A mídia como espaço de pertencimento quotidiano: uma perspectiva da fenomenologia da comunicação

Autores

  • Jússia Carvalho da Silva Ventura PPGC/UFPB
  • Lídia Karolina de Sousa Rodarte
  • Alda Cristina Silva da Costa

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n1.35101

Resumo

Pensar a mídia como espaço de pertencimento quotidiano é a perspectiva reflexiva do presente artigo, considerando que na comunicação o que se deseja é a construção do sentido da vida social. Ou seja, a partir das mensagens produzidas, há o reconhecimento de si e dos outros na interação com a mídia. Para Schutz (1974), o mundo de sentido não é uma realidade objetiva, mas interpretado e válido intersubjetivamente. A realidade social é caracterizada pelos objetos culturais e institucionais que circulam em nosso mundo. Nesse refletir teórico recorremos também aos conceitos de construção social (BERGER & LUCHMANN, 2014) e quotidiano (MAFFESOLI, 2007), com um olhar fenomenológico da comunicação na interação entre sujeitos e mídia. Palavras-chave: Mídia. Quotidiano. Interação.

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Publicado

2017-07-03

Como Citar

VENTURA, J. C. da S.; RODARTE, L. K. de S.; COSTA, A. C. S. da. A mídia como espaço de pertencimento quotidiano: uma perspectiva da fenomenologia da comunicação. Culturas Midiáticas, [S. l.], v. 10, n. 1, 2017. DOI: 10.22478/ufpb.1983-5930.2017v10n1.35101. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/cm/article/view/35101. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Cotidiano, Imaginário e Mídia