Os rumores de um bairro: intervenção urbana, imaginário e celebração midiática nas fabulações documentárias sobre a Lapa

Autores

  • Denise Tavares PPGC/UFPB

Resumo

Este texto tem como fio condutor o debate sobre os discursos que envolvem o bairro Lapa, no Rio de Janeiro, construídos por documentários recentes sobre o local. A proposta é discutir como a ideia de apropriação de um dos lugares considerados mais tradicionais da cidade, dialoga, em determinados documentários, com os imaginários de um bairro que não ficou à margem dos projetos de intervenção urbana, gestados desde o início do século XX. Nesta perspectiva, pretende-se problematizar o papel dessas celebrações midiáticas que parecem sobrevoar incólumes às tensões e arranjos que marcam o cotidiano e história do bairro carioca. Palavras-chaves: Lapa. Celebração midiática. Cultura urbana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

TAVARES, D. Os rumores de um bairro: intervenção urbana, imaginário e celebração midiática nas fabulações documentárias sobre a Lapa. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 9, n. 1, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/29386. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Comunicação e imaginário