Sistemas de organização do conhecimento com foco em ontologias e taxonomias

Autores

  • Richele Grenge Vignoli Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Diana Vilas Boas Souto Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Brígida Maria Nogueira Cervantes Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Palavras-chave:

Organização do Conhecimento - OC, Representação do Conhecimento - RC, Sistemas de Organização do Conhecimento - SOCs, Ontologia, Taxonomia.

Resumo

A pesquisa aborda a Organização do Conhecimento - OC no Aborda os sistemas de organização do conhecimento com destaque para as ontologias e taxonomias como alternativas viáveis para Organização do Conhecimento em ambientes web. Tem como objetivo apresentar dois sistemas de organização, a Ontologia e a Taxonomia, como objetos fundamentados para a Organização e a Representação do Conhecimento, além de demonstrar conjecturas teóricas desses sistemas para a Arquivologia e para a Biblioteconomia. Caracterizado como estudo teórico-bibliográfico, a busca foi realizada junto a periódicos e livros nacionais e internacionais das áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação. Os principais resultados demonstram que as Ontologias e Taxonomias são sistemas que visam à organização do conhecimento e da informação na complexidade de conceitos e são aplicáveis na OC e RC, as quais possuem a mesma intenção. Considera-se que os SOCs são sistemas conceituais semanticamente estruturados que auxiliam na padronização terminológica e contribuem para os processos de organização e recuperação da informação, tanto na Arquivologia quanto na Biblioteconomia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Richele Grenge Vignoli, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Docente do Depto de Ciência da Informação na UEL. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação(PPGCI) da UEL desde 2012.

Diana Vilas Boas Souto, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da UEL desde 2012.

Brígida Maria Nogueira Cervantes, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista, Marília (2009). Professora adjunto do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação (Mestrado Profissional) e também professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, na mesma Instituição. Dedica-se ao ensino e pesquisa na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação da Informação e do Conhecimento. Coordenadora do grupo de pesquisa Estudos Terminológicos em Ciência da Informação.

Downloads

Publicado

2013-07-01

Como Citar

Vignoli, R. G., Souto, D. V. B., & Cervantes, B. M. N. (2013). Sistemas de organização do conhecimento com foco em ontologias e taxonomias. Informação &Amp; Sociedade, 23(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/15160

Edição

Seção

Artigos de Revisão