Formação de mestres para docência e pesquisa: relato da experiência da disciplina Epistemologia e Ciência da Informação

Autores

  • Aida Varela
  • Henriette Ferreira Gomes

Palavras-chave:

Epistemologia, Ensino, Ciência da Informação, Formação e Produção acadêmica.

Resumo

Trata-se do relato de experiência sobre a docência da disciplina Epistemologia e Ciência da Informação, ministrada no curso de pós-graduação. Delineou-se como objetivos proporcionar ao aluno o conhecimento do significado da epistemologia, da sua relação com a ciência, das bases teóricas e epistemológicas da Ciência da Informação, seus objetos de estudo e suas tendências de pesquisa na contemporaneidade. O conteúdo e as práticas de ensino-aprendizagem foram distribuídos numa lógica que de aproximação com uma trajetória cognitiva dos alunos rumo à construção coletiva do conhecimento, subsidiando os recortes epistemológicos das pesquisas do grupo, a partir dos quais serão produzidas as dissertações, buscando assegurar contribuições mais consistentes ao fortalecimento e consolidação da área. O programa da disciplina foi constituído de quatro blocos destinados à discussão dos conceitos de epistemologia; das relações da Epistemologia com a Ciência da Informação; dos principais autores clássicos da área e à identificação e posicionamento das pesquisas dos alunos no âmbito dos Grupos de Trabalho (GT) da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (ANCIB), com percepção das tendências de pesquisa no Brasil. Os resultados foram obtidos e avaliados no decorrer de cada etapa, quando os alunos discutiam e partilhavam informações e contribuições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-14

Como Citar

Varela, A., & Gomes, H. F. (2011). Formação de mestres para docência e pesquisa: relato da experiência da disciplina Epistemologia e Ciência da Informação. Informação &Amp; Sociedade, 21(3). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10935

Edição

Seção

Relatos de Experiência