Uma proposta de ecossistema de big data para a análise de dados abertos governamentais concetados

Autores

  • Marcio de Carvalho Victorino Universidade de Brasília http://orcid.org/0000-0003-2785-8958
  • Marcelo Shiessl Universidade de Brasília
  • Edgard Costa Oliveira Universidade de Brasília Gama
  • Edson Ishikawa Universidade de Brasília
  • Maristela Terto de Holanda Universidade de Brasília
  • Marçal de Lima Hokama

Palavras-chave:

Big Data. Ecossistema. Dados abertos. Dados conectados. Arquitetura da informação.

Resumo

O presente estudo trata da apresentação de uma proposta de Ecossistema de Big Data para dar suporte à análise de dados abertos governamentais conectados. O ambiente de Big Data caracteriza-se por um conjunto de dados de grande volume, grande variedade de formatos e com a necessidade de serem processados a uma velocidade adequada. No referido Ecossistema, o processamento de dados massivos se dá por meio do uso de novas abordagens das áreas de Ciência da Informação e Ciência da Computação, que envolvem tecnologias e processos para a coleta, representação, armazenamento e disseminação da informação. Utiliza-se um modelo de Arquitetura da Informação composto por princípios de usabilidade, metadados, tesauros, taxonomias e ontologias para organizar e representar esse enorme volume de dados e a respectiva semântica. Com a implantação do Ecossistema, pretende-se proporcionar ao usuário final consultar um grande volume de dados públicos das mais diversas áreas do governo; ao profissional da informação, identificar fontes de dados relevantes, a fim de preparar um ambiente apropriado à tomada de decisão, com base na análise e mineração de dados; e, ao gestor público, realizar as análises em busca de insights que possam ajudar no estabelecimento e monitoramento de políticas públicas eficazes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcio de Carvalho Victorino, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professor Substituto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Brasil. 

Marcelo Shiessl, Universidade de Brasília

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Analista de Risco Financeiro e Corporativo da Caixa Econômica Federal, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa EROIC.

Edgard Costa Oliveira, Universidade de Brasília Gama

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília, Brasil. Professor Adjunto da Universidade de Brasília, Brasil.

Edson Ishikawa, Universidade de Brasília

Doutor em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professor Adjunto do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Brasil.

Maristela Terto de Holanda, Universidade de Brasília

Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil. Professora Adjunta do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Brasil.

Marçal de Lima Hokama

Mestrando do Curso de Pós-Graduação em Computação Aplicada do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília, Brasil. Administrador de Dados Corporativos do Exército Brasileiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Como Citar

Victorino, M. de C., Shiessl, M., Oliveira, E. C., Ishikawa, E., Holanda, M. T. de, & Hokama, M. de L. (2017). Uma proposta de ecossistema de big data para a análise de dados abertos governamentais concetados. Informação &Amp; Sociedade, 27(1). Recuperado de https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/29299

Edição

Seção

Comunicações de Trabalhos/Pesquisas em Andamento