O DES(CONHECIMENTO) DA SÉRIE “INICIADOS” PRODUZIDA PELA UFPB E A DISSEMINAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO CCSA

Maria Socorro Costa Limeira, Emeide Nóbrega Duarte

Resumo


O interesse pela produção científica é uma realidade na Sociedade da Informação e do Conhecimento. Estudos e análises de suportes documentais vêm contribuindo para a disseminação do conhecimento científico. E é nesse cenário que surge este estudo documental de nível exploratório descritivo, com o objetivo de analisar o processo de disseminação das pesquisas publicadas na Série “Iniciados” PIBIC/CNPq – UFPB, através da identificação do (des)conhecimento dessa produção pelos professores doutores do Centro de ciências Sociais Aplicadas (CCSA) – UFPB. A amostra do documento em análise é composta por dez volumes no formato impresso, e um, no formato eletrônico (CD-ROM). Foram analisados, categorizando-se as seguintes variáveis: formação da coleção, estrutura do documento no todo e estrutura do documento específico do CCSA, representatividade dos autores dos departamentos premiados e o conteúdo dos resumos nas pesquisas. Numa segunda etapa da pesquisa, recorreu-se à técnica de entrevista estruturada, com onze professores do CCSA, buscando identificar de que forma os conhecimentos produzidos na Série Iniciados pelos docentes do Centro estudado. Os resultados indicaram que a produção científica não está sendo bem divulgada nos departamentos estudados, concluindo-se, assim, que falta uma sistematização na disseminação desse conhecimento, sendo proposto, portanto, um modelo conceitual de Gestão do Conhecimento Científico que promova a expansão e o compartilhamento do conhecimento.

Texto completo:

PDF