Produção científica acadêmica brasileira sobre o tema Pescado

Autores

  • Werner Souza Martins USP
  • Naassom Almeida Souza Ribeiro USP
  • Renata Savarino Lavenhagen USP
  • Ruben Urbizagastegui Universidade da California
  • Simone de Carvalho Balian USP

Palavras-chave:

Bibliometria, Pescado, Brasil.

Resumo

Este estudo teve o objetivo de avaliar a produção brasileira cientifica acadêmica, disponível na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia - IBICT sobre “pescado” enquanto alimento para o consumo humano, compreendida no período de 2000 à setembro de 2014. Para tanto utilizou-se o seguinte elemento de busca: +pais:brresumo:"pescado" #ano_defesa::>2000 e +pais:brassunto:"pescado" #ano_defesa::>2000. Com um resultado de busca de 222 teses (100%) , 67 (30%) foram selecionadas. A região sudeste produziu o maior número de teses defendidas em suas instituições e catalogadas nesta base com o descritor pescado, sendo que a Universidade de São Paulo - USP ocupou o primeiro lugar com 27 trabalhos (40,3%). As dissertações de mestrado foram 56 (83,5%) e os anos com maiores números de defesas 2010 e 2011, mas, a série temporal demonstra tendência de crescimento no número de trabalhos de pesquisa realizados versando sobre o tema pescado. As espécies objeto de estudos com maior ocorrência nas dissertações e teses foram a Tilápia do Nilo (Oreocrhomis niloticus) e o camarão (Litopenaeus vannamei). A produção cientifica acadêmica que versa sobre o tema está em expansão acompanhando o desenvolvimento do setor no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Werner Souza Martins, USP

Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de São Paulo, Brasil. Doutorando em Epidemiologia Experimental Aplicada às Zoonoses na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Brasil.

Naassom Almeida Souza Ribeiro, USP

Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil. Consultor em Qualidade Sanitária, Brasil.

Renata Savarino Lavenhagen, USP

Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo, Brasil. Consultora em Qualidade Sanitária, Brasil.

Ruben Urbizagastegui, Universidade da California

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Minas Gerais, Brasil. Professor no Metadata Department da Universidade da Califórnia, Estados Unidos.

Simone de Carvalho Balian, USP

Doutora em Epidemiologia Experimental Aplicada Às Zoonoses pela Universidade de São Paulo, Brasil. Professora na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-02-18

Como Citar

Martins, W. S., Ribeiro, N. A. S., Lavenhagen, R. S., Urbizagastegui, R., & Balian, S. de C. (2015). Produção científica acadêmica brasileira sobre o tema Pescado. Informação &Amp; Sociedade, 25(1), 065. Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/055

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais