A influência do Cristianismo nas culturas originárias indígenas Kaingang e Guarani e o consequente sincretismo religioso

Autores

  • Ederson Nadir Pires Dornelles Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI- RS.

Palavras-chave:

Sincretismo religioso - Indígenas - Cristianismo – Guaranis e Kaingangs.

Resumo

O presente artigo busca analisar a influência do cristianismo junto a duas das importantes etnias indígenas, kaingangs e guaranis, presentes em grande número no território brasileiro. Objetiva trazer a discussão particularidades e possível sincretismo religioso presentes, resultante da mistura de religiosidades distintas como a tribal, originária dos próprios grupos indígenas, e a cristã trazida primeiramente pelos jesuítas e colonizadores europeus portugueses e espanhóis, resultado da contra reforma empregada pela Igreja Católica. Faz um comparativo dessa influência em cada uma das etnias indígenas em questão procurando demonstrar a realidade vivenciada por cada grupo indígena e uma possível distinção entre elas quanto a influência da religiosidade cristã atualmente nestes dois grupos. O método empregado para a construção deste trabalho foi o de abordagem hipotético-dedutivo, pesquisa bibliográfica e científica e abordagem histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ederson Nadir Pires Dornelles, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões-URI- RS.

Mestre em Direito e multiculturalismo pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, campus Santo Ângelo-RS. Pesquisador da área indígena, com publicações relacionados ao tema.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre