Jornalismo e mídias sociais digitais: redes de participação e visibilidade das pessoas com deficiência

Lia R. Lima ALMEIDA

Resumo


De acordo com o Censo Demográfico de 2010, 23,9% da população brasileira declarou possuir algum tipo de deficiência. Apesar da representatividade desta parcela da população, ela não alcança visibilidade nos meios de comunicação tradicionais. Partindo dessa observação, este trabalho estuda o crescente uso das mídias sociais digitais como rota alternativa de comunicação e relacionamento das pessoas com deficiência e demais interessados na questão. Trata‐se, portanto, de uma prospecção de tendências relacionadas a criação de espaços alternativos de publicização de informação e visibilidade da deficiência. Com base na noção de biossociabilidade e inclusão social, o artigo reflete sobre que tipo de contribuição estes espaços podem trazer para o processo de democratização e de qualificação da informação e outros efeitos no tratamento dado pela mídia brasileira aos diversos aspectos relacionados à deficiência.

Palavras-chave


Deficiência; Mídias sociais digitais; Visibilidade; Jornalismo e Cidadania; Biossociabilidade.

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Referências


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