A DISCIPLINA METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Dirlene Santos Barros
  • Reyjane dos Santos Mendes

Resumo

Reflexão sobre a disciplina Metodologia do Trabalho Científico (MTC) como fomentadora da produção do conhecimento no Curso de Graduação de Biblioteconomia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Aborda a dimensão pedagógica da disciplina MTC no curso de Biblioteconomia da UFMA, identificando-se de que forma esta disciplina tem contribuído para a produção científica dos discentes. O estudo foi realizado a partir de dados coletados junto aos discentes do 2º período do Curso de Biblioteconomia da UFMA, tendo como instrumento, o questionário com perguntas abertas e fechadas, a observação não participante e conversas informais. Utilizou-se uma pesquisa de caráter bibliográfico, documental e de campo. Verificou-se que a disciplina tem contribuído para a produção do conhecimento pelos sujeitos da pesquisa. Palavras-chave: Universidade. Produção científica. Biblioteconomia. Metodologia do Trabalho Científico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTRO, César Augusto Castro. História da biblioteconomia brasileira: perspectiva histórica. Brasília: Thesaurus, 2000.

COORDENAÇÃO DE BIBLIOTECONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO. Projeto político-pedagógico do curso de biblioteconomia, 2006.

DEMO, Pedro. Saber pensar. São Paulo: Cortez, 20001.

DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA. Programa de disciplina. São Luís, 2010.

FERREIRA, Maria Mary. A função social da universidade: alguns pontos para refletir, 200?.

Gil, A.C. Como delinear um estudo de caso. In:______. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed.São Paulo:Atlas, 2009. Cap.12, p. 137-142.

HOUAISS, Antônio. Dicionário Houaiss. 3. ed.Rio de Janeiro: Moderna LTda, 2009.

LEHFELD, Neida. Metodologia e conhecimento científico: horizontes virtuais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

LUCKESI, Cipriano Carlos. et al. Fazer universidade: uma proposta metodologia. 10. ed. São Paulo : Cortez,1998.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez,2007.

SOUZA, Francisco das Chagas de. O modelo educacional e seu impacto sobre a dimensão pedagógica de Ciência da Informação. Em questão, Porto Alegre, v.10, n.1, p.123-142,jan./jun.2004.

Downloads

Publicado

2012-12-29

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISA