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ESPAÇOS MÚLTIPLOS E CIRCULARIDADES NA FESTA DO KIPUPA: RELIGIOSIDADES E REIVINDICAÇÕES DE DIREITOS ÉTNICO-RACIAIS
Sena, José Roberto
UFPB
O Kipupa é um festejo afro-religioso e um ambiente de encontro de movimentos sociais realizado no Grande Recife/PE desde 2006. Percebo, através de trabalho etnográfico, uma circularidade de atores que compõe o múltiplo espaço da festa, campo social híbrido configurado pela circulação de atividades acadêmicas, onde é constante a presença de pesquisadores da cultura afro e indígena, essa participação é um meio de legitimidade; é um espaço sagrado, em que os diversos líderes religiosos se reúnem para celebrar a memória e os rituais da Jurema; é um espaço de festa no qual os participantes brincam na tradicional sambada de coco, com a apresentação de mestres da cultura popular; e, por fim, é um espaço político, pois reivindicam liberdades de culto, direitos étnico-raciais e de gênero, a afirmação de identidade negra e a manutenção da memória religiosa frente à fragmentação cultural pós-moderna.
UFPB
2015-03-18 00:00:00
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Cadernos Imbondeiro; v. 3 n. 2 (2014)
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PONCIÁ VICÊNCIO RAÇA E IDENTIDADE, UM DIÁLOGO POSSÍVEL
Oliveira, Ana Ximenes Gomes de
Universidade Federal da Paraíba
Neste estudo, procurei investigar as relações entre raça e identidade para a construção identitária do indivíduo, considerando o que este traz como memória-histórica e o que isso causa de efeito junto a sua subjetividade. Busco analisar a construção identitária da protagonista Ponciá Vicêncio do romance homônimo de Conceição Evaristo. Trata-se de uma literatura afro-brasileira, de autoria feminina, que apresenta uma história com construções genéricas à estrutura histórico-social deste país. Para tanto, tomei como base teórica as contribuições do autor africano Kwame Anthony Appiah e do antilhano Frantz Fanon, como uma reflexão acerca da perspectiva que desconstrói a visão etnocêntrica destes pressupostos, reconstruindo uma noção basilar menos excludente. Appiah se concentra em questionar os critérios utilizados pela biologia e antropologia com relação às discussões raciais e identitárias, principalmente em África e seus descendentes culturais.
UFPB
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ESTUDOS CULTURAIS, EDUCAÇÃO E PROCESSOS IDENTITÁRIOS: JUVENTUDE, GÊNERO, RAÇA
Braga, Graça Elenice dos Santos
Universidade Federal Rural de PE
Duarte, Marcos Solano
O artigo tem por objetivo analisar as contribuições teóricas e políticas nos Estudos Culturais, tendo como base os teóricos do campo das ciências sociais como da educação contemporânea. Realizamos uma contextualização do tema nas últimas décadas e apontamos dos quais nos aproximamos para pensar sobre os estudos. Sugerimos uma reflexão critica sobre a noção da identidade da juventude, gênero e raça e como se insere no cenário escolar, propomos tratá-la como categorias identitárias dinâmicas e não biológicas. Nas análises percebemos a influência nos diversos momentos históricos e territoriais aos Estudos Culturais , bem como sua atualização nos princípios teóricos, em conexão com o contexto e os sujeitos políticos. Ainda, observamos a importância das instituições de ensino pautar como estudos as identidades as suas relações e expressões culturais. Assim, destacamos aspectos desafiantes aos profissionais da educação e pesquisadores apontados pelos Estudos Culturais.
UFPB
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Cadernos Imbondeiro; v. 3 n. 2 (2014)
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IDENTIDADE TERRITORIAL QUILOMBOLA: TENSÕES E POSSIBILIDADES PARA UMA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
Silva, Marcos Antonio Solano Duarte
UFRPE
FUNDAJ
PPGECI
Braga, Graça Elenice dos Santos
O presente artigo propõe discutir sobre o silenciamento da identidade territorial quilombola nos currículos escolares e também sobre as tensões e possibilidades históricas das lutas e resistências em prol de uma educação das relações étnico-raciais. Como aporte teórico desta discussão, primamos pelas contribuições dos Estudos Pós-coloniais, que atualmente lastreiam os debates em torno do colonialismo e das perspectivas dos grupos subalternizados para o enfrentamento das epistemologias dominantes. É nesta perspectiva, que buscamos refletir sobre a complexidade histórica que envolve as relações étnico-raciais no sistema educacional brasileiro, assim como nos processos identitários e territoriais quilombola. Espera-se com este texto, contribuir para outros estudos e com isso robustecer ainda mais o arcabouço bibliográfico e acadêmico que envolva a referida temática.
UFPB
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Cadernos Imbondeiro; v. 3 n. 2 (2014)
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MULHERES NEGRAS PESCADORAS: MEMÓRIA E RECONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Santos, Maria José dos
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Núcleo de Estudos e Pesquisas Afrobrasileira - UFPE. http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ci
MULHERES NEGRAS PESCADORAS: MEMÓRIA E RECONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES
Maria José dos Santos
GT 2 - Identidades, territórios e movimentos sociais.
O presente artigo tem como ponto de partida, as experiências em oficinas com mulheres negras, pescadoras do Cabo de Santo Agostinho - PE. O principal objetivo deste trabalho é ressaltar a memória do processo de reconstrução das identidades afro-brasileiras e utilizando como suporte, o fortalecimento do ser mulher negra, a coletividade. Durante os contatos com as mulheres observei que a tradição oral é considerada uma forma de manutenção de sua história, fonte de resistência e aprendizagens. Assim, na perspectiva de respeitar as culturas de matrizes africanas e manter a memória histórica da oralidade destes povos, utilizo como metodologia de pesquisa a História Oral. O trabalho mostra como as mulheres pescadoras se unem para superar os preconceitos, e vão descobrindo as várias formas de discriminações e desmitificam o machismo no espaço de trabalho e na comunidade.
Palavras chaves: Mulheres Negras. Memória. Identidades.
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Cadernos Imbondeiro; v. 3 n. 2 (2014)
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