DO LER AO FAZER: práticas de leitura dos discentes do Curso de Graduação em Biblioteconomia/UFPB

Dilene de Fátima de Lima Paulo, Alzira Karla Araújo da Silva

Resumo


Analisa as práticas de leitura de alunos concluintes do Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa caracteriza-se como descritiva com abordagem quantitativa e qualitativa. O instrumento de pesquisa utilizado para coleta de dados é o questionário semi-estruturado com questões abertas e fechadas. Baseando-se na análise e interpretação, identifica que a formação de futuros incentivadores de leitura (bibliotecários) está incipiente, pois a universidade não vem oferecendo disciplinas, projetos e atividades voltadas especificamente para formação de leitores. Entre as sugestões dos alunos concluintes, destacam-se: a criação de uma disciplina prática com o propósito de abordar noções de leitura; atualização, diversificação e investimento no acervo das bibliotecas universitárias; promoção de leituras dinâmicas voltadas às necessidades e desejos dos alunos; realização de eventos de promoção de leitura, concursos, entre outras práticas.

Texto completo:

PDF