O imaginário e a estética da mídia: a abordagem da saúde em reality shows de reprogramação corporal

Autores

  • Cristina Teixeira Vieira de Melo PPGC/UFPB
  • Patrícia Monteiro
  • Luis Augusto de Carvalho Mendes

Resumo

O interesse no “corpo em espetáculo” com uma abordagem compreensiva, nos coloca diante do imaginário como rota de investigação, percorrendo a estética em um amplo sentido, que se estende das obras de arte às pessoas. Estas, por sua vez, com o anseio de se automodelarem como “obras de arte”, buscam relações cada vez mais mediadas pelas tecnologias do imaginário. Tais aparatos não veiculam apenas uma técnica e sim sensações, pois bebem do imaginário do cotidiano o espírito de uma época fortemente centrada na produção e no consumo de imagens. Entre as quais, destacamos um tipo ideal de saúde, a qual estamos chamando de saúde imaginária, porque penetra da mente ao coração, apoiada num corpo que engendra comunicação, veiculando um conjunto de símbolos que mitificam a vida saudável em termos de relações de projeção-identificação, nas quais a imagem é ícone de uma época. Palavras-chaves: Imaginário. Estética. Tecnologias do imaginário. Imagens. Saúde.

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

MELO, C. T. V. de; MONTEIRO, P.; MENDES, L. A. de C. O imaginário e a estética da mídia: a abordagem da saúde em reality shows de reprogramação corporal. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/29372. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação e imaginário