Redes Sociais e Intelectuais na Área de Pesquisa em Administração da Informação: uma análise cientométrica do período 1997-2006

Autores

  • Alexandre Reis Graeml
  • Marie Anne Macadar
  • Edson Guarido
  • Luciano Rossoni

Palavras-chave:

redes sociais, análise cientométrica, Administração da informação

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar as redes sociais e intelectuais da área de Administração da Informação, buscando compreender o condicionamento social na construção do conhecimento da área. A partir de informações bibliométricas dos artigos publicados nos anais do Enanpad, no período de 1997 a 2006, foram desenvolvidas análises cientométricas acerca do perfil acadêmico da área. Para tanto, foram construídas redes sociais, a partir de informações de autoria dos trabalhos, e redes de cocitação, geradas com base nas referências adotadas nestes artigos. O referencial empírico compreendeu 339 artigos que incluíam 9287 referências, analisados por meio dos softwares UCINET 6 e PAJEK 1.22. Os relacionamentos sociais expressaram a existência de uma rede de coautoria ainda bastante fragmentada, com os principais programas de pós-graduação do país na área capitaneando a sua estruturação. Além disso, a partir da análise da estrutura de cocitações da área foi possível identificar as temáticas predominantes, bem como delinear a estrutura intelectual da área. Por fim, os resultados ainda possibilitaram afirmar que as relações entre pesquisadores condicionaram suas preferências intelectuais em nível individual, e, a partir do segundo período analisado (2002-2006), esta influência passou a se dar também em nível de agrupamentos (componentes).

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Publicado

2010-05-24

Como Citar

Graeml, A. R., Macadar, M. A., Guarido, E., & Rossoni, L. (2010). Redes Sociais e Intelectuais na Área de Pesquisa em Administração da Informação: uma análise cientométrica do período 1997-2006. Informação &Amp; Sociedade, 20(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/2182

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa