As rugosidades do Ciberespaço: um contributo teórico aos estudos dos web espaços informacionais

Autores

  • Ricardo Medeiros Pimenta Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ)

Palavras-chave:

Ciberespaço, Internet, , Informação, Rugosidade, Milton Santos

Resumo

Este artigo apresenta uma contribuição à área da Ciência da Informação, em sua dimensão teórica, ao trabalhar conceitos do geógrafo Milton Santos como elementos norteadores para uma análise das infraestruturas físicas e tecnológicas que compõem o que intitulo como web espaços informacionais. Balizado também em conceitos do filósofo Gilbert Simondon, propõe-se identificar as estruturas e objetos técnicos que compõem estes espaços em seu processo de concretização, reconhecendo nestes mesmos, práticas recorrentes de um cenário global marcado pela concentração de capital e conhecimento científico tecnológico. O artigo abre, com isso, a proposição de que as formas de visibilidade e acesso da informação nos web espaços informacionais constituem-se a priori como rugosidades de uma estrutura já existente apesar das inovações quanto aos objetos, plataformas e sistemas informacionais em constante ebulição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Medeiros Pimenta, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ)

Pesquisador Adjunto do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Professor do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/IBICT-UFRJ). É Historiador graduado (2003) pela Universidade Gama Filho - UGF com pós-graduação em História do Brasil (2005) pela Universidade Cândido Mendes - UCAM. Possui mestrado em Memória Social e Documento (2006) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro UNIRIO, e doutorado em Memória Social (2010) pela mesma instituição, com estágio doutoral (2007 - 2008) na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS de Paris. É membro da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil (1964-1985) - Memórias Reveladas. É professor do Departamento de História do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ) da Universidade Cândido Mendes (UCAM). Participa como pesquisador dos Grupos de Pesquisa: "Intelectuais, Instituições e Sociedade" e "Memória e Espaço", ambos registrados no mesmo diretório do CNPq. Tem interesse nos campos de diálogo entre Informação, Memória, Ciberespaço. Possui, ainda, interesse nas reflexões concernentes ao papel do documento, do arquivo e das novas tecnologias de informação e comunicação (TICs) para os movimentos sociais e para a escrita da História, campo disciplinar das ciências humanas. Suas formas de construção de discursos, sentidos e conhecimento no espaço político e cultural, público e privado.

Downloads

Publicado

2016-09-26

Como Citar

Pimenta, R. M. (2016). As rugosidades do Ciberespaço: um contributo teórico aos estudos dos web espaços informacionais. Informação &Amp; Sociedade, 26(2). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/28116

Edição

Seção

Memórias Científicas Originais