Conhecimento como recurso estratégico em uma instituição de ensino superior: uma análise sob a ótica dos professores

Autores

  • Ana Carolina de Lucena Christiano UFPB
  • Cláudia Fabiana Gohr UFPB
  • Maria de Lourdes Barreto Gomes UFPB

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Visão Baseada em Recursos, Vantagem Competitiva

Resumo

Este artigo analisa, sob a ótica dos professores de uma instituição de educação superior privada, se o conhecimento é considerado um recurso estratégico e fonte de vantagem competitiva. Para tanto, serão utilizadas como perspectivas teóricas de análise a gestão do conhecimento e a visão baseada em recursos. O trabalho é caracterizado como uma pesquisa aplicada e de caráter descritivo que adotou uma abordagem predominantemente qualitativa para a análise de dados. Para o alcance do objetivo foi realizado um estudo de caso sendo utilizados os seguintes instrumentos de coleta de dados: entrevista semiestruturada e questionários. Foi possível constatar por meio da pesquisa de campo que a maior parte dos professores avaliam os recursos relacionados ao conhecimento como geradores de paridade competitiva perante a concorrência, pois o classificam como valorosos. Dessa forma, verificou-se que os aspectos relacionados à socialização, externalização, combinação e internalização do conhecimento convertem-se apenas parcialmente para a vantagem competitiva sustentável da organização estudada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carolina de Lucena Christiano, UFPB

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Graduada em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. 

Cláudia Fabiana Gohr, UFPB

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Maria de Lourdes Barreto Gomes, UFPB

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil. Professora do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2016-06-08

Como Citar

Christiano, A. C. de L., Gohr, C. F., & Gomes, M. de L. B. (2016). Conhecimento como recurso estratégico em uma instituição de ensino superior: uma análise sob a ótica dos professores. Informação &Amp; Sociedade, 26(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28106

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa