Apontamentos sobre o Islã no Brasil: islamofobia e notas sobre o xiismo brasileiro

Autores

  • Felipe Freitas de Souza Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos (Maringá, PR) Núcleo de Acadêmicos Islâmicos (São Paulo, SP)

Palavras-chave:

xiismo duodécimo, Islam, islamofobia

Resumo

O presente estudo objetiva explanar aspectos elementares do Islã e realizar apontamentos sobre sua divulgação no Brasil. A partir de uma crítica à islamofobia e da exposição sobre o Islã, intencionou-se expor um entendimento preliminar dos muçulmanos e seus meios de disseminação no Brasil, bem como estabelecer apontamentos sobre o conteúdo dessa difusão. Procedeu-se então à consulta de coleções lançadas pelo Centro Islâmico Brasileiro (xiita) enquanto expediente para apreendermos o discurso xiita sobre si e sobre os demais muçulmanos. Ressaltaram-se as potencialidades historiográficas advindas de tais coleções em seus apontamentos sobre o xiismo em um entendimento amplo. Concluímos indicando a necessidade de compreender-se os muçulmanos no Brasil sem a utilização de reducionismos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Freitas de Souza, Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos (Maringá, PR) Núcleo de Acadêmicos Islâmicos (São Paulo, SP)

Graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP – FCL/Araraquara) e Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Membro do Núcleo de Acadêmicos Islâmicos (NAI), São Paulo-SP. Atualmente é aluno no Instituto Latino Americano de Estudos Islâmicos (ILAEI). E-mail: felipefdes@gmail.com.

Downloads

Publicado

2016-12-20

Edição

Seção

Artigos: Temática Livre