A função designer de informação na área da Comunicação Social

Autores

  • Maria Elizabeth Horn Pepulim Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tarcisio Vanzin Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vania Ribas Ulbricht Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Design da informação, Designer da informação, Designer da informação no mercado da comunicação social, Comunicação social.

Resumo

Este artigo trata da problemática relativa à efetividade prática da função designer da informação na área da comunicação social. Objetivando fornecer um caráter empírico a ele foi realizada uma pesquisa de campo com sessenta e um profissionais da referida área, além da revisão bibliográfica. A falta de rigidez quanto ao desenho amostral deveu-se ao fato de não haver pretensões de generalização. Visando a fluidez do raciocínio proposto, o texto foi disposto da seguinte forma, primeiramente se discorreu sobre o que é informação e sobre informação relevante, a seguir foi contextualizada a comunicação social e apresentadas algumas considerações sobre o design da informação e sobre o designer da informação, bem como um breve relato da procedência desta especialidade. Na sequência foram relatadas a metodologia adotada, o resultado da revisão bibliográfica e da pesquisa realizada junto aos profissionais e por fim as considerações resultantes deste conjunto de procedimentos que indicam principalmente, uma falta de coesão entre a realidade do mercado de trabalho e a proposta da academia no que concerne ao papel do designer da informação no mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabeth Horn Pepulim, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Tarcisio Vanzin, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Vania Ribas Ulbricht, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor visitante na Universidade Federal do Paraná, Brasil. Bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do CNPq.

Francisco Antonio Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professor associado da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-08-13

Como Citar

Pepulim, M. E. H., Vanzin, T., Ulbricht, V. R., & Fialho, F. A. P. (2013). A função designer de informação na área da Comunicação Social. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/13066

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa