2024-03-28T21:54:46Z
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/index/oai
oai:periodicos.ufpb.br:article/4906
2018-05-08T12:14:38Z
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Quality of health information mediated in library according to the perception of its users
QUALIDADE DA INFORMAÇÃO EM SAÚDE MEDIADA EM BIBLIOTECA PELA PERCEPÇÃO DE SEUS USUÁRIOS
Alentejo, Eduardo Silva
Examines the scientific development in health through the mediation of national and university libraries abroad. Considers the provision of university libraries in health care based on quality as a factor impacting the performance of the scientific community they serve. Evaluates three libraries whose business models are different depending on: the degree of scientific development of the countries involved, number of courses offered at the university area and the employment of information technology. The study presents survey. Employs suggestion of ISO11620: 2008 for flexibility in applying indicators for quality assessment in libraries, noting the institutional features in the provision of information services. Uses quality indicators arising from the Services Marketing. So prepare a questionnaire to gather data from the internal environment of the libraries in their provision of services, and external user view (LOVELOCK; WRIGHT, 2003). In the current literature indicates that management programs are designed with little interference from the scientific community. What is available has not been sufficiently tested and does not guarantee effectiveness of information systems in its primary mission of developing the flow of scientific information. Vision articulated by Le Coadic (1996) regarding the use of information for consumption. Explains that university libraries are dependent organizations of the University; subject to receiving different external and internal influences (VERGUEIRO, [2000]), playing leading role in scientific production in the country. Therefore, the proposed studies focus on the user, breaking with models available in the literature on quality assessment in libraries.
Analisa o desenvolvimento científico em Saúde pela mediação de bibliotecas universitárias nacionais e no exterior. Considera prestação de serviços de bibliotecas universitárias em saúde baseados em qualidade como elemento impactante no desempenho da comunidade científica a que servem. Avalia três bibliotecas cujos modelos de gestão se diferenciam em função: do grau de desenvolvimento científico dos países envolvidos, do número de cursos oferecidos da área na universidade e do emprego de tecnologias de informação. Para tanto, realiza pesquisa de campo. Emprega sugestão da ISO11620: 2008 quanto à flexibilidade ao aplicar indicadores para avaliação da qualidade em bibliotecas, observando as particularidades institucionais na oferta de serviços de informação. Utiliza indicadores de qualidade advindos do Marketing de Serviços. Assim, elabora questionário para coleta de dados do ambiente interno das bibliotecas, em sua prestação de serviços, e externo, visão do usuário (LOVELOCK; WRIGHT, 2003). Aponta que na literatura corrente os programas de gestão são desenhados com pouca interferência da comunidade científica. O que se encontra disponível não foi suficientemente testado, tampouco garante eficácia dos sistemas de informação, em sua missão precípua de desenvolvimento do fluxo de informação científica. Visão articulada por Le Coadic (1996) quanto ao uso da informação destinada ao consumo. Explica que bibliotecas universitárias são organizações dependentes da Universidade; sujeitas a receberem diferentes influências externas e internas (VERGUEIRO, 2000), desempenhando papel preponderante na produção científica do país. Portanto, propõe estudos pelo foco do usuário, rompendo com modelos disponíveis na literatura sobre avaliação da qualidade em bibliotecas.
Universidade Federal da Paraíba
2010-08-01
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"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/4906
Biblionline; v.6, n.1, jan./jun. 2010.
1809-4775
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oai:periodicos.ufpb.br:article/7531
2019-10-25T16:28:45Z
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PATHS FOLLOWED FOR THE DIGITIZATION OF THE DISSERTATIONS COMING FROM THE GRADUATE PROGRAM IN INFORMATION SCIENCE AT THE UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA USING THE DSPACE PLATFORM AS A DIGITAL REPOSITORY
CAMINHOS PERCORRIDOS PARA A DIGITALIZAÇÃO DAS DISSERTAÇÕES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UTILIZANDO A PLATAFORMA DSPACE COMO REPOSITÓRIO DIGITAL
Sousa, Dulce Elizabeth Lima de
Silva, Patrícia
Lígia, Alba
Dias, Guilherme Ataíde
Digital information and communication technologies modify individual's behavior and change social relations significantly. Within this dynamic chain of information, we realize that many scientific studies deployed only in printed matter, were limited geographically and its contents did not have adequate visibility. This research aims to report the paths followed for the digitization of the dissertations coming from the Graduate Program in Information Science at the Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB) and made available through the DSpace platform as a digital repository. The research universe was composed by 174 dissertations. The documents were scanned and processed using Optical Character Recognition (OCR). It can be stated that 26% of the existing dissertations are available at the PPGCI/UFPB repository. Statistics show that these dissertations are being widely accessed by the community.
As tecnologias digitais da informação e comunicação modificam o comportamento do indivíduo e alteram significativamente as relações sociais. Dentro dessa cadeia dinâmica da informação, percebemos que muitos trabalhos científicos, que nasceram apenas em meio impresso, estavam limitados geograficamente e o seu conteúdo não possuía uma devida visibilidade. Esta pesquisa tem como objetivo principal mostrar os caminhos percorridos na digitalização das dissertações oriundas do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI/UFPB), utilizando a plataforma DSpace como repositório digital. O nosso universo de pesquisa se constituiu de 174 dissertações e foi escolhido como metodologia digitalizar os documentos aplicando uma das técnicas do reconhecimento de padrões de imagens, o Optical Character Recogniton (OCR). Podemos afirmar que 26% das dissertações já encontram-se acessíveis no repositório DSpace do PPGCI/UFPB (http://dci2.ccsa.ufpb.br). É importante destacar que um repositório possui uma visibilidade muito extensa, os trabalhos depositados lá vão desde Teses e Dissertações até as produções dos grupos de pesquisa. É nosso desejo que esta pesquisa venha contribuir para a disseminação de informações no ambiente digital e que ela sirva de estimulo para que outras Universidades repensem suas políticas de produção, acesso, recuperação e disseminação da informação de documentos que não nasceram no meio digital.
Palavras-chave: Digitalização. Repositório Digital. DSpace.
Universidade Federal da Paraíba
2011-05-19
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"Avaliado por Pares"
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/7531
Biblionline; v.6, n.2, jul./dez. 2010.
1809-4775
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Copyright (c) 2017 Dulce Elizabeth Lima de Sousa, Patrícia Silva, Alba Lígia, Guilherme Ataíde Dias
oai:periodicos.ufpb.br:article/7532
2019-10-25T16:28:45Z
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PRESERVATION OF DIGITAL OBJECTS INFORMATION
PRESERVACIÓN DE LA INFORMACIÓN EN OBJETOS DIGITALES
PRESERVAÇÃO DA INFORMAÇÃO EM OBJETOS DIGITAIS
Pereira de Jesus, Joana D’arc
Kafure, Ivette
This article discusses the importance of preservation of digital objects and data media storage, so that future generations can have access to the information contained therein. We discuss the advantages and disadvantages of some of the strategies such as refreshing, encapsulation, migration, adhesion of standards, preparation of manuals or guides, social networking and partnerships among others. Thus it is intended to help professionals and information users choose appropriate strategies to apply in their files or private collections
Este artículo aborda la importancia de la preservación de los objetos digitales y de sus soportes físicos de almacenamiento. La preservación digital posibilitará que las generaciones futuras puedan tener acceso a la información contenida en los mismos. Se discute, las ventajas y las desventajas de algunas estrategias tales como refrescamiento, encapsulamiento, migración, adhesión de patrones, elaboración de manuales o guías, formación de redes sociales y asociaciones, entre otras. De esta manera, se pretende auxiliar a los profesionales y a los usuarios de la información para escoger estrategias adecuadas para aplicar en sus acervos o colecciones particulares.
O presente artigo aborda a importância da preservação dos objetos digitais e de seus suportes físicos de armazenamento. A preservação digital possibilitará que as futuras gerações possam ter acesso à informação neles contida. Discutem-se, as vantagens e desvantagens de algumas das estratégias tais como refrescamento, encapsulamento, migração, adesão de padrões, elaboração de manuais ou guias, formação de redes sociais e parcerias dentre outras. Desta maneira pretende-se auxiliar aos profissionais e aos usuários da informação na escolha de estratégias adequadas para aplicar em seus acervos ou coleções particulares.
Palavras-chave: Preservação digital. Estratégias de preservação. Objetos digitais. Obsolescência tecnológica.
Universidade Federal da Paraíba
2011-05-19
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"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/7532
Biblionline; v.6, n.2, jul./dez. 2010.
1809-4775
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Copyright (c) 2017 Joana D’arc Pereira de Jesus, Ivette Kafure
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2019-10-25T16:30:06Z
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APPLYING THE SERVICE QUALITY MANAGEMENT ARCHIVAL
APLICACIÓN DE LA CALIDAD DEL SERVICIO DE ARCHIVO DE GESTIÓN
APLICANDO A GESTÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO ARQUIVÍSTICO
Brandão, Alini Casimiro
The concern in the management of files oriented to the practice of quality is a process that gradually gained strength within the archive. Thus allow the adequacy of services to the needs of search and satisfactory recovery from users. For this, we must think of archival services guided by standards of excellence that optimize the service to users during a routine file, complying with the requirements of completeness of the organizations with which they are serving. Presents the quality management applied to archival services, showing a theoretical approach to understanding how the application should be in the archives. In methodological terms this is an exploratory type of literature, which enables the relationship between quality and archival services. Thus, sets of quality management within the practice files while still in its infancy, since the files are being consolidated within the institutions. Concludes highlighting the work of archivists in the institutions to establish a records management process that ensures the file the rational treatment of the information produced and received.
La preocupación en la gestión de archivos orientados a la práctica de la calidad es un proceso que poco a poco ganó fuerza en el archivo. Por lo tanto permite la adecuación de los servicios a las necesidades de búsqueda y la recuperación satisfactoria de los usuarios. Para ello, debemos pensar en los servicios de archivos guiado por las normas de excelencia que optimizar el servicio a los usuarios durante un archivo de rutina, que cumplan con los requisitos de integridad de las organizaciones con las que están sirviendo. Presenta la gestión de la calidad aplicada a los servicios de archivo, que muestra una aproximación teórica a la comprensión de cómo la aplicación debe estar en los archivos. Términos metodológicos se trata de un tipo de exploración de la literatura, lo que permite la relación entre los servicios de calidad y de archivo. Por lo tanto, conjuntos de gestión de la calidad en los archivos de práctica, mientras que todavía en su infancia, ya que los archivos se están consolidando en las instituciones. Concluye destacando la labor de los archiveros de las instituciones para establecer un proceso de gestión de registros que asegura el archivo el tratamiento racional de la información producida y recibida.
A preocupação na gestão de arquivos voltada à prática da qualidade é um processo que aos poucos ganha força dentro da arquivística. Desse modo, permitir a adequação de serviços ás necessidades de busca e recuperação satisfatória dos usuários. Para isto, deve-se se pensar em serviços arquivísticos norteados por padrões de excelência, que otimizem o atendimento aos usuários durante as rotinas de um arquivos, cumprindo em completude com as exigências das organizações a que estiverem servindo. Apresenta a gestão da qualidade aplicada aos serviços arquivísticos, mostrando uma abordagem teórica para entender como dever ser a aplicação nos arquivos. Em termos metodológicos trata-se de uma pesquisa exploratória do tipo bibliográfica, que permite estabelecer uma relação entre a qualidade e os serviços arquivistícos. Assim, expõe a gestão da qualidade dentro dos arquivos enquanto prática ainda incipiente, visto que os arquivos se encontram em fase de consolidação dentro das instituições. Conclui ressaltando o trabalho dos arquivistas nas instituições para estabelecer um processo de gestão arquivística que garanta ao arquivo o tratamento racional da informação produzida e recebida.
Palavras-chave: Gestão Arquivística. Gestão da qualidade. Serviços Arquivísticos.
Universidade Federal da Paraíba
2011-12-29
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"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/9819
Biblionline; v. 7, n. 2, jul./dez. 2011.
1809-4775
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/9819/6936
Copyright (c) 2017 Alini Casimiro Brandão
oai:periodicos.ufpb.br:article/26030
2019-10-25T16:35:08Z
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Uma análise da Ciência da Informação brasileira no contexto da interdisciplinaridade
Santos, Izabel Lima dos
Chacon, Wagner
Veras, Jefferson
Analisa perspectivas e limitações interdisciplinares da Ciência da Informação brasileira, no contexto especifico dos trabalhos apresentados, nos anos de 2003 e 2012, no GT 1 – Estudos Históricos e Epistemológicos da Ciência da Informação, do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação. Para tanto se realizou revisão de literatura referente ao histórico da área de Ciência da Informação. Apresentam-se, também, os principais aspectos do debate sobre a interdisciplinaridade. A partir desse referencial, buscou-se analisar em que medida a Ciência da Informação brasileira faz uso dos conhecimentos específicos de outras áreas para sua construção epistemológica, ou seja, em que medida se dá a sua interdisciplinaridade. A metodologia adotada possui um caráter qualitativo e se consistiu na comparação do conteúdo exposto nos artigos integrante do recorte com as modalidades de interdisciplinaridade propostas por Heinz Heckhausen. A partir dessas comparações foi possível identificar as dicotomias e nuances existentes no discurso da Ciência da Informação no tocante a questão da interdisciplinaridade.
Universidade Federal da Paraíba
2016-03-30
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"Avaliado por Pares"
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/26030
Biblionline; v. 11 n. 2 (2015); 218-231
1809-4775
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/26030/15183
Copyright (c) 2017 Izabel Lima dos Santos, Wagner Chacon, Jefferson Veras
oai:periodicos.ufpb.br:article/26234
2019-10-25T16:35:08Z
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Inserindo as habilidades mediadoras do profissional da informação no ciclo de vida de políticas públicas.
Marsulo, Thabyta Giraldelli
Carvalho, Ãngela Maria Grossi de
Considerando a ciência da informação um campo interdisciplinar buscamos enlaçar seus pressupostos teóricos aos do campo das políticas públicas em especial as de informação e tecnologia. Com o objetivo de destacar as habilidades específicas dos profissionais da informação sobre o ciclo de vida e o desenvolvimento de políticas públicas visando alavancar as transformações trazidas pelas tecnologias da informação e comunicação, elementos reguladores da sociedade contemporânea, no âmbito da sociedade e principalmente neste universo governamental. O estudo apresenta características de pesquisa fundamental e aplicada. No primeiro caso nos interessamos pelas investigações do campo teórico e metodológico da Ciência da Informação que contribui para a validação das teorias propostas neste projeto, a compreensão dos sujeitos sociais no processo de atuação do profissional da informação no âmbito das políticas públicas, através da conexão do percurso histórico da ciência da informação e seus profissionais e o cenário político nacional, reforçando a importância do envolvimento do profissionais da ciência da informação na elaboração destas políticas.
Universidade Federal da Paraíba
2016-03-30
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"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/26234
Biblionline; v. 11 n. 2 (2015); 206-217
1809-4775
por
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Copyright (c) 2017 Thabyta Giraldelli Marsulo, Ãngela Maria Grossi de Carvalho
oai:periodicos.ufpb.br:article/28234
2019-10-25T16:35:26Z
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Análise da evolução da temática comunicação da ciência nos anais do ENANCIB no período 2003-2014
Silva, Michelle Kely Batista
Autran, Marynice Medeiros Matos
A evolução da ciência impacta diretamente a comunicação científica. Para conhecer o desenvolvimento desta temática, propôs-se como objetivo geral: Analisar a evolução da produção científica em “Comunicação da Ciência” publicada nos anais do ENANCIB no período 1994-2014. Para alcançar esse objetivo, determinaram-se os seguintes objetivos específicos: Levantar os trabalhos produzidos durante o período 2003-2014; Identificar os autorias e coautorias; Identificar os autores mais produtivos. Trata-se de uma pesquisa em andamento, caracterizada como documental do tipo exploratório-descritiva, tendo como locus da coleta de dados o Repositório Questões em Rede BENANCIB. Nesta pesquisa, consideram-se o GT7 Produção e Comunicação da Informação em CT&I, bem como os GTs anteriores - Produção Científica/Literatura Cinza; Comunicação Científica; Comunicação e Produção Científica/Literatura Cinza; Organização do Conhecimento e Representação da Informação. Os dados preliminares indicam que no período foram apresentados, nas 15 edições do evento, 2554 comunicações. Os dados, ora apresentados, se referem ao período 2003-2014, uma vez que os trabalhos apresentados entre 1994 a 2002, não possuem palavras-chave, o que demanda a leitura dos resumos, atividade que será feita em etapa posterior. Dos 146 trabalhos recuperados, apenas 34 (23,3%) apresentam autoria individual, enquanto os 112 remanescentes (88,7%) são realizados em coautoria.
Universidade Federal da Paraíba
2016-06-05
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"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/28234
Biblionline; v. 12 n. 1 (2016); 116-126
1809-4775
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/28234/15354
Copyright (c) 2017 Michelle Kely Batista Silva, Marynice Medeiros Matos Autran
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2019-10-25T16:36:21Z
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A biblioteca digital sob a perspectiva do usuário da informação
Paletta, Francisco Carlos
Prado, Ana Carolina Rodrigues do
O artigo tem o objetivo de discutir os aspectos conceituais referentes à Biblioteca Digital e as suas intersecções com Estudos de Usuários da Informação. Apresenta abordagens referentes à avaliação de produtos e serviços oferecidos, destacando a perspectiva do usuário como diferencial no aperfeiçoamento de Bibliotecas Digitais. Os Serviços de Referência e a interoperabilidade são fatores que dialogam com a concepção de biblioteca de acesso aberto, impulsionando a construção de interfaces, funcionalidades e conteúdos de acordo com o que cada comunidade usuária prioriza.
Universidade Federal da Paraíba
2016-12-15
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"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/29248
Biblionline; v. 12 n. 3 (2016); 238-248
1809-4775
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Copyright (c) 2017 Francisco Carlos Paletta, Ana Carolina Rodrigues do Prado
oai:periodicos.ufpb.br:article/40771
2020-03-01T21:57:46Z
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As coleções digitais especiais: o caso CEDOC da Faculdade de Comunicação da UNB
Peres, Mônica Regina
Miranda, Anônio Lisboa de Carvalho
O Centro de Documentação (CeDoc) da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC) reúne a memória da produção acadêmica e experimental da Faculdade a partir de um projeto de construção de um espaço laboratorial, transdisciplinar, para a investigação e criação de propostas de Gestão da Memória em Comunicação e Informação da Faculdade de Comunicação. Relata as ações aos produtos para a criação da coleção especial nos repositórios da BCE, que foi possível ao oferecer a disciplina optativa Comunicação, Informação e Computação: fundamentos e aplicação. Os as ações de preservação são: 1. Organização e digitalização das edições da revista Campus Repórter Campus Repórter; 2. Organização e digitalização do jornal Campus impresso, o mais antigo jornal-laboratório em circulação no país; 3. Livro Livre - sala de leitura de uso e manutenção compartilhada. Elaboração de normas, tutoriais e manuais para o desempenho das atividades. O projeto em sua totalidade ainda está em fase de implantação.
Universidade Federal da Paraíba
2018-10-10
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"Avaliado por Pares"
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/40771
10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.40771
Biblionline; v. 14 n. 2 (2018); 74-84
1809-4775
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/40771/20971
Copyright (c) 2018 Mônica Regina Peres, Anônio Lisboa de Carvalho Miranda
oai:periodicos.ufpb.br:article/47453
2020-05-01T01:09:09Z
biblio:PA
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Custodialismo:: Um fenômeno social
de Andrade, Wilma Bispo
Lima, Marcos Galindo
Apresenta pesquisa em andamento, cujo objetivo é qualificar o conjunto do fenômeno social da custódia informacional que se desenvolve no entorno da realidade social. Aborda criticamente a dimensão da custódia informacional, levando em consideração alguns eixos interpretativos para elucidar a construção do pensamento contemporâneo e suas alternativas explicativas da realidade. Nesse ambiente, nosso objeto de estudo é o fenômeno social da custódia informacional, considerando seu contexto histórico em ambientes formais e naturais de guarda memorial. A metodologia empregada para a construção da pesquisa se define como análise textual e interpretação discursiva e permite projetar formas de análise de novos fenômenos da realidade da disciplina Ciência da Informação. A investigação optou pela pesquisa qualitativa e exploratória, apoiada em um referencial teórico capaz de descrever o conjunto do fenômeno social que se desenvolve no entorno da realidade de guarda e custódia da memória. Buscando através da observação dos fenômenos e das relações existentes entre os fenômenos observados, descobertas que serão postas em classificações, possibilitando elaborar generalizações que confirmem os resultados esperados, de entender como a ciência da informação vem percebendo a influência do fenômeno social da custódia sobre o conhecimento custodiado.
Universidade Federal da Paraíba
2020-04-29
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info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/47453
10.22478/ufpb.1809-4775.2019v15n3.47453
Biblionline; v. 15 n. 3 (2019): Biblionline; 108-124
1809-4775
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/47453/29371
Copyright (c) 2020 Wilma Bispo de Andrade, Marcos Galindo Lima
oai:periodicos.ufpb.br:article/64397
2023-04-25T20:38:31Z
biblio:PA
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MEDIATIONS AND ACTIONS IN CARIACICA/ES: knowledge, skills and attitudes of school librarians in favor of reading practices: conhecimento, habilidade e atitudes do bibliotecário escolar em prol das práticas leitoras
Mediações e ações em Cariacica/ES: conhecimento, habilidade e atitudes do bibliotecário escolar em prol das práticas leitoras
Souza de Carvalho, Sandra Maria
Mattos de Souza Cardoso, Antonio Luiz
Calderari Miguel, Marcelo
The present work comprehensive approach to reading and library that starts from reading the world through the libertarian context of human language, which aims at communication and, mainly, the expansion of worldviews, through the context of who speaks of who reads and of whoever writes. On the path of liberation through reading, there is a text that carries with it a place of speech, the interpretant and the interpreted meet in the possible readings and adapt to the context, or circumstantial interpretations. The paths to these interpretive encounters are facilitated by the continuing education of professionals, by the image and status of the librarian and the library - which are raised to give access to information sources, with the example of the book and other forms of mediation in the library space. school. These school systems need to address access issues, but they must take into account cognitive aspects of the human person to promote reading practices. It is concluded that it is difficult for information to bring setbacks to citizen life, in this sense the school library has in its social function, the mission of going beyond the preservation of collections, that is, promoting the dissemination of useful information that promotes meaning for a citizen liberation, stimulating new skills and abilities for the entire librarian community in the country.
O presente trabalho apresenta uma abordagem compreensiva sobre leitura e biblioteca que parte da leitura de mundo mediante o contexto libertário da linguagem humana, que visa à comunicação e, principalmente, a ampliação das visões de mundo, através do contexto de quem fala, de quem lê e de quem escreve. No caminho da libertação pela leitura existe um texto que carrega consigo um lugar de fala, o interpretante e o interpretado se encontram nas leituras possíveis e se adéquam ao contexto, ou interpretações circunstanciais. Os caminhos para esses encontros interpretativos são facilitados pela formação continuada dos profissionais, pela imagem e status da pessoa bibliotecária e da biblioteca – que se erguem para dar acesso as fontes de informação, com o exemplo do livro e outras formas de mediação no espaço da biblioteca escolar. Esses sistemas escolares necessitam atender a questões de acesso, mas devem levar em conta aspectos cognitivos da pessoa humana para promover as práticas leitoras. Conclui-se que há dificuldade de a informação trazer recuos a vida cidadã, nesse sentido a biblioteca escolar tem em sua função social, a missão de ir além da preservação de acervos, ou seja, promover a difusão de informações úteis que promova sentido para uma libertação cidadã, estimulando novas competências e habilidades para toda a comunidade de bibliotecários do país.
Universidade Federal da Paraíba
2023-04-25
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/64397
Biblionline; v. 18 n. 4 (2022): Biblionline; 103-114
1809-4775
por
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/64397/37297
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/64397/37298
Copyright (c) 2023 Sandra Maria Souza de Carvalho, Antonio Luiz Mattos de Souza Cardoso, Marcelo Calderari Migue
oai:periodicos.ufpb.br:article/67060
2023-12-05T20:32:36Z
biblio:PA
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Repository as a knowledge base: applications in the Brazilian context
Repositório como base de conhecimento: aplicações no contexto brasileiro
Nascimento Silva, Patrícia
Dias, Célia da Consolação
Aganette, Elisângela Cristina
Lima, Gercina Ângela de
Maculan, Benildes Coura Moreira dos Santos
Digital repositories (DR) and knowledge bases (KB) have similar objectives, however, they have different concepts. The objective of this study is to investigate the implementation of KB having a DR as technological support, exploring the existing models. This research is characterized as exploratory and descriptive, based on a bibliographical research in the databases: Scopus Elsevier, Web of Science, BRAPCI, Scielo and Google Scholar. Applying the inclusion and exclusion criteria, only studies retrieved from Google Scholar were selected, with the portfolio comprising 20 studies. The results made it possible to identify and map models, existing relationships and also differences in their use, distributed into five categories that included public and private solutions for institutional and thematic KB and DR. Studies were observed that implemented a BC as a DR (categories 1 and 2) and others (categories 3, 4 and 5) in which the concept of KB was broad, involving the processing and discovery of knowledge, associated with other artifacts in addition to repositories.
Repositórios digitais (RD) e bases de conhecimento (BC) possuem objetivos semelhantes, porém, têm conceitos distintos. O objetivo deste estudo é investigar a implementação de BC tendo como suporte tecnológico um RD, explorando os modelos existentes. Esta pesquisa caracteriza-se como exploratória e descritiva, com base em uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados: Scopus Elsevier, Web of Science, BRAPCI, Scielo e Google Acadêmico. Aplicando os critérios de inclusão e exclusão foram selecionados somente estudos recuperados do Google Acadêmico, sendo o portfólio composto por 20 estudos. Os resultados permitiram identificar e mapear modelos, relações existentes e também diferenças em sua utilização, distribuídas em cinco categorias que incluíam soluções públicas e privadas para BC e RD institucionais e temáticos. Foram observados estudos que implementaram uma BC como RD (categorias 1 e 2) e outros (categorias 3, 4 e 5) nos quais o conceito de BC era amplo, envolvendo o processamento e a descoberta de conhecimento, associados a outros artefatos além dos repositórios.
Universidade Federal da Paraíba
2023-11-30
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"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/67060
Biblionline; v. 19 n. 3 (2023): Biblionline; 175-185
1809-4775
por
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2023-12-05T20:32:36Z
biblio:PA
driver
THE RELEVANCE OF AFFECTION IN LIBRARY BUSINESS: EVIDENCE IN CASTELO CITY, ES, BRAZIL : evidências em Castelo, ES
A relevância do afeto na Bibioteconomia : evidências em Castelo, ES
Souza de Carvalho, Sandra Maria
Calderari Miguel, Marcelo
In this study, we explore the concepts of the thinker Henry Wallon (1879-1962) to highlight the importance of affection in interpersonal relationships at the Municipal Library Ciro Vieira Da Cunha, in Castelo City, Espírito Santo State, Brazil. We investigated how affection and emotional memory influence personal identity and the construction of knowledge. Through bibliographical research and direct observation, we evidenced the presence of affection in the interactions between librarians and users, influenced by the sociocultural context. The results highlight the relevance of incorporating the affective dimension in the training of librarians and in their professional practices, promoting welcoming and empathetic environments that enrich reading and learning experiences, strengthening the role of the library as a social and inclusive space for the entire community.
Neste estudo, exploramos os conceitos do pensador Henry Wallon (1879-1962) para destacar a importância do afeto nas relações interpessoais na Biblioteca Municipal Ciro Vieira Da Cunha, em Castelo, Espírito Santo, Brasil. Investigamos como o afeto e a memória emocional influenciam a identidade pessoal e a construção do conhecimento. Por meio de pesquisa bibliográfica e observação direta, evidenciamos a presença do afeto nas interações entre bibliotecários e usuários, influenciadas pelo contexto sociocultural. Os resultados ressaltam a relevância de incorporar a dimensão afetiva na formação de bibliotecários e em suas práticas profissionais, promovendo ambientes acolhedores e empáticos que enriquecem as experiências de leitura e aprendizagem, fortalecendo o papel da biblioteca como um espaço social e inclusivo para toda a comunidade.
Universidade Federal da Paraíba
2023-11-30
info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/67858
Biblionline; v. 19 n. 3 (2023): Biblionline; 157-174
1809-4775
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Copyright (c) 2023 Profa. Sandra Maria Souza de Carvalho, Prof. Marcelo Calderari Miguel