Por um salto de qualidade nas pesquisas do esporte no campo da Comunicação e do Jornalismo

Autores

  • Rafael FORTES Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n1.35844

Palavras-chave:

Pesquisa científica, Livros jornalísticos, Esporte, Mídia, Epistemologia, Futebol.

Resumo

Há uma carência de discussões epistemológicas, de estados da arte e de debates consistentes nos estudos do esporte na Comunicação e no Jornalismo. Partindo deste diagnóstico, este trabalho dá prosseguimento a duas iniciativas anteriores, desenvolvendo algumas ideias. Mais precisamente, aborda cinco tópicos: futebol; megaeventos; mídias alternativas; publicidade, marketing, aspectos econômicos e comerciais; usos das literaturas jornalística e científica. O objetivo é contribuir para que os estudos de esporte venham a se estruturar como um subcampo de estudos.

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Biografia do Autor

Rafael FORTES, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - Brasil

Pós-doutor pelo Departamento de História da University of California, San Diego (UCSD), EUA. Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) e coordenador do Laboratório de Comunicação e História (Lachi – www.lachi.com.br). Atua no corpo permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer da Universidade Federal de Minas Gerais. Jovem Cientista do Nosso Estado (2015-2017) da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). Coordenador (2017-8) do grupo de pesquisa (GP) Comunicação e Esporte da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).

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Publicado

2017-09-01

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