um modelo híbrido de pesquisa: a metodologia aplicada pelo GJOL. In: LAGO, Claudia; BENETTI, Márcia. (Orgs.) Metodologia de pesquisa em jornalismo. Petrópolis: Vozes, p. 199-222, 2007.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MOUILLAUD, M. A crítica do acontecimentom ou o fato em questão. In: M. MOUILLAUD; S.D. PORTO. O jornal: da forma ao sentido. Brasília, Editora da Universidade de Brasília, p. 29-35, 2002.

MOREIRA, F. Os valores-notícia no jornalismo impresso: análise das ‘características substantivas’ das notícias nos jornais Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo e O Globo. Dissertação (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Porto Alegre, 2006.

SILVA, S. C. Critérios de noticiabilidade e jornalismo digital: práticas jornalísticas em contexto de inclusão de sites de redes sociais. Monografia, UNIPAMPA, 2014.

SILVA, S. C.; BELOCHIO, V. Redes sociais como pontos de estímulo da interação nojornalismo em rede: peculiaridades das apropriaçõesem portais e webjornais. In: Seminário de Interação Mediada por Computador, 2013, Porto Alegre. Anais... Santa Maria, 2013.

SOUSA, M. A dinâmica da notícia nas redes sociais na internet. Dissertação de Mestrado, UFSC, 2013.

WOLF, M.Teorias das comunicações de massa. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 3ª Edição, 2008.

ZAGO, G. Jornalismo em microblogs: um estudo das apropriações jornalísticas do Twitter. In: SBPJor São Bernardo do Campo (SP), 2008.

ZAGO, G. Recirculação Jornalística no Twitter: filtro e comentário de notícia por interagentes como uma forma de potencialização da circulação. Dissertação de Mestrado, UFRGS, 2011.

ZAGO, G.; BELOCHIO, V. Remediação da Experiência de Consumo de Notícias em Sites de Redes Sociais. Contemporânea (UFBA. Online), v. 12, p. 90-106, 2014. Disponível em: < http://www.portalseer.ufba.br/index.php/contemporaneapos com/article/viewArticle/9741>. Acesso em: 13 de jul. 2014.

Downloads

Publicado

2015-01-23

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique