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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
Editorial
Nogueira, Ilza Maria
2006-05-01
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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
Una amistad que continúa
Lanza, Alcides
2006-05-01
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pt_BR
Una amistad que continúa é um depoimento do compositor Alcides Lanza, companheiro de juventude de José Alberto Kaplan. Alunos de Arminda Canteros nos anos 50, Kaplan e Lanza desenvolveram uma amizade duradoura até os dias atuais. Neste texto, Lanza homenageia o amigo, descrevendo suas qualidades musicais como pianista e compositor, observadas ao longo de sua formação pianística e carreira profissional.
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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
Mestre Kaplan
Martins, José Henrique
2006-05-01
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pt_BR
O pianista José Henrique Martins foi aluno de José Alberto Kaplan durante o Bacharelado em instrumento realizado no Departamento de Música da UFPB. Em Mestre Kaplan, ele depõe sobre a metodologia de ensino do instrumento de Kaplan, descrevendo os resultados das abordagens inovadoras do seu pensamento pianístico.
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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
Ars inveniendi
Kaplan, José Alberto
2006-05-01
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pt_BR
Resumo: Neste artigo, o autor descreve como utiliza diversos processos de intertextualidade em seu método composicional. Palavras-chave: Composição, intertextualidade, Palimpsesto, retórica.
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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
A intertextualidade como fio condutor nos processos de criação e interpretação da Sonatina para violão de José Alberto Kaplan
de Souza, Eugênio Lima
2006-05-01
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pt_BR
. Em virtude de certas peculiaridades na execução violonística da obra, foram concebidos os "Operadores de Execução" como possibilidades técnicas de enfrentar as dificuldades relativas à sua performance. Para se retomar e ampliar o aspecto da intertextualidade como fio condutor deste trabalho, busca-se mostrar, assim, que a interpretação e a audição de uma obra, devido a seu caráter próprio, são, igualmente, processos intertextuais. Palavras-chave: Análise composicional, interpretação musical, intertextualidade.
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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
Sonata para trompete e piano de José Alberto Kaplan: aspectos técnico-interpretativos
da Fonseca, Gláucio Xavier
2006-05-01
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pt_BR
Neste artigo o autor analisa as dificuldades técnico-interpretativas para o trompete na Sonata para trompete e piano de José Alberto Kaplan, bem como a complexidade dos aspectos expressivos nos campos da dinâmica e da agógica, apresentando recomendações práticas para superar as dificuldades apontadas. Palavras-chave: Análise musical, intertextualidade, interpretação musical.
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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
A Sonata para trompete e piano de J. A. Kaplan: reciclagem estilística e modelagem intertextual
Nogueira, Ilza
2006-05-01
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pt_BR
A relação estilística da Sonata para trompete e piano de J. A. Kaplan com a obra de Hindemith é uma característica que se evidencia de imediato ao ouvinte informado. O presente estudo valorizou esse aspecto da composição na definição de um objetivo analítico. Em termos gerais, observa a obra sob oponto de vista da sua relação com a linguagem hindemithiana, e em específico, com o modelo estrutural da II Sonata para piano do compositor alemão, com a qual encontramos parcialmente, na sonata de Kaplan, uma relação íntima do tipo modelo x objeto modelado. Palavras-chave: Música brasileira de concerto, música de câmera, análise musical, intertextualidade.
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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
A Sonata para piano de José Alberto Kaplan (1991) e a tradição da escrita pianística
Gerling, Cristina Capparelli
2006-05-01
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pt_BR
Este trabalho tem por objetivo demonstrar como a Sonata para piano de José Alberto Kaplan (1991) incrementa o repertório pianístico de sonatas dos últimos trezentos anos. Procurando identificar tanto os elementos composicionais quanto pianísticos inseridos em uma consolidada tradição de escrita instrumental, após as considerações analíticas de cada um dos seus quatro movimentos, a autora sugere possibilidades de escolha no encaminhamento da execução através de considerações rítmicas e fraseológicas. Palavras-chave: Forma sonata. Escrita pianística. Análise musical.
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Claves
Claves N.º1 – Maio 2006
Resenhas: "José Alberto Kaplan - Obras orquestrais (CD)"
Vasconcelos, Erick .
Morelenbaum, Henrique .
Tacuchian, Ricardo .
2006-05-01
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pt_BR
.
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Claves
Claves N.° 2 - Nov. 2006
Editorial
Nogueira, Ilza Maria
2006-11-01
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Claves
Claves N.° 2 - Nov. 2006
As querelas musicais dos anos 50: ideário e contradições
Tacuchian, Ricardo
2006-11-01
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pt_BR
Novas reflexões acerca do significado da Música Brasileira nos anos 50, sob um ponto de vista hermenêutico e dentro de um contexto social e histórico. Idéias e contradições do período. Palavras-chave: Música brasileira. Nacionalismo musical. Carta aberta.
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Claves
Claves N.° 2 - Nov. 2006
Dicionários musicais brasileiros e a perplexidade das províncias
Veiga, Manuel
2006-11-01
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pt_BR
Dicionários musicais ditos “brasileiros” são uma fonte perene de desarmonias, posto que consideram o Brasil do ponto de vista exclusivo do Rio de Janeiro e de São Paulo. A perplexidade do “resto”, fruto de preconceitos e de certo grau de etnocentrismo, é considerável. Exemplos são dados de erros e omissões que vão desde equívocos pitorescos, à criação de personalidades inexistentes e multiplicação de obras por perversa cissiparidade, quando não se trata de omissões irresponsáveis e letais, ao gosto de “críticos” auto-indicados. Propõe-se uma coordenação nacional de projetos limitados regionalmente, mas desenvolvidos em profundidade, de embasamento teórico semelhante, por uma instituição como o IBICT. Palavras-chave: Lexicografi a musical. Erros e omissões. Necessidade de coordenação.
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Claves
Claves N.° 2 - Nov. 2006
Educação musical e identidade: mobilizando o poder da cultura para uma formação mais musical e um mundo mais humano
Oliveira, Alda
2006-11-01
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pt_BR
Este texto aborda as relações entre educação musical, identidade e cultura, com ênfase numa perspectiva que sugere a articulação entre os processos de educação musical escolar e não escolares. Defende-se um ensino de música que tenha relações com o poder mobilizador da cultura, que seja equilibrado em termos de atividades musicais, que seja musical e que contribua para um mundo mais humanizado. São apresentados fundamentos teóricos que podem orientar o professor de música para uma abordagem pedagógica de articulação e diálogo com a cultura (a abordagem PONTES) e uma representação gráfi ca para explicar uma opção de organização curricular. Palavras chave: Educação escolar. Educação não escolar. Cultura musical. Educação multicultural.
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Claves
Claves N.° 2 - Nov. 2006
Três exemplos de retórica no discurso musical
Zampronha, Edson
2006-11-01
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pt_BR
Neste texto abordo um tipo específico de discurso retórico na música: aquele no qual, dentro de uma obra, a escuta é levada a interpretar de outra maneira aquilo que havia escutado antes. Essa re-interpretação ocorre durante a escuta da própria obra, e é um dos recursos centrais para a construção do eixo dramático da linguagem musical. São apresentados três exemplos deste discurso retórico: um exemplo de Beethoven, outro de Varèse e outro de minha própria autoria. Detalho como este discurso retórico é construído, e concluo comparando brevemente a forma de construção deste discurso nas três obras comentadas. Palavras-chave: Discurso musical. Retórica. Linguagem musical. Beethoven. Varèse. Zampronha.
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Claves
Claves N.° 2 - Nov. 2006
O discurso sobre música: reflexos na educação musical
Nassif Schroeder, Silvia Cordeiro
2006-11-01
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pt_BR
Este artigo traz uma análise crítica dos modos de significar a música que predominam no meio musical. Partindo de discursos de críticos, músicos e educadores, procura mostrar a fragilidade de algumas concepções que a todo o momento são reforçadas – não apenas na mídia, mas também no contexto da educação musical –, contrapondoas a uma outra visão. O objetivo principal dessa análise é fazer com que os educadores, tomando consciência de suas próprias crenças, possam trabalhar no sentido de tentar superá-las. Considera-se que, de outra forma, correremos o risco de não conseguir avançar significativamente no pensamento educacional da música, criando propostas que, embora superficialmente inovadoras, muitas vezes permanecem assentadas sobre os mesmos pressupostos epistemológicos que embasam os modelos educacionais que combatemos. Palavras-chave: Epistemologia da música. Signo musical. Campo artístico.
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Claves
Claves N.° 2 - Nov. 2006
Simetria axial como elemento de coerência no 2º movimento de “Cinco Movimentos para Quarteto de Cordas” de Anton Webern
Pitombeira, Liduino
2006-11-01
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pt_BR
Este artigo descreve um tipo sutil de centricidade, encontrada no Opus 5 de Anton Webern, denominada simetria axial. Uma análise micro e macroestrutural da obra, concomitantemente com a identificação de seus eixos simétricos, compõem um modelo teórico que revela a sutileza e o refinamento encontrado nas primeiras obras atonais instrumentais de Webern, ao mesmo tempo em que inspira a aplicação das técnicas composicionais aqui descritas em novas obras de diferentes orientações estéticas. Palavras-chave: Webern. Simetria axial. Eixos de simetria.
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2019-10-25T18:37:52Z
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Claves
Claves N.° 2 - Nov. 2006
Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: Perspectivas para o campo da etnomusicologia
Silva Queiroz, Luis Ricardo
2006-11-01
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pt_BR
Este trabalho apresenta perspectivas da pesquisa quantitativa e da pesquisa qualitativa, refletindo sobre as aplicações dessas duas abordagens metodológicas nos estudos etnomusicológicos. O trabalho tem como base uma ampla pesquisa bibliográfica em etnomusicologia, antropologia e demais áreas afins ao foco da discussão. A partir das reflexões apresentadas fica evidente que a pesquisa quantitativa e a pesquisa qualitativa, apesar de suas particularidades metodológicas, são complementares, podendo compor, juntas, as ferramentas necessárias para o a realidade de cada investigação. Palavras-chave: Pesquisa quantitativa. Pesquisa qualitativa. Etnomusicologia.
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2019-10-25T18:38:17Z
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Claves
Claves N.º 3 – Maio 2007
Editorial
Nogueira, Ilza Maria
2007-05-01
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Claves
Claves N.º 3 – Maio 2007
A musicologia à luz da hermenêutica
Duprat, Régis
2007-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2721
pt_BR
Desde o ingresso na universidade, nos anos 70, as artes buscaram a cientificidade. As ciências exatas e as da natureza, inversamente tenderam a uma compreensão sociológica dos critérios de avaliação e processos de validação, pelas comunidades científicas, e dos princípios que regem a evolução das ciências. Música, artes e ciências humanas, têm em comum o cultivo da sensibilidade e a racionalidade das regras, marca da subjetividade. A elas cabe um movimento permanente entre o factual e a síntese conceitual. Tais objetivos contam com a experiência dos estudos hermenêuticos que no século XX se transformou numa disciplina universal. A par dos processos cognitivos, o homem está fadado à Hermenêutica. Palavras-chave: Musicologia. Sensibilidade. Racionalidade. Hermenêutica.
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2019-10-25T18:38:17Z
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Claves
Claves N.º 3 – Maio 2007
Alcançando todos os alunos: a promessa da educação online de criar um acesso mundial
Burkett, Eugenie I.
2007-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2722
pt_BR
A demanda estudantil provocou o aumento dos cursos de educação à distância e on line. O objetivo deste trabalho é determinar a extensão do uso deste tipo de curso e dos materiais relativos em programas da área de música, e as políticas praticadas nas instituições cujos administradores advogam o seu uso. Com a padronização do acesso e do suporte técnico e institucional, faculdades e universidades podem começar a oferecer programas de graduação para estudantes de todo o mundo. Palavras-chave: Educação não sincronizada. Educação à distância. Cursos online. Materiais online. Textos online. Educação sincronizada.
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2019-10-25T18:38:17Z
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Claves
Claves N.º 3 – Maio 2007
Antes e depois do samba: modernidade, cosmopolitismo e música popular no Rio de Janeiro no começo e final do século XX
Magaldi, Cristina
2007-05-01
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pt_BR
Este estudo de história cultural comparativa examina dois períodos de globalização exarcerbada, e investiga articulações de identidades musicais que transcendem representações estáticas de localidade e/ou nacionalidade. Duas narrativas do passado musical brasileiro - o começo e final do século XX - são colocados em perspectiva histórica como pontos de reflexão sobre o papel da música em articulacões de identidade e na política de autorepresentação no Brasil. O texto enfoca dois períodos em que o samba não estava no centro das negociações políticas e ideológicas da construção da identidade cultural e musical, e serve como ponto de partida para a compreensão da construção e destruição do samba como símbolo musical de brasilidade. Palavras-chave: Nacionalismo. Cosmopolitismo. Música no Rio de Janeiro.
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2019-10-25T18:38:17Z
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Claves
Claves N.º 3 – Maio 2007
O canto orfeônico na Paraíba
da Silva, Luceni Caetano
2007-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2724
pt_BR
Este trabalho traça um paralelo entre o canto orfeônico existente no Rio de Janeiro e na Paraíba nas décadas de 1930 e 1940; este desenvolvido por Gazzi de Sá, aquele por Villa-Lobos. Ademais, discorre sobre a estreita ligação entre esses dois músicos. Em seguida, apresenta Gazzi de Sá como professor do Conservatório Nacional de Canto Orfeônico, no Rio de Janeiro, e o seu empenho em criar um Conservatório de Canto Orfeônico na Paraíba, mesmo já tendo fixado residência no Sudeste do país. Reforçando ainda, através das histórias apresentadas, o relevante papel que Gazzi de Sá teve como educador musical na Paraíba. Palavras-chave: Gazzi de Sá. Educação musical. História do canto orfeônico na Paraíba.
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2019-10-25T18:38:17Z
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Claves
Claves N.º 3 – Maio 2007
A Paulistana n. 7 de Cláudio Santoro (1919-1989) e a escrita nacionalista para piano
Gerling, Cristina Capparelli
Schneider, Polyane
2007-05-01
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Este trabalho investiga os elementos que caracterizam a escrita pianística da Paulistana nº 7 de Claudio Santoro através de elementos incorporados no seu segundo período composicional. Examina a escrita pianística praticada até meados do século XX e contextualiza historicamente a obra. Expõe uma breve a análise formal e harmônica da peça e exibe as conexões entre os elementos que caracterizam a escrita pianística da Paulistana n. 7 e os de outras obras do repertório pianístico brasileiro. Palavras-chave: Paulistana n. 7. Sonata. Escrita pianística. Claudio Santoro.
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2019-10-25T18:38:17Z
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Claves
Claves N.º 3 – Maio 2007
Educação musical infantil: uma nova proposta
Silveira Barbosa, Maria Flávia
2007-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2726
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Partindo de práticas observadas na Educação Musical Infantil, formulo a hipótese de que os problemas detectados em tais práticas decorrem da filiação ao referencial teórico construtivista-interacionista, assumida conscientemente ou não pela maioria dos professores da Educação Musical e, também, pelos documentos oficiais para a Educação Infantil. A nova proposta que aponto como possibilidade de superação desses problemas está ancorada, em sua concepção de desenvolvimento infantil e aquisição de conhecimentos, na Psicologia históricocultural articulada com a perspectiva Histórico-crítica da Pedagogia. Palavras-chave: Educação musical. Musicalização infantil. Psicologia histórico-cultural.
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2019-10-25T18:38:17Z
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Claves
Claves N.º 3 – Maio 2007
Resenhas: "Eli-Eri Moura - Música de câmera" (CD)
Iazzetta, Fernando
Mannis, José Augusto
2007-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2727
pt_BR
.
oai:periodicos.ufpb.br:article/2817
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Claves
Claves N.º 6 – Nov. 2008
Editorial
Nogueira, Ilza Maria
2009-02-27
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Claves
Claves N.º 4 – Nov. 2007
Editorial
Nogueira, Ilza Maria
2007-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2863
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oai:periodicos.ufpb.br:article/2864
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Claves
Claves N.º 4 – Nov. 2007
Do GMT ao Mus3: dez anos de pesquisa em música na Paraíba, 1997-2007.
Guigue, Didier
2007-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2864
pt_BR
Um relato dos dez anos de atividades do GMT/Mus, incluíndo histórico dos projetos de pesquisa, seleção bibliográfica e relação de membros. Palavras-chave: GMT. Mus. Grupo de pesquisa em Música. Departamento de Música da UFPB. Musicologia e Computação.
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Claves N.º 4 – Nov. 2007
Do T ao C: 10 anos de desenvolvimento de software musical na Paraíba (1997-2007)
de Lima, Ernesto Trajano
2007-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2865
pt_BR
Este artigo descreve as atividades de desenvolvimento de software musical realizadas pelo GMT em seus 10 anos de existência. Destaque é dado aos softwares SOAL e SOS. O primeiro, SOAL, é o principal resultado do grupo neste âmbito, e conta, inclusive, com distribuição mundial pelo IRCAM. Já SOS é um protótipo para o problema da segmentação, tendo mostrado resultados promissores. Além das atividades já realizadas, o artigo também descreve as perspectivas de desenvolvimento futuras. Palavras-chave: GMT. Mus3. SOAL. SOS. Desenvolvimento de software musical.
oai:periodicos.ufpb.br:article/2866
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Claves N.º 4 – Nov. 2007
Aspectos analíticos da flutuação da densidade na peça Disposições Texturais N.3
Alves, José Orlando
Onofre, Marcílio
2007-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2866
pt_BR
Este texto analisa aspectos da manipulação do parâmetro densidade na peça Disposições Texturais N.º 3¸ composta por J. Orlando Alves, a partir da utilização da biblioteca de ferramentas para análise musical denominada SOAL (Sonic Object Analysis Library).O objetivo principal é comparar os resultados da análise com o planejamento composicional da distribuição da densidade. Palavras-chave: Análise musical. Planejamento composicional. Densidade.
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Claves N.º 4 – Nov. 2007
Estética da sonoridade: teoria e prática de um método analítico – uma introdução
Guigue, Didier
2007-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2867
pt_BR
Este artigo estabelece o essencial das premissas teóricas e da metodologia de análise desenvolvida pelo autor, no intuito de incorporar a “sonoridade” entre as dimensões capazes de gerar estruturas formais na música do Séc. XX. Sumarizando uma pesquisa que constitui o eixo norteador das atividades do Mus3, o texto delineia os meios de identificar as configurações sonoras a partir do suporte escrito, e de captar as modalidades da sua interação com outras dimensões do discurso, no contexto de uma obra. O artigo pretende também servir de referencial para o leitor brasileiro, dando um relevante número de fontes que têm tratado do assunto. Palavras chave: Sonoridade. Análise Estrutural. Teoria Musical. Estética e História da Música do Século XX.
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Claves N.º 4 – Nov. 2007
Manipulações do tempo em música – uma introdução
Moura, Eli-Eri Luis de
Tradução de Wilson Guerreiro Pinheiro
2007-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2868
pt_BR
Neste artigo, discutimos como a música pode dar forma à passagem do tempo e o modo como o tempo pode ser manipulado quando é música. O texto está dividido em três partes. Na primeira, como ponto de partida, escolhemos um conceito de tempo cujas proposições coincidem com aquelas da definição de música. Na segunda, apresentamos primeiramente as abordagens de alguns autores que mostram que essas coincidências os levaram a identificar o tempo como música. Então, considerando que o tempo, quando é música, pode ser controlado, propomos alguns determinantes de manipulações temporais, e especulamos sobre o papel da música como uma mediação simbólica para o homem. A parte final é uma tentativa de exemplificar a discussão, examinando o modo como materiais musicais similares podem evocar predominantemente o tempo linear do devir ou o tempo não-linear do ser. Primeiramente, usamos um material tonal para escrever duas passagens distintas; em seguida, comentamos sobre três peças de massas sonoras de Ligeti, Cage e Lutoslawski, respectivamente.Palavras-chave: Tempo e música. Ser e Devir. Composições de massas sonoras. Ligeti. Cage. Lutoslawski.
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Claves N.º 4 – Nov. 2007
A outra América (do Norte): Ives, Cage e os transcendentalistas
Solomos, Makis
Tradução de Didier Guigue (UFPB)
2007-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2869
pt_BR
Charles Ives e John Cage, que podem ser considerados respectivamente como o avô e o pai da musica experimental norte-americana, compartilham o mesmo gosto pelos filosofos transcendentalistas (Thoreau e Emerson), os quais foram fundadores de uma América do Norte pacifista, rousseauista, idealista, enfim, uma outra América (do Norte). Este trabalho toma como ponto de partida o primeiro texto teórico escrito por John Cage, onde o compositor discute as relações entre os Estados-Unidos e a América Latina, para estabelecer conexões entre seu pensamento musical e o movimento transcendentalista. Palavras-chave: Cage. Ives. Transcendentalismo. América do Norte. América Latina.
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Claves N.º 4 – Nov. 2007
Sonic Complexity and Harmonic Syntax in Sequenza IV for Piano, de Didier Guigue e Marcílio Onofre: uma apreciação.
Manzolli, Jônatas
2007-11-01
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Claves N.º 5 – Maio 2008
Editorial
Nogueira, Ilza Maria
2008-05-01
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Claves
Claves N.º 5 – Maio 2008
O tempo rubato na Valsa de Esquina N.º 2 de Francisco Mignone
Gerling, Fredi Vieira
2008-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2872
pt_BR
Com o intuito de compreender o processo de moldagem do tempo, o presente trabalho compara oito gravações da Valsa de Esquina N.º 2 de Francisco Mignone (1898-1986), concentrando-se na observação da interpretação do tempo rubato.Palavras-chave: Rubato. Moldagem do tempo. Análise da execução musical.
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Claves N.º 5 – Maio 2008
O piano a quatro mãos no Brasil
Thys, Marcelo Greenhalgh
2008-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2873
pt_BR
Este artigo visa trazer à luz o repertório brasileiro para piano a quatro mãos (em um piano), que apesar de sua importância, permanece, em grande parte, negligenciado. Foi realizado um levantamento de peças brasileiras escritas para a formação a partir da segunda metade do séc. XIX (época em que a produção do gênero tornou-se mais significativa) aos dias atuais.Palavras-chave: Música brasileira. Piano a quatro mãos.
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Claves N.º 5 – Maio 2008
A sonoridade vocal e a prática coral na Renascença: subsídios para a performance da música renascentista
Fernandes, Angelo José
Kayama, Adriana Giarola
2008-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2874
pt_BR
Este trabalho é uma pequena parte de uma ampla pesquisa sobre prática e sonoridade de diversos estilos de música coral. A partir de uma investigação bibliográfica sobre autores do período renascentista, neste artigo temos como objetivos: a descrição da sonoridade vocal e coral ao longo do período renascentista; a abordagem dos tipos vocais da época; a análise de alguns procedimentos técnico-vocais; a descrição de características importantes da prática coral no período; e, por fim, uma apresentação de sugestões técnicas e estilísticas para a prática da música coral renascentista. Palavras-chave: Renascença. Música vocal. Regência coral. Técnica vocal. Práticas interpretativas.
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Claves N.º 5 – Maio 2008
A performance falada de textos como ferramenta para o desenvolvimento da comunicação e interpretação na regência coral
Fucci Amato, Rita de Cássia
2008-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2875
pt_BR
O presente artigo visa relatar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido nas disciplinas Regência coral I e Regência coral III, na Faculdade de Música Carlos Gomes (FMCG), em São Paulo-SP, em que foi adotada a prática da interpretação falada de textos como meio para o exercício e aperfeiçoamento de técnicas de expressão/ comunicação e performance na regência. Tal prática foi avaliada por meio da aplicação de um questionário semi-estruturado aos 16 (dezesseis) discentes das disciplinas, que buscou avaliar a relevância da dinâmica para a incorporação de uma melhor atuação performática na direção de um grupo musical. Palavras-chave: Ensino de regência coral. Regência coral. Performance musical. Relação texto-música.
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Claves N.º 5 – Maio 2008
A questão do ritmo em fontes portuguesas pós-tridentinas de cantochão
Moreno, Tadeu Paccola
2008-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2876
pt_BR
A prática de cantochão apresenta um problema ligado à sua ancestralidade. Muito já se pode aferir a partir de fontes primárias de notação. A questão do ritmo, porém, ainda permanece em discussão. Muitas propostas distintas foram adotadas até as primeiras décadas do século XX, quando, de forma geral, a prática parece ter-se padronizado na Igreja Católica. O presente artigo demonstra a possível coexistência de diferentes abordagens em relação ao ritmo no cantochão em Portugal no período entre o concílio de Trento e o início do Século XIX.Palavras-chave: Cantochão. Ritmo. Notação gregoriana.
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Claves
Claves N.º 5 – Maio 2008
"Polytope de Persepolis": cenário sonoro anti-espetáculo
Rocha, Namur Matos
2008-05-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2877
pt_BR
Este trabalho é uma breve análise da obra Polytope de Persepolis de Iannis Xenakis pelos conceitos de paisagem sonora de Murray Schafer e espetáculo de Guy Debord. O termo paisagem sonora é definido por Schafer como o ambiente sonoro natural ou construído de um determinado lugar. A noção de espetáculo, como definida por Deborb, é o desenvolvimento da economia para si própria e que submete totalmente os seres humanos à sua lógica. Ver-se-á que o ambiente sonoro engendrado pela II Guerra Mundial; a paisagem sonora natural, e a história da formação do Irã figuram entre as principais fontes de inspiração composicional de Xenakis. E, por fim, que devido às suas características estéticas, Polytope de Persepolis pode ser interpretado como um anti-espetáculo.Palavras-Chave: Xenakis. Polytope de Persepolis. Paisagem sonora. Espetáculo.
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Claves N.º 5 – Maio 2008
Um exercício de paráfrase estrutural a partir da análise do Quarteto Op. 22 de Anton Webern
Pitombeira, Liduino
2008-05-01
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pt_BR
Neste artigo, analisa-se o primeiro movimento do Quarteto Opus 22 de Anton Webern, a partir de três níveis de observação: 1) nível superficial, que consiste em observar a textura segmentada em conjuntos de classes-de-notas, especialmente tricordes, e como estes conjuntos se relacionam sob o ponto de vista de operações de transposição e inversão; 2) nível intermediário, que consiste em observar como a simetria inversional dá coerência a alguns conjuntos de classes-de-notas, e 3) nível profundo, que consiste em observar como uma série dodecafônica é a estrutura de base que dá sustentação a toda a obra. Seguese a esta análise, um exercício de paráfrase estrutural.Palavras-chave: Webern. Quarteto Opus 22. Simetria inversional. Paráfrase estrutural.
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Claves
Claves N.º 5 – Maio 2008
Resenha: CAJAZEIRA, R. - OLIVEIRA, A. (org.).Educaçao Musical no Brasil
Ribas, Maria Guiomar de C.
2008-05-01
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Claves
Claves N.º 6 – Nov. 2008
Necessidade e Possibilidade – esboços sobre Estética
Gerling, Thomas
2008-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2880
pt_BR
A arte é um saber? Esta questão conduz o presente artigo. É certo que a Música é hermenêutica. Sons têm caráter semântico. Como sistema lingüístico, a Música não funciona concretamente, mas associativamente. Através do componente comunicativo, a Música é também um fenômeno sociológico. Pode-se dizer que há uma relação entre valores éticos e estéticos. Daí se deriva a questão sobre quais informações nos transmite a música; e indo mais adiante, se o sobrepeso de dissonâncias na música contemporânea se justifica de alguma forma.
oai:periodicos.ufpb.br:article/2881
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Claves N.º 6 – Nov. 2008
As quatro estações de Ernst Widmer: o sonho e a “fantasia de realização do desejo”
Nogueira, Ilza
2008-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2881
pt_BR
Este artigo focaliza o estilo maduro de Ernst Widmer, observado em As 4 Estações do sonho (1981), uma obra para duas flautas solistas e orquestra de cordas composta em 1981. A leitura de um texto autobiográfico do compositor – “Esboço de um auto-retrato sob diferentes pontos de vista” – escrito no ano anterior ao da concepção desta obra, conduziu a observação do aspecto multicultural no discurso musical de Widmer para a trilha da significação. Assim a identificação dos principais traços técnicos e ideológicos que podem ser considerados como influências européias e brasileiras, em última instância, são interpretados sob o prisma da projeção autobiográfica e da “fantasia de realização do desejo”. Palavras chave: Ernst Widmer. Música brasileira. Hemenêutica cultural.
oai:periodicos.ufpb.br:article/2882
2019-10-25T18:39:38Z
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Claves N.º 6 – Nov. 2008
Alegria, fúria, medo e majestade: ornamentos e affectus segundo Francesco Geminiani
Rodrigues Silva, Teresa Cristina
2009-03-02
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2882
pt_BR
Este artigo apresenta as idéias Francesco Geminiani em relação à execução dos ornamentos. Segundo ele, a ornamentação deve ser utilizada pelo intérprete como uma ferramenta expressiva e capaz de mover as paixões dos ouvintes. Visto que as relações entre ornamentação e affectus raramente são exploradas pela prática interpretativa histórica, nos atemos aqui a este aspecto. Não há, portanto, a intenção de trabalhar com o significado estrito dos símbolos ou de se fazer quaisquer comparações entre símbolos empregados por outros compositores e suas respectivas execuções. Pretende-se trabalhar com seu conteúdo emocional. Palavras-chave: Ornamentação. Affectus. Apreensão emocional.
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2019-10-25T18:39:38Z
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Claves
Claves N.º 6 – Nov. 2008
O fortepiano na Coleção Theresa Christina Maria: propostas para uma performance historicamente informada (Parte I - Articulação)
Persone, Pedro
2008-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2883
pt_BR
Este artigo apresenta o resultado parcial de uma pesquisa que objetiva, por um lado, a catalogação temática de parte do acervo musical da Coleção Theresa Christina Maria: obras para conjunto de câmera e fortepiano solo. As músicas dessa coleção antecederam e sucederam o momento de transição do toucher no fortepiano, ocorrido em ca. 1805, quando o toque regular (non-legato) da escola vienense se funde com o toque legato da escola inglesa, resultando num toque tendendo mais ao legato. Por outro lado, a pesquisa realiza o estudo da performance histórica pertinente ao período das obras em foco. Palavras chave: Piano. Fortepiano. Imperatriz Leopoldina. Música no Brasil Imperial. Música do período clássico no Brasil.
oai:periodicos.ufpb.br:article/2884
2019-10-25T18:39:38Z
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Claves
Claves N.º 6 – Nov. 2008
Considerações e modelos para uma ação musicológica consistente na Paraíba
Blanco, Pablo Sotuyo
2008-11-01
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Sendo João Pessoa a terceira cidade mais antiga do Brasil, é viável considerar que, no modelo português de colonização, embora lento, o seu desenvolvimento urbano e social envolvesse atividades religioso-musicais ou litúrgico-musicais. No mesmo sentido, nada poderia evitar que atividades musicais de cunho não-eclesiástico (seja no teatro, no largo, no salão ou domesticamente) tenham se desenvolvido na região. Partindo desse pressuposto, o presente artigo proporá alguns dos caminhos e modelos possíveis para desenvolver a musicologia no Estado da Paraíba, através de uma ação coordenada a partir da capital em direção ao interior, com o objetivo de integrar o referido Estado ao mapa em re-construção da história da música no Brasil e da musicologia em âmbito acadêmico, pelo mapeamento e resgate do seu acervo documental relativo à Música. Palavras chave: Paraíba. Musicologia histórica. Arquivologia musical. Patrimônio musical.
oai:periodicos.ufpb.br:article/2885
2019-10-25T18:39:38Z
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Claves
Claves N.º 6 – Nov. 2008
Articulações pedagógicas em Música: reflexões sobre o ensino em contextos não-escolares e acadêmicos
Oliveira, Alda
Harder, Rejane
2008-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/2885
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Este artigo desenvolve reflexões a partir da comparação entre os resultados de duas pesquisas sobre articulações pedagógicas realizadas no processo músico-educacional em contextos acadêmico e popular, que partiram do mesmo referencial teórico – A “Abordagem PONTES” (OLIVEIRA, 2005). O texto apresenta pontos que podem ser úteis para fundamentar escolhas de abordagens customizadas de ensino de Música e para ampliar os horizontes da formação de professores de Música, no sentido de uma visão de múltiplas especializações, que possa atender a realidade brasileira e o mundo contemporâneo. Palavras-chave: Articulações pedagógicas. Abordagem PONTES. Educação Musical. Contextos não-escolares e contextos acadêmicos.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3147
2019-10-25T18:39:59Z
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n. 7 (2009)
Da ideia à experiência da música
Nogueira, Marcos
2010-03-22
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/3147
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A estética idealista tentou dissolver a contradição iluminista acerca da centralidade da mente ou da experiência sensorial na constituição do conhecimento. Todavia, se os idealistas de um lado elevaram os produtos da sensibilidade ao plano do saber, por outro promoveram uma profunda contradição a respeito do objeto estético musical. A renúncia da música à espacialidade e à materialidade a colocava na condição de incongruente com o entendimento, tanto quanto a aproximava da interioridade da mente. Uma definitiva incorporação da mente, promovida pelas fenomenologias do século xx, mudou drasticamente a relação da experiência musical com a produção de conhecimento. Donde a pesquisa cognitiva contemporânea, daí advinda, parece apontar novas perspectivas para o estudo do sentido musical e da comunicação do seu entendimento.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3149
2019-10-25T18:39:59Z
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/3149
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n. 7 (2009)
Música profana ocasional e relações de poder no Império
Vieira Pacheco, Alberto José
2010-03-23
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Durante o Império Luso-Brasileiro, muita música foi composta para ocasiões específicas, por exemplo, um aniversário, um casamento, um baptizado da família real, um acontecimento político ou militar importante, etc. Este tipo de composição pode ser desde um hino até uma ópera, e devido a sua própria função acaba por comentar fatos históricos importantes. Alguns géneros musicais ocasionais profanos, como os elogios, serenatas e hinos usam textos poéticos, referem-se directamente ou alegoricamente à sua respectiva ocasião; portanto, para além de seu valor artístico, representam uma importante fonte de informação histórica, ao revelar de que forma determinados fatos eram interpretados pela sociedade contemporânea. O que se pretende neste texto é ressaltar como estes géneros se relacionavam com o jogo político do Império Luso-Brasileiro, além de chamar atenção para sua importância na história da música do mesmo Império.
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/3177
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Claves
n. 7 (2009)
Opus 6 de Liszt: ocorrências de coesão discursiva
Bento, Daniel Do Nascimento Andrade
2010-03-23
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pt_BR
Os doze Exercícios do Opus 6 de Liszt são antecedentes dos seus Estudos de execução transcendental. Nesses, a emergência de um todo coeso já foi demonstrada pelo autor, restando investigar se tal processo ocorre naqueles. Esse é o foco do presente trabalho. O fundamento teórico adotado é o conceito de subtematismo de Dahlhaus (aqui adaptado), e o procedimento metodológico consiste na busca de relações analíticas compatíveis com ele. Como resultados, confirma-se a presença de estratégias de coesão já no Opus 6 de Liszt, mas elas são incapazes de firmar um objeto formal unificado.
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2019-10-25T18:39:59Z
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Claves
n. 7 (2009)
O mangue e o mundo: notas sobre a globalização musical em Pernambuco
Sandroni, Carlos
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pt_BR
Na década de 1990, a cidade do Recife foi palco da eclosão de um movimento conhecido como "manguebeat". Os grupos musicais surgidos a partir desse movimento se caracterizam pela mistura de gêneros locais – como o maracatu e o coco – a gêneros internacionais de expressão inglesa, como rock, punk e hip-hop. Discutir-se-ão aqui diferentes estratégias empregadas por músicos do Recife em suas carreiras, a partir des as influências locais e globais, e como tais estratégias se relacionam com concepções vigentes no País sobre a ideia de uma "música popular brasileira". Serão discutidos, em particular, os casos de Chico Science e "Siba" Veloso.Palavras-Chaves: Música e globalização. Música popular em Pernambuco. Manguebeat (crítica e interpretação). Chico Science (crítica e interpretação). Siba Veloso (crítica e interpretação).
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Claves
n. 7 (2009)
O músico sob controle: o processo de licenciamento na primeira metade do século XVIII
Neto, Diósnio Machado
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pt_BR
Na relação administrativa entre a Metrópole portuguesa e a colônia americana, as formas de rituais, principalmente as religiosas, constituíam um importante capital de trânsito ideológico. Na regência de Dom João V, políticas de correção social foram implementadas a partir de uma relação intrínseca entre Coroa e Igreja, refletindo a própria monarquia joanina e sua vocação mística. Num processo nem sempre nítido, nem sempre coeso, Estado e Igreja compartilhavam a missão civilizatória, tratando de impor instrumentos de controle do capital ideológico. A Igreja, que desde o final do século XVII assumiu o estanco da música como ação administrativa institucional, desdobrou sua inserção nas tarefas de controle do espetáculo litúrgico, impetrando o licenciamento dos músicos. Este texto trata justamente da análise desses processos e de suas consequências no estabelecimento da prática musical no Brasil durante a primeira metade do século XVIII.Palavras-Chaves: Música colonial. Igreja no Brasil. Licenciamento. Administração no Brasil colonial
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Claves
n. 7 (2009)
A nova edição do Guia Prático para a Educação Artística e Musical, de Villa-Lobos
Duprat, Régis
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Claves
n. 7 (2009)
Brassil interpreta compositores da Paraíba
Rezende, Marisa
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Claves
n. 7 (2009)
Compositores da Paraíba pelo Quinteto Brassil
Gentil-Nunes, Pauxy
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2019-10-25T18:40:23Z
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Claves
n. 8 (2013)
“Célula Germinal” e suas Implicações Estruturais na Música de Arnold Schoenberg
Almada, Carlos de Lemos; UFRJ
2013-02-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/24082
pt_BR
O presente artigo busca aprofundar a questão da recorrência da assim chamada “célula germinal” na música de Arnold Schoenberg, abrangendo praticamente toda sua trajetória criativa. Ao lado de comentários sobre a peculiar organização intervalar de tal célula e uma breve especulação sobre prováveis razões dessa preferência, o cerne deste estudo é dedicado à análise de peças selecionadas dos períodos serial, atonal e, principalmente, tonal do compositor, visando explicitar os meios através dos quais o elemento construtivo/ célula se insere nas estruturas melódico-harmônicas das referidas obras.
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2019-10-25T18:40:23Z
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Claves
n. 8 (2013)
Reis dos Temerosos: comunidades, identidades e circuitos musicais em Januária-MG
Fonseca, Edilberto José de Macedo; CNFCP/IPHAN
2015-05-12
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pt_BR
Em 1960, o folclorista Joquim Ribeiro realizou filmagens e gravações fonográficas de expressões musicais e manifestações de tradição popular, como o Terno de Reis dos temerosos, para o "Levantamento Folclórico de Januária", município do norte de Minas Gerais. Tomando essas gravações como vestígios históricos, mostramos a importância desses registros para uma análise da formação dos circuitos de práticas musicais na cidade. Sugerimos também que a idéia de "comunidade" vem assumindo novos significados ao ser reapropriada pelos inúmeros agentes e grupos culturais que formam a complexa teia de relações sociais na qual se insere os Temerosos hoje.
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2019-10-25T18:40:23Z
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Claves
n. 8 (2013)
The Discourse of Diversity: the making of identities in the music industry
Netto, Michel Nicolau; UNICAMP
2013-02-01
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pt_BR
This article investigates the definitions of "particular" and "universal" found in the music industry, especialy the so-called "World Music" industry. It will be demonstrated that since theses definitions are not constant, they can be used for creating differences and similarities, wich produce social impact. In the case os World Music elaborated inthis study, I argue that the discourse of diversity divides musicians into "flexible" or "fixed" actors. Accordingly, these distinct categories of actors also possess varying degrees of facility when dealing with their identity and negotianting the value of that identity; consequently, musicians are faced with unequal conditions and oportunities.
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Claves
n. 8 (2013)
O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco - Parte I
Neto, Luiz Costa-Lima; UNIRIO
2013-02-01
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pt_BR
Artigo sobre a importância da voz na obra musical de Hermeto Pascoal. Demonstro como se deu a gênese e o desenvolvimento do “Som da Aura”, denominação criada por Hermeto Pascoal para designar composições musicais baseadas na noção de que a voz falada é uma melodia não-convencional. Verificando como Hermeto Pascoal utiliza a voz falada para fazer música, analiso um dos primeiros “Sons da Aura” gravados, a peça “Tiruliruli” (1984), originalmente uma narração futebolística feita pelo locutor esportivo Osmar Santos.
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Claves
n. 8 (2013)
Para uma cooperação da escuta e do movimento: Estudo intercultural sobre a percepção dos ritmos tradicionais do culto xangô (Olinda, PE)
Estival, Jean-Pierre; CREM-CNRS
Bigand, Emmanuel; LEAD-CNRS
Matallah, Farid; Universidade da Borgonha
2013-02-01
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Através da combinação de abordagens de Etnomusicologia e Cognição Musical, o artigo se propõe a verificar se a capacidade de indivíduos perceberem e realizarem a marcação apropriada de ritmos musicais, a partir da escuta de trechos correspondentes, é influenciada pela movimentação de seu corpo. Pretende-se verificar também em que medida as variáveis "competência musical" (sujeitos "músicos" e "não-músicos") e "origem cultural" (sujeitos "brasileiros" e "franceses") influenciam tal capacidade. Trazemos elementos para responder estas questões através da aplicação, em Recife, Brasil, e em Dijon, França, no ano de 2008, de um protocolo experimental concebido para este fim. Os ritmos musicais empregados no experimento fazem parte da tradição musical e religiosa do culto afro-brasileiro xangô, tal como praticada em Olinda (PE).
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2019-10-25T18:40:23Z
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Claves
n. 8 (2013)
Editorial
Sandroni, Carlos; UFPE
2013-02-01
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pt_BR
Ufa! Este número de Claves demorou muito para aparecer. Foram mais de três anos desde que, em dezembro de 2009, veio a público Claves 7 (2009-1). Neste período, editor noviço, fui aos poucos conhecendo meandros e bastidores desta atividade fundamental de nossa vida profissional nas universidades, a publicação acadêmica. Cresceu simultaneamente minha admiração por Ilza Nogueira, que de 2006 a 2010 editou com notável regularidade e competência os sete primeiros números de Claves...
oai:periodicos.ufpb.br:article/24090
2019-10-25T18:41:18Z
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Claves
n. 10 (2014): Claves Nº 10 Março de 2014
Editorial
Costa, Valério Fiel da; UFPB
Sandroni, Carlos; UFPE
2016-03-20
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pt_BR
Este novo número de Claves traz cinco artigos originais sobre temas bastante variados, além de duas resenhas sobre livros de interesse.
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2019-10-25T18:40:23Z
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Claves
n. 8 (2013)
"Musica Espectral"; "Gérard Grisey, uma nova gramatologia provinda do fenômeno sonoro"
Guigue, Didier Jean Georges; UFPB
Santana, Charles de Paiva; UFPB
2013-02-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/24119
pt_BR
tradução do artigo: DUFOURT, Hugues. "Música Espectral". Neste texto o autor discute a influência que a revolução tecnológica exerceu sobre o pensamento musical no séc. XX, desembocando em movimentos estéticos que trabalham diretamente com as dimensões internas da sonoridade. O autor confronta sistematicamente esta música, que ele chama de “espectral”, com aquela a que esta se opõe e que a precede: a música serial.tradução do artigo: LÉVY, Fabien. "Gérard Grisey, uma nova gramatologia provinda do fenômeno sonoro". No presente artigo o autor apresenta o contexto sociopolítico e cultural do qual surgiu a música espectral francesa e outros movimentos estéticos contemporâneos que se voltaram para o fenômeno sonoro e/ou buscaram “matizar” a combinatória do serialismo integral. O autor prossegue diferenciando a música espectral, especialmente a de Grisey, destas outras correntes estéticas. A partir dos conceitos deste compositor sobre tempo, processo e objeto sonoro, o autor propõe como desafio aos compositores e teóricos contemporâneos uma nova grafologia para estas novas gramáticas da composição musical.
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2019-10-25T18:40:23Z
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Claves
n. 8 (2013)
"Esthétique de la Sonorité"; "Educação musical através do teclado"
Gubernikoff, Carole; UNIRIO
Barancoski, Ingrid Emma Perle; UNIRIO
2013-02-01
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pt_BR
resenha do livro: GUIGUE, Didier. Esthétique de la Sonorité. L’héritage de Debussy dans la musique pour piano du XXe siècle, Paris: L’Harmattan, 2009 por Carole Gubernikoff; resenha do livro: GONÇALVES, Maria de Lourdes Junqueira, e BARBOSA, Cacilda Borges. Educação musical através do teclado - 4o. Volume - Habilidades funcionais A, e 5o. Volume - Habilidades funcionais B – 1o, 2o, 3o e 4o blocos de atividades. Se- gunda edição revista e ampliada. Rio de Janeiro: edição das autoras, 2002 e 2004 por Ingrid Barancoski.
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2019-10-25T18:40:53Z
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Claves
n. 9 (2013)
Autoria e cooperação em duas obras musicais: Sobre Chão Móvel e Noite Branca.
Fenerich, Alexandre Sperandéo; UFJF
2013-11-01
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pt_BR
O presente artigo pretende problematizar, a partir de dois trabalhos musicais de seu autor - Sobre Chão Móvel e Noite Branca - como o processo de criação das mesmas distanciou-se da relação estabelecida pelo modelo tradicional da música da tradição ocidental, em que a hierarquia compositor/intérpretes é marcada. Discute ainda o papel da autoria nesta tradição e, a partir do processo criativo apresentado pelas obras, propõe um outro dispositivo de criação que inclui os intérpretes enquanto participantes ativos na composição da obra. Este dispositivo garante, todavia, que elementos propriamente autorais não sejam perdidos – estes tidos, neste contexto, enquanto necessários para que um primeiro delineamento musical se efetue, os quais podem posteriormente ser modificados no decorrer do processo de criação das obras – este sim efetivamente coletivo e integrador de múltiplas “formações politécnicas”.
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2019-10-25T18:40:53Z
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Claves
n. 9 (2013)
Editorial: "Os 10 anos do ENCUN"
Costa, Valério Fiel da; UFPB
2013-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/24150
pt_BR
Esta edição Nº 9 da Revista Claves apresenta, em sua maioria, artigos apresentados em forma de conferência durante o XI Encontro Nacional de Compositores Universitários – ENCUN. O evento foi realizado entre 24 e 29 de novembro de 2013 em João Pessoa, tendo como base o Curso de Música da UFPB. Trata-se do maior evento itinerante da área de composição do país e, na ocasião do encontro da Paraíba, comemorara seus 10 anos de existência ininterrupta.
oai:periodicos.ufpb.br:article/24151
2019-10-25T18:40:53Z
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Claves
n. 9 (2013)
Regras e indeterminação: ideias para uma morfologia da obra musical
Caron, Jean-Pierre Cardoso; USP
2013-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/24151
pt_BR
O artigo propõe abordar a ontologia da obra musical de uma perspectiva não-metafísica, transferindo os problemas da ontologia para a teoria da ação. A obra de John Cage e a filosofia de Ludwig Wittgenstein são essenciais a este projeto, que culmina em um reconhecimento da auto-colocação por cada obra de suas condições de identificação (contra a identificação generalizante de todas as obras pela ontologia). Também a transferência para a teoria da ação coloca uma alçada crítica para a obra singular, enquanto questionamento da própria instituição-arte responsável em parte pela sua constituição. Isto é brevemente esboçado na conclusão do artigo, porém seu desenvolvimento é deixado em seus detalhes a outras exposições.
oai:periodicos.ufpb.br:article/24155
2019-10-25T18:40:53Z
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Claves
n. 9 (2013)
16 Comentários sobre Colagem Musical e Referencialidade
da Silveira, Henrique Iwao Jardim; Oi Kabum!
2013-11-01
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pt_BR
16 comentários não tão dispersos circundando o tema “Arreferencialismo na colagem musical”. Poderiam ter como títulos: defeito na imaginação; adicionando referencialidade; subtraindo conteúdo; fazer meu; a história das coisas; interno e externo; monadismo da obra; música sideral; marcas; pastiche; replicantes; citação e linguagem; familiaridade; arreferencialismo #1: red carpet; arreferencialismo #2: distill; escuta de trabalho.
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Claves
n. 9 (2013)
“Isso aí (ainda) é música!”: rascunhos do XI ENCUN para uma atualização do imenso guarda-chuva da composição musical (a quem/onde interessar ainda possa...)
Castelões, Luiz Eduardo; UFJF
2013-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/24156
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O presente ensaio é minha primeira e modesta contribuição em direção a uma inclusão mais visceral e auto-consciente de uma intelectualidade informal e interativa em artigos acadêmicos sobre composição musical, com base em argumentos velhos-conhecidos: a composição musical não é apenas lógica, racional, científica, verbal, ultrarromântica e etnocêntrica, de modo que tais recortes para nosso campo de atuação e estudos, se potencialmente úteis para investigações de aspectos muito localizados, constituem, em um plano mais geral e ainda bem necessário à invenção sonora/musical, uma amputação grosseira e frustrante.
oai:periodicos.ufpb.br:article/24157
2019-10-25T18:40:53Z
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Claves
n. 9 (2013)
A Era do Incomum na Arte – Conversas com Guilherme Vaz
Caron, Jean-Pierre Cardoso; UFRJ
2013-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/24157
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Entrevista com o compositor Guilherme Vaz realizada por Jean-Pierre Caron.
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Claves
n. 9 (2013)
O Plano B da música paraense: Estratégias composicionais de curto prazo
Costa, Valério Fiel da; UFPB
2013-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/24158
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Relato de atividades do curso “Estruturação em Cage” ministrado entre 14 e 16 de julho de 2009 na Escola de Música da UFPA para alunos do curso de Especialização em Fundamentos Criação Musical do ICA/UFPA, análise de algumas peças realizadas durante o curso relevando aspectos metodológicos e o uso de estratégias composicionais de curto prazo e um breve reflexão a respeito do experimentalismo em música.
oai:periodicos.ufpb.br:article/24160
2019-10-25T18:40:53Z
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Claves
n. 9 (2013)
Comentários sobre a música que tenho feito, a partir das ideias de fisicalidade, especificidade e impossibilidade
Del Nunzio, Mario Ossent; USP
2013-11-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/24160
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Neste artigo serão abordados aspectos que têm recebido especial atenção na minha atuação como músico (compositor, improvisador, intérprete) ao longo dos últimos anos que, por razões de clareza, associei a três categorias: fisicalidade, especificidade e impossibilidade. Por se tratar de um artigo decorrente de minha participação no Encontro Nacional de Compositores Universitários (2013), as reflexões terão como objetos mais frequentes peças em que me coloco como “compositor”, embora faça a ressalva desde já que nesta atuação tal separação é frequentemente posta em questão e problematizada.
oai:periodicos.ufpb.br:article/28198
2019-10-25T18:41:18Z
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Claves
n. 10 (2014): Claves Nº 10 Março de 2014
O cantar natural de Hermeto Pascoal: compartilhando vozes e escutas por meio das gravações em disco – Parte II
Neto, Luiz Costa-Lima; Escola Técnica de Teatro Martins Penna
2014-03-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/28198
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Este artigo investiga as técnicas vocais e instrumentais-vocais utilizadas por Hermeto Pascoal em dezenas de músicas por ele gravadas nos álbuns lançados entre 1972 e 2002, quer cantando e tocando em instrumentos convencionais e não convencionais, explorando as palavras por seu som e não pelo valor semântico, improvisando narrativas e letras, imitando sons de animais ou conversando com "espíritos". A análise inclui a música como som e também a esfera social, econômica e religiosa da produção musical, revelando a importância da voz na obra e na vida de Hermeto Pascoal.
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Claves
n. 10 (2014): Claves Nº 10 Março de 2014
2o Comando Operação Bossa-Nova: A edição de 2009 e o aniversário da Bossa- Nova na Ilha de Villegagnon.
Merhy, Silvio Augusto; Unirio
2016-03-20
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/28199
pt_BR
A Ilha de Villegagnon situada no Rio de Janeiro, Brasil, foi conquistada durante a invasão francesa em 1555 e está atualmente ocupada por uma base da Marinha do Brasil. Em 13 de novembro de 2009, um evento comemorou o aniversário de cinquenta anos do show 2 o Comando Operação Bossa Nova, realizado no mesmo auditório e com as mesmas canções apresentadas há cinco décadas. Uma sensação de nostalgia imbuiu a noite e inspirou reflexões sobre as tensões entre música e sociedade. Como foi possível associar um show de Bossa Nova a uma operação naval e por que realizá-lo em uma base militar? Não estariam as memórias da história política e militar em conflito com o espírito da Bossa Nova?
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2019-10-25T18:41:18Z
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2019-10-25T18:41:18Z
Claves
n. 10 (2014): Claves Nº 10 Março de 2014
O ensino de cravo na UFPE: expectativas e desdobramentos
Câmara, Luciana; UFPE
2014-03-01
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/28200
pt_BR
O presente artigo tem por fim refletir sobre os três primeiros semestres dos cursos de cravo para iniciantes no Departamento de Música da UFPE, especificamente sobre as motivações e as principais contribuições desses cursos. O ensino de cravo no Brasil é, primeiramente, contextualizado historicamente. A seguir, as considerações sobre as expectativas dos alunos e os possíveis desdobramentos do curso são feitas tomando por base as respostas dadas por um grupo de alunos a perguntas formuladas por mim. Essas perguntas foram debatidas num encontro realizado no departamento de música ao final do primeiro semestre de 2011. Constata-se que à motivação usual para o estudo do cravo – qual seja, como complementação da formação em “música barroca” – se somam, ainda que timidamente, objetivos específicos de especialização e profissionalização. O questionamento de práticas interpretativas cristalizadas e o contato com estéticas que ampliam o conhecimento sobre as músicas dos séculos XVI a XVIII estão entre os principais desdobramentos.
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2019-10-25T18:41:18Z
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Claves
n. 10 (2014): Claves Nº 10 Março de 2014
Entre polcas, quadrilhas e sambas: processos de mudança musical no choro a partir de análises comparativas entre gravações fonográficas no século XX
Aragão, Pedro; Unirio
2016-03-20
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pt_BR
A partir da noção do conceito de “mudança musical” tal como proposto pelo etnomusicólogo Bruno Nettl, e amparado pela noção de “gênero musical” como categoria discursiva – que abriga, além de aspectos sonoros, elementos ideológicos, políticos, sociais e históricos (MIDDLETON, 1990; OCHOA, 2003; VILA, 1995) – o artigo estabelece cortes comparativos entre gravações fonográficas de choro ao longo do século XX. Através da análise de dois estudos de caso – as transformações nos gêneros “quadrilha” e “polca” em diferentes períodos – procuro entender de que forma processos de ressignificação e mudança em música são criados e de que maneira diferentes atores sociais justificam tais mudanças.
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2019-10-25T18:41:18Z
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Claves
n. 10 (2014): Claves Nº 10 Março de 2014
Nexos Entre Música e Arquitetura em Abordagens Composicionais
Rocha, Ticiano Albuquerque de C.; UFMT
2016-03-20
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pt_BR
Este artigo trata da relação entre música e arquitetura nos seus respectivos processos de criação. Ao analisar os tipos de ligações estabelecidas entre essas duas diferentes artes, distingue-se dois princípios básicos de interação. O trabalho do compositor Iannis Xenakis é ponderado sob essa ótica e algumas abordagens composicionais sobre este tema são apresentadas na minha própria obra “Vibrações do Ar” para duas flautas e sons eletroacústicos.
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2019-10-25T18:41:18Z
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2019-10-25T18:41:18Z
Claves
n. 10 (2014): Claves Nº 10 Março de 2014
Resenhas
Paz, Gaspar Leal; UFES
Bahia, Sérgio Gaia; UNICAMP
2016-03-20
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pt_BR
NATTIEZ, Jean-Jacques, em colaboração com Margaret Bent, Rossana Dalmonte e Mario Baroni (organizadores). Musiques – Une Encyclopédie pour le XXIe Siècle. Paris: Actes Sud/Cité de la Musique, 2003-2007. HARRIS, John. The dark side of the moon: os bastidores da obra-prima do Pink Floyd. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. HEYLIN, Clinton. Sgt. Pepper's lonely hearts club band: um ano na vida dos Beatles e amigos. São Paulo: Conrad do Brasil, 2007. KAHN, Ashley. Kind of blue: a história da obra-prima de Miles Davis. São Paulo: Barracuda, 2007.
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2019-10-25T18:41:50Z
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2019-10-25T18:41:50Z
Claves
v. 2018 (2018)
Zabé da Loca: protagonismo feminino no universo das bandas de pífano
Santos, Eurides
Silva, Erivan
2018-10-23
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pt_BR
O presente artigo focaliza a história de vida da musicista Zabé da Loca (Isabel Marques da Silva, 1924-2017), dando ênfase ao seu protagonismo como tocadora de pífano – pifeira – e compositora, inserida no universo masculinizado das bandas de pífano do Cariri Paraibano. Também, discute a invisibilidade feminina no contexto das bandas de pífano e nos trabalhos acadêmicos que abordam o assunto analisado. Finalmente, discorre sobre questões histórico-culturais, performáticas e organológicas relacionadas ao pífano e às bandas. O texto baseia-se em entrevistas com pessoas que conviveram com Zabé da Loca, bem como em estratégias teóricas da etnomusicologia, musicologia, organologia, história oral e estudos de gênero.
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2019-10-25T18:41:50Z
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2019-10-25T18:41:50Z
Claves
v. 2018 (2018)
“Teias e tramados: expandir limites, desterritorializar práticas artísticas, cultivar escutas, desvelar potências” – entrevista com Isabel Nogueira
Neiva, Tânia
2018-10-23
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/42275
pt_BR
Entrevista com a compositora-performer, educadora e pesquisadora Isabel Nogueira sobre o campo de Gênero e Música na academia no Brasil, sua música e atuação pedagógica feminista.
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2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
“Final de mina de ladrão é luto e solidão”: o perfil de mulher retratado na canção “Mulher de Malandro”, de Dina Dee
Costa, Bruna
Machado, Adelcio
Nunes, Thais
2018-10-23
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/42276
pt_BR
A canção “Mulher de malandro” foi composta pela MC Dina Dee e gravada por seu grupo Visão de Rua em 2001. Assim como muitas outras canções ligadas ao rap, “Mulher de malandro” apresenta um retrato do sistema penitenciário brasileiro, mas com o diferencial de fazê-lo sob uma perspectiva feminina. Por meio de um exame da letra dessa canção e de seus elementos musicais, o presente artigo buscou revelar o perfil de mulher retratado nessa canção. Em síntese, as reflexões aqui apresentadas mostram que a canção é fruto tanto da opressão do sistema penitenciário quanto do próprio machismo predominante na sociedade.
oai:periodicos.ufpb.br:article/42277
2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
Mulheres na Música: uma trajetória de luta e invisibilidade através da lente de uma pesquisadora
Tanaka, Harue
2018-10-23
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/42277
pt_BR
O texto tem por fulcro levantar reflexões sobre a participação de mulheres no mundo da Música, traçando, paralelamente, uma visão da pesquisadora baseada em sua vivência e experiência como instrumentista e docente. As interfaces entre Música e Gênero, aos poucos vêm sendo construídas academicamente como tônica de discussão no campo da Música o que configuraria bons presságios para um movimento que tende a crescer, demonstrado pela abundância de emergentes grupos de performers/compositoras em todo país, enfatizada por um ativismo participativo artístico-político-social dessas mulheres.
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2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
A construção da performance musical no trombone: uma revisão de literatura
Silva, Pedro
Feitosa, Radegundis
2018-10-23
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/42278
pt_BR
Este trabalho apresenta uma revisão de literatura acerca do trombone, da prática instrumental e do ensino de instrumento. Nesse sentido, a produção científica brasileira sobre o instrumento em questão é apresentada, e as literaturas mais gerais no âmbito da Performance e da Educação Musical são utilizadas de forma complementar. O presente trabalho se deu a partir da coleta de trabalhos científicos em sites, revistas e anais de eventos, buscando artigos, dissertações e teses que abordam as temáticas em questão.
oai:periodicos.ufpb.br:article/42279
2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
O violino segundo meus princípios (Violin Playing as I Teach It) Leopold Auer
Alvarenga, Hermes
2018-10-23
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pt_BR
Resenha do livro de Leopold Auer – O Violino segundo meus princípios, publicado em português, no ano de 2017, pela editora Prismas, com tradução de Luiz Amato e Robert Suetholz a qual amplia positivamente a ainda incipiente literatura sobre o violino disponível em língua portuguesa.
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2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
Passionis de Flamma: uma breve introdução
Moura, Eli-Eri
2018-10-23
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pt_BR
O texto apresenta comentários sobre a obra Passionis de Flamma (partitura), incluindo a literatura utilizada, seus autores, as imagens que representam o pensamento e as inspirações do compositor, bem como as performances já realizadas. A peça é dedicada à soprano Grabriela Pace e à memória de mulheres martirizadas.
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2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
As três Marias: divindade, feminino e maternagem no Auto de Maria Mestra
Sarmento, Esdras
2018-10-23
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pt_BR
O presente artigo discute a possibilidade de observação dos conceitos de divindade, feminino e maternagem com base em uma análise literária do texto Auto de Maria Mestra (1968), do dramaturgo paraibano Altimar Pimentel (1936-2008), seguindo o direcionamento teórico-metodológico da análise do discurso, na busca pela compreensão do aspecto semântico-simbólico, a partir de que considera os contextos histórico, social e político em que a obra foi criada. Os conceitos de divindade, feminino e maternagem são inter-relacionados na perspectiva semântica da construção textual, e estabelecem a presença de um forte simbolismo no texto dramatúrgico do espetáculo que, por sua vez, nos fornece indícios para a compreensão das relações entre este texto dramatúrgico e a concepção musical-sonora desta peça de teatro.
oai:periodicos.ufpb.br:article/43812
2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
Nilcéia Cleide da Silva Baroncelli: compositora e pesquisadora sobre mulheres na música
da Silva, Eliana Monteiro; Escola de Comunicações e Artes-USP
2018-12-30
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pt_BR
Resumo: Este artigo descreve a trajetória da compositora e musicóloga Nilcéia C. S. Baroncelli, uma das pioneiras no estudo das compositoras no Brasil. Autora do livro “Mulheres Compositoras: elenco e repertório”, Nilcéia é uma incansável divulgadora do trabalho de suas pares, além de compor, fazer arranjos e transcrições de obras de mulheres para instrumentos e formações diversas. O artigo traz também análise de algumas de suas obras, baseada na metodologia de Arnold Schoenberg em “Fundamentos da composição musical”.
oai:periodicos.ufpb.br:article/43813
2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
Geocorpografias do funk: raça, autodeterminação e olhar masculino em Malandramente
da Silva, Izis Melo
Messina, Marcello; Universidade Federal da Paraíba
2018-12-30
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pt_BR
Resumo: Lançada em junho de 2016 por Dennis DJ com MC Nandinho e MC Nego Bam, a canção “Malandramente” disparou uma série de reações acaloradas, devido principalmente à sua letra abertamente machista. Neste trabalho, a partir destas últimas considerações e de outras observações, pretendemos complicar a interpretação de “Malandramente” como canção machista indagando as interseções entre as representações de gênero propostas na canção e as narrativas sobre classe e raça que a mesma canção promove e literalmente encarna enquanto objeto cultural.
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2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
Ouvir e reconhecer compositoras, estratégias frente às lacunas históricas: contribuições de Jennifer Kelly no campo da música
Zerbinatti, Camila Durães; Universidade Federal de Santa Catarina
2018-12-31
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/43820
pt_BR
Resenha do livro de Jennifer Kelly – In Her Own Words: Conversations with Composers in the United States (2014), uma obra de referência para estudantes, performers e professoras/es de música, na qual a autora apresenta amplas e relevantes entrevistas com vinte e cinco compositoras nos EUA.
oai:periodicos.ufpb.br:article/44035
2019-10-25T18:41:50Z
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Claves
v. 2018 (2018)
Editorial
Santos, Eurides Souza; Universidade Federal da Paraíba
Diniz, Albergio; Universidade Federal da Paraíba
2018-12-31
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/44035
pt_BR
Editorial Revista Claves 2018
oai:periodicos.ufpb.br:article/50330
2020-05-10T04:28:39Z
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Claves
v. 2019 (2019): Essays on (De-)Composing the Nation; 1-2
Essays on (De-)Composing the Nation
Messina, Marcello; Universidade Federal da Paraíba
Lucas, Caroline; University of Leeds
2020-01-19
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/50330
en_US
The idea of this special issue came to us roughly half a decade ago. At that time, we had just completed our respective doctoral studies in composition, both concerned, in different ways, with the rediscovery of local identities, the critical renegotiation of national histories, and the (re)emergence of independence movements. In this context, we were (and are) attracted and repulsed by the discursive pressure of the “nation”, understood, from time to time, as an oppressive colonial institution, as an “imagined community” in Benedict Anderson’s terms (2006), or even as an ideal, independent geopolitical space to be rescued from the sovereignty of other national bodies. As a matter of fact, people in Scotland had just voted in the Independence Referendum when we were starting thinking about potential contributors for this collection.
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2020-05-10T04:28:39Z
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2020-05-10T04:28:39Z
Claves
v. 2019 (2019): Essays on (De-)Composing the Nation; 3-19
[Unnamed Maps Series]: (Re)Producing the Nation. For Anyone/Anything to Perform
Lucas, Caroline; University of Leeds
2020-01-19
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en_US
[Unnamed Maps Series] is a collection of creative expressions intended as a source of provocation for further artistic output. The series contains performance suggestions; six maps (A3 size); two fixed media parts (audio provided on CD); digital image files of the maps (on CD); and blank graph paper (A4 size) all wrapped up in brown paper and tied together with string. The series was created as part of my doctoral study at the University of Leeds, which was a practice-led research project exploring music’s role in the formation of nation and identity. The following discussion is taken from the exegesis that accompanied my practice (LUCAS, 2012) and outlines some of my creative methods found in this series and the critical framework that shaped it.
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2020-05-10T04:28:39Z
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2020-05-10T04:28:39Z
Claves
v. 2019 (2019): Essays on (De-)Composing the Nation; 32-42
Breve ensaio sobre o caso colonial da música sem nação
Veras de Souza, João José; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal do Acre
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/50333
pt_BR
O presente ensaio busca refletir - tendo como lócus territorial e epistêmico a esfera geocultural do Acre - como certas manifestações sensoriais criativas sonoras são tratadas pelo mercado, pelo estado e pela academia no contexto de um Estado-Nação colonizado. A pretensão é demonstrar a ocorrência de práticas colonizadoras em face da produção sensorial criativa local, especialmente a musical, oferecendo como fato-modelo a ausência de preocupação historiográfica, mormente pelas políticas públicas, em relação a dita produção, fato este que se revela como uma das expressões concretas e simbólicas do fenômeno da colonialidade cultural. Ausência esta fortalecida, senão também determinada, pelas ações da indústria cultural e da academia com seus estatutos de estética norte-eurocêntricos (no plano global), e brasilcêntricos (no plano nacional), o que faz com que a música acreana se ponha como uma expressão cultural negada pelo Estado-Nação brasileiro.
oai:periodicos.ufpb.br:article/50335
2020-05-10T04:28:39Z
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/50335
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Claves
v. 2019 (2019): Essays on (De-)Composing the Nation; 20-31
"Quando scrivo devo essere sincero con me stesso": intervista con Carmine Maresca
Messina, Marcello; Universidade Federal da Paraíba
Maresca, Carmine; Conservatorio “Domenico Cimarosa” di Avellino
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/50335
it_IT
Este artigo é baseado em uma entrevista com o compositor napolitano Carmine Maresca. A partir da peça de 2015, Fenestrelle, premiada em um prestigioso concurso nacional, analisamos a produção de Maresca, mencionando a disputa sobre a história da Unificação italiana, discutindo sobre a política de identidade do Sul da Itália, e trocando opiniões sobre a estética composicional.
Palavras-chave: Carmine Maresca; Fenestrelle; Unificação italiana; Sul da Itália; estética composicional.
oai:periodicos.ufpb.br:article/50338
2020-05-10T04:28:39Z
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/50338
2020-05-10T04:28:39Z
Claves
v. 2019 (2019): Essays on (De-)Composing the Nation; 43-56
“Experimental” Music Practice and/or Self-Determination Politics: A Sicilian Diasporic Perspective
Messina, Marcello; Universidade Federal da Paraíba
2019-12-31
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/50338
en_US
How can an intellectual project, centred on the revindication of one’s peripheral identity, be based on a privileged, ethnocentric corpus of (extra)musical practices and rituals — described as “experimental”, “new” or “contemporary” — that is inevitably imbricated with impalpable and yet perniciously operative notions such as “erudite”, “classical”, “Western”, “European”, etc.? On the one hand, self-determination activism and avant-garde music may both be seen as forms of symbolic production characterised by situations of substantial political isolation. On the other hand, claims for territorial and ethnic liberation may clash with the not-so-implicitly Eurocentric, white, aristocratic premises upon which the whole “erudite music” rubric is predicated. In addition, as someone born and grown up in the Southern fringes of Europe, who has lived and worked both in Northern Europe and South America, I also need to acknowledge the slippery nature of my supposed peripherality, always suspended between the racialised stereotypes traditionally assigned to Sicilians and the privileged condition of a white EU passport holder.
oai:periodicos.ufpb.br:article/50339
2020-05-10T04:28:39Z
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v2
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/50339
2020-05-10T04:28:39Z
Claves
v. 2019 (2019): Essays on (De-)Composing the Nation; 57-62
One No Many Yeses
Skuse, Amble; University of Plymouth
2019-12-31
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/50339
en_US
The piece One No Many Yeses was inspired by the 2014 Scottish Independence Referendum, and produced in collaboration with National Collective. In this contribution, the author discusses the working of the piece, situating herself as a pro-independence campaigner willing to mark this crucial moment in history, and as a disabled artist exploring the analogies between territorial and individual self-determination. The piece explores how a composer can give voice to non-composers and use real audio to create a representation of the conversations found online and in the real world
oai:periodicos.ufpb.br:article/56094
2021-01-07T17:44:05Z
claves:Trad.
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/56094
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Claves
v. 2020 n. 1 (2020): 2020.1
Quem se importa se você escuta?
Babbitt, Milton
Barbosa Alves de Souza, Thiago
2020-11-08
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/claves/article/view/56094
pt_BR
oai:periodicos.ufpb.br:article/56095
2021-01-07T17:44:05Z
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2021-01-07T17:44:05Z
Claves
v. 2020 n. 1 (2020): 2020.1
A escrita axiomática como vetor de uma epistemologia do obstáculo e de uma poética composicional própria
Borges, Maryson J. S.; Universidade Federal da Paraíba
2020-11-08
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pt_BR
A ideia principal deste artigo é evidenciar o potencial expressivo, crítico e comunicativo de uma poética musical axiomática, esta entendida como um discurso fundado sobre uma linguagem obstacularizada. Tal poética pressupõe a manipulação de propriedades comunicativas de uma causalidade específica configurada nos limites cognitivos inerentes à intermitência orgânica da linguagem. A reflexão sobre esta causalidade manipulável está aqui organizada a partir da interlocução com quatro abordagens distintas deste arranjo simbólico da linguagem enquanto “obstáculo”. São elas: (1) o axioma e a “máquina de produzir desordem” de Italo Calvino, (2) a representação estética e o potencial de redenção conceitual dos fenômenos na filosofia da linguagem de Walter Benjamin; (3) os “obstáculos” cognitivos e a interrupção da lógica narrativa causal em Carola Bauckholt e Stefano Gervasoni, (4) o dado morfológico como senha de acesso ao nexo formal do discurso composicional para a performance e para abordagem crítica das obras musicais