v. 21, n. 1 (2019)

Leituras Literárias e Ensino

O dossiê Leituras literárias e ensino reúne um conjunto de artigos que abordam questões sobre a leitura literária em ambientes de formação e mediação da leitura, seus desafios no século XXI e suas possíveis alternativas de solução. Dessa forma, os artigos que compõem esse número se originam da coleta de dados bibliográficos e∕ou de campo que analisam, descrevem e socializam conhecimentos em torno da relação entre literatura e ensino, leitura literária e formação de leitores, espaços e mediação da leitura literária, formação de mediadores de leitura literária. Além disso, amplia o espaço de diálogo para análises comparativas e críticas de documentos oficiais e políticas públicas; estudo de obras literárias correlacionadas a relatos de práticas de trabalhos que vão desde a leitura interpretativa da ilustração às propostas com diferentes gêneros; e discussões sobre as condições de produção, acesso, circulação e apropriação de conhecimentos e materiais de leitura literária.

Sumário

Apresentação

Daniela Segabinazi, Renata Junqueira de Souza
PDF
1-10

Artigos

Maria Aparecida Lopes Rossi
PDF
11-23
Joice Ribeiro Machado da Silva
PDF
24-40
Cristina Cañamares Torrijos
PDF
41-57
Larissa de Souza Arruda, Luiz Carlos Balga Rodrigues
PDF
58-76
Suéllen Pereira Miotto Lourenço, Maria Amélia Dalvi
PDF
77-100
Carla Cristiane Martins Vianna
PDF
101-115
Sarah Vervloet Soares, Neide Luzia de Rezende
PDF
116-134
Sarah Suzane Bertolli, Alexandre Ferreira da Costa, Agostinho Potenciano de Souza
PDF
135-158
Hércules Tolêdo Corrêa, Cleide de Araújo Campos
PDF
159-175
Márcia Tavares
PDF
176-196
Maria Valdenia da Silva, Jaquelânia Aristides Pereira, Maria de Fátima Vasconcelos da Costa
PDF
197-211
Leno Francisco Danner, Julie Dorrico, Fernando Danner
PDF
212-238

Outros Artigos

Fernando Teixeira Luiz
PDF
239-260
Francisca Gilmara da Silva Almiro, Roniê Rodrigues da Silva
PDF
261-275

Traduções

Irena Kristeva, Clarissa Prado Marini
PDF
276-293