Futebol, Torcida e Territórios: diálogos entre Antropologia e Jornalismo em dia de jogo do Botafogo-PB

Autores

  • Marco Aurélio Paz TELLA Universidade Federal da Paraíba - Brasil
  • Phelipe Caldas Pontes CARVALHO Universidade Federal da Paraíba - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-375X.2017v4n1.35849

Palavras-chave:

Jornalismo esportivo, Antropologia e Jornalismo, Futebol, Torcida, Território, Botafogo-PB.

Resumo

Historicamente, narradores e demais jornalistas de rádio e de TV que fazem as transmissões de futebol Brasil afora costumam ver a torcida de um clube como uma unidade que vai ao estádio sempre com o mesmo objetivo: torcer pelo seu time do coração. Uma leitura distante do que acontece e que muitas vezes complica o trabalho dos profissionais de imprensa, que sem as informações adequadas não sabem lidar ao vivo, por exemplo, com ocorrências originadas dentro de uma mesma torcida. Este artigo, portanto, com o pretensioso objetivo de contribuir com o trabalho da crônica esportiva brasileira, analisa jogos do Botafogo-PB sob um olhar antropológico para entender melhor como se constituem as torcidas de futebol. E tentar mostrar que bem diferente de uma unidade indivisível, a torcida de um mesmo clube é na verdade um conjunto de territórios que coexistem numa mesma arquibancada em permanente estado de negociações e conflitos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Paz TELLA, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnografias Urbanas (Guetu/UFPB) e pesquisador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFPB). Autor dos livros “Direitos Humanos”, “População Afro-Paraibana e Mulheres Negras” e “Educação, Ações Afirmativas e Relações Étnico-Raciais”, dentre outros capítulos de livros e artigos publicados.

Phelipe Caldas Pontes CARVALHO, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

JORNALISTA. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba. Autor do livro-reportagem “Academias de Bambu: boemia e intelectualidade nas mesas de bar”; e do livro de crônicas “Além do Futebol: paixões, dores e memórias sobre um jogo de bola”. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etnografias Urbanas (Guetu/UFPB).

Referências

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

CORREIA, João Carlos. Teoria e Crítica do Discurso Noticioso: notas sobre jornalismo e representações sociais. Covilhã: LabCom, 2009.

DAMATTA, Roberto. Antropologia do Óbvio. Dossiê Futebol, São Paulo, n. 22, pp. 10-17, jun./ago. 1994.

DAMATTA, Roberto. O Ofício do Etnólogo, ou como Ter Anthropological Blues. Boletim do Museu Nacional, Rio de Janeiro, n. 27, pp. 1-12, mai. 1978.

HAESBAERT, Rogério. O Mito da Desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. 6ª Ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-Modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 11ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

LE BRETON, David. A Sociologia do Corpo. Trad. Sônia M. S. Fuhrmann. 4ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

MAGNANI, José Guilherme. De Perto e de Dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 17, n. 49, pp. 11-29, 2002.

MAGNANI, José Guilherme. Etnografia Como Prática e Experiência. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, pp. 129-156, jul./dez. 2009.

MORETZSOHN, Sylvia. Jornalismo em Tempo Real: o fetiche da velocidade. Rio de Janeiro: Renavan, 2002.

PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Etnicidade e Nacionalismo Religioso entre os Curdos da Síria. Antropolítica, Niterói, n. 19, pp. 31-61, jul./dez. 2005.

RÜDIGER, Francisco. Ciência Social Crítica e Pesquisa em Comunicação: trajetória histórica e elementos de epistemologia. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002.

SIMMEL, Georg. O Conflito como Sociação. Trad. Mauro Guilherme Pinheiro Koury. Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 10, n. 30, pp. 568-573, dez. 2011.

SOUZA, Rommel Jorge Barbosa de. Nervos e Emoção: formas de interação entre torcedores organizados da Facção Jovem (Campinense – Campina Grande-PB). 2014. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campina Grande, 2014.

WISNIK, José Miguel. Veneno Remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

Downloads

Publicado

2017-09-01

Edição

Seção

Eixo Temático | Thematic Dossier | Dossier Temático | Dossier thématique