2024-03-28T15:12:29Z
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/index/oai
oai:periodicos.ufpb.br:article/17447
2023-04-02T23:04:25Z
dclv:ENS
driver
nmb a2200000Iu 4500
"131213 2013 eng "
2237-0900
1679-6101
dc
O GESTO APONTAR COMO CATALIZADOR NAS CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA NAS INTERAÇÕES MÃE-BEBÊ
Rodrigues-Leite, Jan Edson
Lima, Kátia Araújo de
Aureliano, Thalita Maria Lucindo
Lima, Valdenice Pereira de
O presente ensaio tem por objetivo compreender a relação entre a emergência do apontar e das holófrases para o processo de aquisição da linguagem, bem como relacionar a tipologia de apontares que emergem na primeira infância com os fragmentos enunciativos do bebê. Tomamos como um dos aparatos teóricos Tomasello (2003), que afirma haver um período de desenvolvimento cognitivo intenso das crianças a partir dos nove meses, no qual podemos supor que o infante começa a se inserir em práticas intersubjetivas envolvendo o outro como interlocutor em cenas de atenção conjunta e dessa forma passando a participar de maneira interativa.
Editora UFPB
2013-12-14 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/17447
DLCV; v. 10 n. 1-2 (2013)
por
Copyright (c)
oai:periodicos.ufpb.br:article/32900
2020-06-01T14:21:29Z
dclv:ENS
driver
nmb a2200000Iu 4500
"170622 2017 eng "
2237-0900
1679-6101
dc
Imaginário e narrativa
Lima de Almeida, Marcos Vinícius
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Fapesp https://medium.com/@mva http://orcid.org/0000-0003-3663-6396
O presente ensaio traça uma relação entre o caráter artificial e performático de todo enunciado narrativo e as reflexões de Blanchot (2005), sobre a natureza do imaginário. Ao fim da reflexão, o texto tenta demostrar como esse lugar do imaginário é sempre um ponto de suspensão, uma dimensão ainda por vir.
Editora UFPB
2017-06-22 00:00:00
application/pdf
https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/32900
DLCV; v. 13 n. 1 (2017)
por
Copyright (c) 2017 DLCV - Língua, Linguística & Literatura