2024-03-29T09:17:09Z
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2007-09-11T20:01:18Z
PRAC
v. 1 (2006)
Editorial Vol 1
Ferreira, Lúcia de Fátima Guerra
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Editorial desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1336
2007-08-16T18:06:49Z
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PRAC
v. 1 (2006)
OFICINAS PEDAGÓGICAS DE COMUNICAÇÃO POPULAR
Fiqueirêdo, Maria do Amparo Caetano de
Santos, José César dos
Nascimento, Eva Emília Freire do
Santos, Sandra Regina Rodrigues dos
Lira, Bethânia Maria de
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
oai:periodicos.ufpb.br:article/1337
2007-08-16T18:06:49Z
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PRAC
v. 1 (2006)
PROJETO CABAÇAL: OS PIFEIROS DO SERTÃO DA PARAÍBA
Braga, Elinaldo Menezes
Angelim, Genildo Moreira
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O PROJETO CABAÇAL, ligado ao Núcleo de Extensão Cultural da Universidade Federal de Campina Grande, desenvolve e incrementa ações com as bandas cabaçais do sertão paraibano, em favor da memória do nordestino, buscando a promoção de espaços e momentos de divulgação das bandas e disseminando suas experiências em eventos institucionais e culturais. Os principais produtos deste projeto são: um catálogo com fotos e históricos dos grupos, registros em CDs, a presença dos grupos em eventos e na mídia, etc. Contudo, temos concluído que toda a riqueza de expressão da cabaçal por si só não legitima a sua existência. Relegada a um segundo plano pela era megatrônica, luta para que não seja sucumbida pela cultura de massa, que mais que plural, se faz caótica e teima em querer silenciar a música que veio “do começo do mundo”.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1338
2007-08-16T18:06:49Z
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PRAC
v. 1 (2006)
“APERFEIÇOAMENTO DE PROFESSORES NO ENSINO DE FÍSICA”: UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UFCG
Silva, Wilton Pereira da
Silva, Cleide M. D. P. S. e
Silva, Diogo D. P. S. e
Araújo, Raimundo P. P. R.
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este artigo apresenta o projeto de extensão universitária “Aperfeiçoamento de Professores no Ensino de Física”, narrando um pouco da sua história, iniciada há mais de uma década, e procurando ressaltar o saldo de realizações durante todo este período de tempo. Um apanhado geral dos objetivos delineados e das ações desenvolvidas, tanto através de cursos presenciais para professores do ensino médio, quanto através da disponibilização de materiais educacionais via internet, possibilita concluir que a atuação do projeto é bastante satisfatória.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1339
2007-08-16T18:06:49Z
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PRAC
v. 1 (2006)
LIXÃO DO ROGER: UMA EXPERIÊNCIA QUE EDUCA – VIVENCIANDO NA PRÁTICA A PEDAGOGIA DA COOPERAÇÃO
Batista, Jaqueline Brito Vidal
Dantas, Maria do Socorro
Costa, Efigênia Maria Dias
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O trabalho em evidência foi desenvolvido na Creche Amiguinhos, que atende filhos de catadores de lixo da cidade de João Pessoa. Ao iniciarmos esse projeto, encontramos a "Creche Amiguinhos” estruturada da maneira pedagogicamente mais inadequada possível, fazendo com que nos propuséssemos a desenvolver atividades de intervenção didático-pedagógica, voltadas para as professoras, com o objetivo principal de colocar as crianças dessa creche em contato com atividades planejadas e pedagogicamente fundamentadas, que as auxiliasse positivamente no desenvolvimento cognitivo e afetivo das crianças. O resultado desse trabalho foi a ampliação da capacidade das crianças na apropriação de novos conceitos e na aquisição de diferentes linguagens em seu desenvolvimento.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1340
2007-08-16T18:06:50Z
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2007-08-16T18:06:50Z
PRAC
v. 1 (2006)
APOIO À CRIANÇA HOSPITALIZADA: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO LÚDICA
Kumamoto, Laura Helena M. C. C.
Gadelha, Eliza Carolina Moraes
Monteiro, Fabiana Ribeiro
Silva, Lúcia Roberta Matos S.
Leite, Miriam Cristina
Santos, Rosângela Guilherme de Carvalho
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Esse artigo é fruto da atividade de extensão universitária desenvolvida na unidade de pediatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley. É uma proposta que considera tanto as funções terapêuticas quanto as recreativas e pedagógicas do hospital, inserindo o processo do cuidar da criança enferma e hospitalizada numa perspectiva ética, ao buscar, além da fundamentação científica, através dos estudos acerca dos efeitos paradoxais da hospitalização, o sustentáculo legal através da Resolução 41, de outubro de 1995, do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), nos seus artigos 8, 9 e 10 que tratam dos direitos na situação de hospitalização. Nosso objetivo é proporcionar, através do poder transformador e autocicatrizante do brincar, melhores condições psicológicas de enfrentamento da experiência de hospitalização na infância.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1341
2007-08-16T19:55:41Z
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2007-08-16T19:55:41Z
PRAC
v. 1 (2006)
CENTRO ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DE CAJAZEIRAS: UMA NOVA FORMA DE ATENÇÃO EM SAÚDE MENTAL
Oliveira, Francisca Bezerra de
Fortunato, Maria Lucinete
Rocha, Adriana Feitosa Nogueira M.
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Historicamente, a assistência psiquiátrica em Cajazeiras, como em outras cidades do país, fundamentou-se no modelo de psiquiatria clássico, com atendimento centrado na instituição asilar e na doença. Este modelo é denominado “hospitalocêntrico”. Nele, os transtornos mentais são vistos como decorrentes de disfunções de ordem biológica e a pedra angular do tratamento é o isolamento social. Diante deste contexto, desenvolvemos um projeto de extensão, respaldado nos princípios da Reforma Psiquiátrica, com o objetivo de possibilitar mudanças significativas na atenção em saúde mental por meio da criação e implementação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em Cajazeiras – PB. A implantação do CAPS nesse município tem possibilitado a redução da internação psiquiátrica, a (re)construção da cidadania e a reabilitação psicossocial dos usuários.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1342
2007-08-16T18:06:50Z
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2007-08-16T18:06:50Z
PRAC
v. 1 (2006)
PROJETO CATARINA: FORTALECENDO AS IDENTIDADES CULTURAIS DE CABEDELO
Neto, Júlio Américo Pinto
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
PROJETO CATARINA: FORTALECENDO AS IDENTIDADES CULTURAIS DE CABEDELO - Em sua primeira edição, a revista Extensão Cidadã apresenta um pouco da trajetória do Projeto Catarina, passando por sua história e contribuições para a culltura e desenvolvimento social do Município de Cabedelo.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1343
2007-08-16T19:13:28Z
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2007-08-16T19:13:28Z
PRAC
v. 1 (2006)
ENTREVISTA COM NAZARÉ ZENAIDE
Neto, Júlio Américo Pinto
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Entrevista com Nazaré Zenaide - "Navegar através da extensão é necessário para transformar o processo acadêmico, mentalidades e práticas excludentes e precon-ceituosas. Transformar é necessário e a extensão é um dos caminhos possíveis."
oai:periodicos.ufpb.br:article/1344
2007-10-30T12:49:06Z
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2007-10-30T12:49:06Z
PRAC
v. 1 (2006)
EXPEDIENTE
,
2006-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Expediente desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1345
2007-09-11T20:02:58Z
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2007-09-11T20:02:58Z
PRAC
v. 2 (2006)
Editorial Vol 2
Santos, Eurides de Souza
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Editorial desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1346
2007-08-17T20:28:30Z
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2007-08-17T20:28:30Z
PRAC
v. 2 (2006)
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA FARMÁCIA ESCOLA DA UFPB
Melo, Maria Ladjane Sodré de
Filho, Antônio Pedro de Araújo
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
A condição social da maior parte da população brasileira e a carência do Sistema Único de Saúde (SUS) têm levado a uma terapia medicamentosa inadequada devido a diversos fatores, tais como: desconhecimento sobre a patologia, não cumprimento da prescrição médica, erro de posologia, interações medicamentosas ou com alimentos desfavoráveis, além de um acompanhamento farmacoterapêutico precário, por demora do retorno ao médico. Este trabalho teve como objetivo principal integrar o profissional farmacêutico no acompanhamento farmacoterapêutico de pacientes hipertensos, visando melhorar a relação entre o tripé: Médico-Farmacêutico-Paciente. O trabalho foi realizado em quatro fases: a) Investigatória – Para obter informações sobre o perfil do paciente em relação a problemas de saúde, grau de informação sobre a doença, medicação prescrita e verificação dos níveis tensionais; b) Acompanhamento – Para averiguação semanal da Pressão Arterial (PA) e do cumprimento da farmacoterapia x problemas relacionados; c) Avaliação global dos problemas detectados x relação com o uso inadequado do medicamento; D) Comunicação dos problemas detectados ao médico e paciente para uma possível intervenção terapêutica. Foram determinados os percentuais de pontos críticos de controle relacionados à farmacoterapia e problemas a ela relacionados. O trabalho alcançou o objetivo desejado, possibilitando a correção de farmacoterapia inadequada através de um relacionamento harmônico entre o tripé Médico-Farmacêutico-Paciente, resultando em benefício do paciente.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1347
2007-08-17T20:28:30Z
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2007-08-17T20:28:30Z
PRAC
v. 2 (2006)
COMUNIDADE AMPLIADA DE PESQUISA: TRABALHADORES/AS DE ESCOLAS PÚBLICAS COMPARTILHAM SABERES NA BUSCA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE NOS LOCAIS DE TRABALHO
Neves, Mary
Muniz, Hélder
Silva, Edil
Costa, Joana
Brito, Jussara
Athayde, Milton
Dantas, Alessandra
Moraes, Adriana
Brandão, Aline
Santos, Aline
Vasconcelos, Ana
Dantas, Ana
Fonseca, Daniele
Silva, Diomedes da
Bezerra, Edilane
Santos, Fernanda
Silva, Fernanda
Freire, Francisca
Lima, Gustavo
Barreto, Hilma
Silva, Jana
Teixeira, Juliana
Silva, Maurivan
Santos, Michelle
Melo, Natanne
Campos, Sara
Vasconcelos, Tatiana
Teles, Virginia
Ribeiro, Wilma
Oliveira, Vinicius
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este texto apresenta a experiência do “Programa de Formação em Saúde, Gênero e Trabalho nas Escolas” desenvolvida do município de João Pessoa-PB. Este Programa foi concebido como um processo de formação de trabalhadores/as-multiplicadores/as para uma leitura das relações entre trabalho e saúde nas escolas, sob o ponto de vista dos/as que lá trabalham (merendeiras, auxiliares de serviço, diretores/as, professores/as), atentos às relações de classe e gênero. Ele visou colocar em debate informações científicas acerca do tema e preparar para o exercício da análise crítica e da construção de propostas de mudanças a serem experimentadas, que inclusive subsidiassem uma pauta de negociação coletiva. A perspectiva foi também a de ir se forjando o alicerce com vistas à construção de um dispositivo contínuo e permanente de monitoramento das condições de trabalho e saúde nas escolas, operado por grupos de trabalhadores/as e acompanhado por profissionais dos organismos de pesquisa e de intervenção.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1348
2007-08-17T20:28:31Z
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2007-08-17T20:28:31Z
PRAC
v. 2 (2006)
FORMAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Alberto, Maria de Fátima Pereira
Cirino, Daniele Cristine da Silva
Dantas, Nozângela Maria Rolim
Fernandes, Juliane de Souza
Souza, Gabriel Pereira de
Soares, Ádria Melo
Macêdo, Orlando Junior Viana
Nunes, Bernadete de O.
Lins, Maria Helena S. de F.
Alberto, Maria da Luz
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
A proposta do II Curso de Formação de Agentes em Direitos Humanos provocou-nos uma reflexão sobre a compreensão da complexidade do trabalho precoce para poder transformar. Nesse contexto, relatamos a experiência de formação e a proposta de construção de saberes em contextos multidisciplinares, que resultou na capacitação dos agentes por professores e pesquisadores de diferentes áreas, e atividades de campo com registro do trabalho infanto-juvenil nas áreas de atuação dos agentes. Obtivemos, assim, a ampliação de parcerias com vistas à realização de um Balcão Itinerante, com as famílias do PETI, bem como oficinas com os participantes do Programa Adolescente Aprendiz, além de visitas aos municípios paraibanos no sentido de construir canais de articulação locais que viabilizam ações e o aperfeiçoamento do sistema de garantias no sentido da erradicação do trabalho infantil.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1349
2007-08-17T20:28:31Z
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/extensaocidada/article/view/1349
2007-08-17T20:28:31Z
PRAC
v. 2 (2006)
METODOLOGIA DE OFICINA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Figueirêdo, Maria do Amparo Caetano de
Silva, José Roberto da
Nascimento, Elizângela de Souza
Souza, Viviane de
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este trabalho busca refletir a experiência de extensão universitária realizada com crianças e adolescentes, a partir de um estudo sobre a metodologia de oficinas pedagógicas, e analisar o significado e as contribuições dessa ação para educadores e educandos. O estudo foi realizado através dos recursos metodológicos: observação participante, entrevistas abertas, diário de campo, registros etnográficos. Assim, a metodologia da oficina pedagógica, se coloca como criadora, coletiva e crítico-reflexiva, através de um jeito novo do fazer educativo, onde este aconteça num espaço de ação, reflexão e ação, articulando o cotidiano e a história. Essa prática extensionista tem por base a formação de sujeitos críticos e ativos no exercício de sua cidadania.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1350
2007-08-17T20:28:31Z
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2007-08-17T20:28:31Z
PRAC
v. 2 (2006)
O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO DE CRIANÇAS INTERNAS NA PEDIATRIA DO HULW ATRAVÉS DAS OBRAS DE MAURÍCIO DE SOUSA E WALT DISNEY. (RELATO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA NA PEDIATRIA DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY)
Silva, Rossana Seixas Maia da
Melo, Nilzete Correia Gomes de
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Neste trabalho, realizamos o ensino dos elementos básicos das artes visuais: linha, forma, cores primárias e secundárias, associadas e esculturas e histórias em quadrinhos baseados na obra de Maurício de Sousa e Walt Disney, a partir de brincadeiras associado com algumas técnicas de artes plásticas (giz de cera, guache, pintura a dedo, lápis de cor, escultura, recorte e colagem etc.), procurando elevar a auto-estima das crianças internadas na pediatria e de suas mães através do desenvolvimento de habilidades e da formação criativa.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1351
2007-08-17T20:28:32Z
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2007-08-17T20:28:32Z
PRAC
v. 2 (2006)
PROGRAMA DE PREVENÇÃO, DETECÇÃO E TRATAMENTO DAS CARDIOPATIAS CONGÊNITAS E ADQUIRIDAS – CARDIOPED
Botelho, Grinberg Medeiros
Santos, Cidalia de Lourdes de Moura
Carneiro, Victor Emmanuel Andrade
Queiroz, Daniely de Maria
Silva, Licia Magna Sena
Kumamoto, Larissa Montenegro Carneiro da Cunha
Guedes, Larissa Karla da Franca
Jotha, Maria Celeste Dantas
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este programa funciona no Hospital Universitário Lauro Wanderley, desde 1999, e tem como objetivo fazer o atendimento médico aos pacientes portadores de cardiopatias congênitas e/ou adquiridas visando se fazer o diagnóstico precoce através de exames especializados, o tratamento clínico ou cirúrgico dependendo do caso e a prevenção dessas patologias através de orientações aos familiares com relação a doenças que possam agravar a cardiopatia, melhorando a qualidade de vida desses pacientes.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1352
2007-08-17T20:28:32Z
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PRAC
v. 2 (2006)
PROJETO MOVIMENTO E CIDADANIA – AÇÕES SÓCIOEDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E PARTICIPATIVOS
Pessoa, Juliane da Silva
Feitosa, Ellen Christinne Nunes
Ferreira, Hamanda Rafaela Leite
Ramos, Luciana Oliveira
Guimarães, Karinna Lygia de Sousa
Palmeira, Magna Adjunto
Baracho, Hertha Urquiza
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
“Movimento e Cidadania” é um projeto de extensão universitária que se propõe a transmitir noções de temas jurídicos como: Direitos fundamentais, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito da família, Direito do trabalhador, Direito do consumidor e Direito Penal; informando os alunos do ensino fundamental de escolas públicas a respeito de direitos e cidadania, além de encaminhar e acompanhar casos junto à Justiça, através de uma parceria com o escritório de prática forense da faculdade de Direito da UFPB. O presente projeto tornou compreensíveis tais assuntos complexos através de aulas atrativas, utilizando atividades lúdicas e linguagem acessível que estimulam o interesse e facilitam o aprendizado, formando, de maneira divertida, cidadãos conscientes e participativos.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1353
2007-08-17T20:28:32Z
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2007-08-17T20:28:32Z
PRAC
v. 2 (2006)
REFLEX-AÇÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO RURAL NA PARAÍBA
Diniz, Pollyane Kahelen da Costa
Nogueira, Alexandre Peixoto Faria
Farias, Francisco Antônio Holanda
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Uma política de reforma agrária não se limita à desapropriação de latifúndios e distribuição de lotes de terra entre famílias assentadas. A reforma agrária compreende uma política ampla de reestruturação fundiária, de apoio à produção e à distribuição desta, de modo que garanta o bem estar das famílias e o desenvolvimento local. A ausência de uma política de reforma agrária coerente com as necessidades reais dos trabalhadores tem contribuído para inviabilizar o processo de reestruturação agrícola do país. Ao longo de três anos o projeto Reflex-ação, sob a coordenação do Seampo4, tem aprofundado a reflexão sobre a política de desenvolvimento rural em curso na Zona da Várzea e Litoral Sul da Paraíba , entre os trabalhadores e pequenos produtores rurais, atores mediadores, instituições públicas e afins na exploração de políticas alternativas de desenvolvimento sustentável.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1354
2007-08-17T20:28:32Z
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2007-08-17T20:28:32Z
PRAC
v. 2 (2006)
UMA EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DE AGENTES DE DIREITOS HUMANOS QUE ATUAM NA DEFESA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE TRABALHADOR
Alberto, Maria de Fatima Pereira
Soares, Ádria Melo
Nunes, Bernadete de O.
Lins, Maria Helena S. de F.
Alberto, Maria da Luz
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O objetivo deste artigo é apresentar O Projeto de Formação de Agentes de Direitos Humanos que Atuam na Área do Trabalho Infanto-Juvenil Urbano e Rural, um dos projetos contemplados pelo Prêmio Elo Cidadão 2001. Trata-se de proposta que têm como foco o trabalho infanto-juvenil e a formação de agentes sociais para lidar com a questão.
É um modelo de formação de agentes sociais que articula extensão, ensino e pesquisa. Neste modelo, a extensão ocupa o primeiro lugar, o de pólo articulador, uma vez que foi a partir da atividade de extensão que se constituiu a proposta: a de formar agentes de direitos humanos para atuarem na erradicação do trabalho infantil e na defesa do adolescente trabalhador. A extensão é o pólo articulador, porque, a partir da execução da proposta, compreendemos que formar agentes de DH para atuar frente ao trabalho infanto-juvenil implicava preparar para investigar, denunciar e proteger, responsabilizar o Estado e monitorar a garantia dos direitos e da aplicação de políticas públicas. Desse modo a pesquisa e o ensino passaram a se constituir em elementos também importantes para a concretização da proposta.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1355
2007-08-23T19:38:32Z
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2007-08-23T19:38:32Z
PRAC
v. 2 (2006)
VIVEIRISMO: ALTERNATIVA DE INCLUSÃO SOCIAL E RESGATE DA CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA PARA AGRICULTORES DO BREJO PARAIBANO
Neto, Júlio Américo Pinto
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Projeto financiado pelo Cnpq/Ctagro vem desenvolvendo e aprimorando técnicas de silviculturismo e produção de mudas arbóreas como alternativa de geração de emprego e renda, inclusão social e consciência ecológica.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1356
2007-08-23T19:40:30Z
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2007-08-23T19:40:30Z
PRAC
v. 2 (2006)
ENTREVISTA COM EMMANUEL FALCÃO
Neto, Júlio Américo Pinto
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
"A Extensão Universitária é um espaço de construção e transformação social, coletiva e individual, para qualquer cidadão. Portanto, acredito que deve ser um caminho trilhado por toda comunidade acadêmica que, em parceria com a sociedade civil, nos proporcionará um eterno aprendizado."
oai:periodicos.ufpb.br:article/1357
2007-10-30T12:53:10Z
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2007-10-30T12:53:10Z
PRAC
v. 2 (2006)
EXPEDIENTE
,
2006-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Expediente desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1380
2007-09-11T20:03:20Z
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2007-09-11T20:03:20Z
PRAC
v. 3 (2007)
Editorial Vol 3
Ferreira, Lúcia de Fátima Guerra
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Editorial desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1381
2007-08-22T11:42:26Z
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PRAC
v. 3 (2007)
A LEITURA DE UM MUNDO SURDO: UMA PROPOSTA DE INCLUSÃO SOCIAL DO SURDO.
Santiago, Sandra Alves da Silva
Souza, Ana Lúcia de
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este artigo é resultante do Projeto de Extensão “A Leitura de um Mundo Surdo” e teve como objetivo oferecer aos alunos do curso de Pedagogia da UFPB (que exercem atividade docente em escolas públicas), bem como a funcionários do Centro de Educação da UFPB, um curso básico de Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Com o referido curso pode-se proporcionar um conhecimento introdutório de LIBRAS aos participantes, além de reflexões sobre os saberes teórico – metodológicos necessários ao desenvolvimento da prática docente com alunos surdos incluídos em classes comuns. O papel da língua na constituição do sujeito e da Libras, enquanto língua natural do surdo, é entendida no projeto como o principal instrumento de acesso de um indivíduo aos bens sociais e culturais, nesse sentido, cabe aos educadores adquirir o conhecimento de Libras a fim de garantir o processo de inclusão do surdo na sociedade.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1382
2007-08-22T11:42:27Z
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2007-08-22T11:42:27Z
PRAC
v. 3 (2007)
DIFUSÃO DE TECNOLOGIA PARA APROVEITAMENTO DE FRUTAS NÃO COMERCIALIZADAS EM COMUNIDADES CARENTES
Conceição, Maria Lúcia da
Vasconcelos, Emeline Trindade de Araújo
Pereira, Ingrid D'avilla Freire
Cintra, Vanessa Meira
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Os frutos são alimentos ricos em vitaminas, açúcares e minerais. Suas características organolépticas são determinadas de acordo com grau de maturação e espécie. Sendo assim, podem ser consumidas ao natural ou podem ser submetidas a processos tecnológicos e de acordo com tais características, são comumente desperdiçadas, diante disto, o objetivo deste trabalho é aplicar tecnologias para aproveitamento e beneficiamento de frutos não comercializáveis - mamão (Carica papaya), banana (Musa sp.) e laranja (Citrus cinesis) - obedecendo a padrões tecnológicos dentro dos preceitos de segurança alimentar, elaborando novas alternativas para uso das matérias-primas, difundindo tais alternativas a comunidades periféricas do município de João Pessoa – PB.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1383
2007-08-22T11:42:27Z
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PRAC
v. 3 (2007)
LOUCOS POR LETRAS E A ALFABETIZAÇÃO POÉTICA
Ziegler, Ana Paula
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O presente artigo trata da proposta intitulada “Alfabetização Poética”, surgida a partir do desenvolvimento de uma pesquisa realizada como atividade do projeto “Loucos por Letras”, cujo objetivo é incentivar a leitura através da Poesia. O referido projeto foi iniciado em 1997, em Brasília, e tem sido desenvolvido desde 2004, na Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX) da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Com base na proposta pedagógica de Paulo Freire, pretende-se introduzir no cotidiano das escolas públicas, a experiência concreta da linguagem poética, acreditando que esse tipo de conhecimento contribui de modo significativo para o contexto geral do aprendizado. Isto porque a elaboração lingüística desenvolve-se interligada ao autoconhecimento e auto-expressão, envolvendo aspectos emocionais, sentimentais e imaginários, ou seja, o âmbito criativo da personalidade.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1384
2007-08-22T11:42:27Z
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PRAC
v. 3 (2007)
MEMÓRIA. JOÃO PESSOA.BR – INFORMATIZANDO A HISTÓRIA DO NOSSO PATRIMÔNIO
Filha, Maria Berthilde Moura
Linden, Isabel van der
Cavalcanti, Pautilia Costa Alves
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este projeto de extensão desenvolvido junto ao Departamento de Arquitetura da UFPB, teve por objetivo principal fazer chegar à população em geral informações sobre o patrimônio arquitetônico e urbanístico de João Pessoa, para que todos possam ter maior conhecimento sobre a história e a arquitetura da sua própria cidade, reforçando a relação entre o cidadão e o patrimônio edificado, consolidando a memória coletiva. Desta forma, a divulgação destas informações através de uma página na internet passa a constituir uma iniciativa de educação patrimonial, suscitando na população a atenção para com a preservação do patrimônio histórico da cidade de João Pessoa.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1385
2007-08-22T11:42:27Z
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PRAC
v. 3 (2007)
MOVIMENTO E CIDADANIA - UMA EXPERIÊNCIA DO ENSINO DO DIREITO PARA ALUNOS DO PROJOVEM
Farias, Maria Ligia Malta de
Souza, Suênia Cristina Silva
Júnior, Ronaldo Cartaxo Filgueiras
Bezerra, Rosana de Lima
Dutra, Thiago Medeiros
Oliveira, Vitor Filgueiras de
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Através de aulas expositivas e atividades lúdicas, o projeto de extensão “Movimento e Cidadania”, a princípio, foi destinado a alunos de 7ª e 8ª séries de escolas públicas de João Pessoa; porém, no último ano houve uma mudança no público alvo, atingindo agora alunos do ProJovem, um programa federal que incentiva trabalhadores informais de 18 a 24 anos a concluir o Ensino Fundamental. Com a mudança de foco, o projeto passou a levar, de forma muito mais atuante, as noções de Direito, como Direitos fundamentais, Direito de Família, Direito do Trabalho e Direito do Consumidor; visto que surgiram questões realmente vividas pelos alunos e suscitadas com o objetivo prático de resolvê-las. Formando cidadãos, o projeto atinge então o objetivo maior da prática da extensão, havendo uma via de dois lados de ensino-aprendizagem, tanto dos alunos, como dos extensionistas.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1386
2007-08-22T11:42:27Z
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PRAC
v. 3 (2007)
TERRA PARA QUE TE QUERO: FORTALECENDO UMA EXPERIÊNCIA COM AGRICULTURA ORGÂNICA A PARTIR DOS CAMPONESES ASSENTADOS DA APASA- PB
Rodrigues, Maria de Fátima Ferreira
Silva, Cláudia Simoni Velozo da
Sena, Luiz Pereira de
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O presente trabalho refere-se às experiências resultantes do projeto “Terra Para Que te Quero”, desenvolvido pelo Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba LOGEPA/UFPB com o apoio do CNPq/CT-Agro, da Comissão Pastoral da Terra e da Cáritas Nordeste. O projeto objetivou fortalecer a experiência da agricultura orgânica e ampliar a comercialização dos produtos que vêm sendo cultivados no Assentamento Apasa, localizado no município de Pitimbu, tendo como princípio norteador a sustentabilidade sócioambiental, nas bases da agroecologia. A utilização de técnicas agroecológicas tem se firmado como uma alternativa capaz de desenvolver sistemas agrícolas sustentáveis e proporcionar o desenvolvimento local de comunidades rurais. Os resultados obtidos tiveram cunho prático e acadêmico – No campo prático foram ministrados três cursos. No campo acadêmico foram apresentadas duas monografias de graduação.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1387
2007-08-22T11:42:28Z
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2007-08-22T11:42:28Z
PRAC
v. 3 (2007)
VIVEIRISMO PARA AGRICULTORES FAMILIARES: UMA INICIATIVA CAPAZ DE GERAR TRABALHO E RENDA, ALÉM DE PROMOVER A INCLUSÃO SOCIAL
Andrade, Leonaldo Alves de
Oliveira, Lamartine Soares Bezerra de
Vieira, Renata Moutinho
Gonçalves, Gerlândio Suassuna
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O trabalho em evidência foi desenvolvido no Laboratório de Ecologia Vegetal e nas dependências do Viveiro Florestal do Centro de Ciências Agrárias – UFPB. A proposta de capacitação em viveirismo envolve a coleta, o beneficiamento e o armazenamento de sementes florestais, além de todas as etapas de formação de viveiros e produção de mudas para fins comerciais e para a recomposição ambiental. Com o objetivo de promover inclusão social, através da geração de emprego e renda, este trabalho propiciou capacitação a mais de 300 pessoas, oriundas de comunidades rurais da micro região do brejo paraibano e adjacências, vislumbrando com isto o surgimento do viveirismo como uma atividade viável e inovadora na região.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1388
2007-08-23T19:42:37Z
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PRAC
v. 3 (2007)
PENARUA: EMPREENDEDORISMO E PROMOÇÃO SOCIAL
Neto, Júlio Américo Pinto
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O Programa Empreendedorismo na Rua – PENARUA promove cursos de capacitação em empreendedorismo para jovens entre 18 a 24 anos, em situação de risco social. Os cursos estimulam a criação de micronegócios, de forma socialmente sustentável, gerando trabalho e renda nas comunidades onde atua.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1389
2007-08-23T19:43:53Z
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2007-08-23T19:43:53Z
PRAC
v. 3 (2007)
ENTREVISTA COM EDINEIDE JEZINE
Neto, Júlio Américo Pinto
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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"A extensão universitária envolve um movimento dialético de troca de saberes em que os resultados devem convergir para a emancipação dos sujeitos."
oai:periodicos.ufpb.br:article/1390
2007-08-22T11:42:28Z
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2007-08-22T11:42:28Z
PRAC
v. 3 (2007)
EXPEDIENTE
,
2007-01-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Expediente desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1707
2007-11-01T14:34:33Z
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2007-11-01T14:34:33Z
PRAC
Vol. 4 (2007)
Editorial Vol 4
Ferreira, Lúcia de Fátima Guerra
2007-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Editorial desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1708
2007-11-01T14:34:34Z
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2007-11-01T14:34:34Z
PRAC
Vol. 4 (2007)
A SUPERVISÃO EM OFICINAS TERAPÊUTICAS
Krutzen, Eugênia Correia
2007-07-01
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pt_BR
Partindo de uma experiência como supervisora do projeto de extensão “Oficinas terapêuticas junto à população em risco social”, apresento questões relativas à supervisão em situação de psicoterapia em grupo. O aspecto violento da contenção necessária ao trabalho psicoterapêutico (abstinência) deve ser equilibrado com a permissividade desejável em trabalho inspirado na Psicanálise e na Arte-Terapia. Apresento também discussão sobre indicadores de efeitos clínicos em oficinas institucionais, comentando o conceito de “resiliência” de Cyrulnik e as pesquisas de Gijsengham sobre a condução de entrevistas com crianças vítimas de abuso e exploração sexual.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1709
2007-11-01T14:34:34Z
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2007-11-01T14:34:34Z
PRAC
Vol. 4 (2007)
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E EXTENSÃO NO COLÉGIO AGRÍCOLA “VIDAL DE NEGREIROS” – CAVN
Barbosa, Alex da Silva
Queiroga, Maria do Socorro Nóbrega
Nicomedes, Mário Pereira
Sousa, Denis Dhekson Santos de
Rufino, Cassyo de Araújo
Leite, Jozias Umbelino
Soares, Moisés de Assis Alves
2007-07-01
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pt_BR
A informática é uma ciência e um artefato cultural das sociedades pós-modernas. Sua utilização na escola é fundamental para o desenvolvimento de competências e habilidades múltiplas. Nesta perspectiva, o presente trabalho trata da experiência do projeto de inclusão da informática nos Cursos Técnicos e Profissionalizantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, como resultado de experiência realizada no Laboratório de Informática (LABINF). O projeto teve como complemento para a sua descrição, a aplicação de um questionário junto aos discentes, através do qual, foi possível compreender as suas representações sobre esta ciência.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1710
2007-11-01T14:34:34Z
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PRAC
Vol. 4 (2007)
A FUNÇÃO SOCIAL DO JUIZADO ESPECIAL DA PARAÍBA – NOVO PARADIGMA DE JUSTIÇA
Moreira, Rogério de Meneses Fialho
Palmeira, Magna Adjuto
Costa, Ana Paula Correia de Albuquerque da
Dantas, Ana Beatriz de A.
Soriano, Ana Carolina Wanderley
Medeiros, Camilla Rolim de
Melo, Cirley Gomes de
Carneiro, Joely Cristine da Silva
2007-07-01
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pt_BR
“A Função Social do Juizado Especial Federal da Paraíba: novo paradigma” é um projeto de extensão universitária, que tem por escopo facilitar o acesso de pessoas de baixa renda da capital e principalmente do interior ao Judiciário, informando acerca de seus direitos, além de encaminhar e acompanhar os casos que são de competência do Juizado. Mesmo diante do pouco tempo de existência, já se conseguiu melhorar e agilizar gradativamente o funcionamento do Juizado, aumentando consideravelmente o número de atendimentos, bem como, elaborar uma cartilha educativa acerca dos direitos previdenciários. Com a prática conjunta da educação e da justiça, o projeto possibilitou o crescimento social dos extensionistas e a satisfação da sociedade, ambos agora, mais capacitados na busca de seus próprios direitos e no exercício pleno da cidadania.
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2007-11-01T14:34:34Z
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PRAC
Vol. 4 (2007)
CRIANÇAS SURDAS E OUVINTES: EXISTE DIFERENÇA NA PERCEPÇÃO VISUAL?
Trigueiro, Emilia Suitberta de Oliveira
Silva, Jandilson Avelino da
Bezerra, Paloma Cavalcante
Lourenço, Thyala Maria A.
Mendes, Liana Chaves
Santos, Natanael Antônio dos
2007-07-01
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pt_BR
O projeto de pesquisa-extensão “Avaliação e acompanhamento da percepção visual de crianças portadoras de deficiência auditiva atendidas pela Funad” foi desenvolvido pelo LPNeC (Laboratório de Neurociência Percepção e Comportamento) a partir da demanda criada pelas pessoas portadoras de deficiência auditiva. Partindo do pressuposto que a literatura é divergente ao relacionar a percepção visual com a surdez, e que existem poucos achados teóricos sobre a temática. O presente estudo tem como objetivo verificar a existência de alterações na percepção visual, utilizando a função de sensibilidade ao contraste, um dos principais indicadores da percepção visual da forma no sistema visual humano, para estudar o desempenho de crianças portadoras de déficit auditivo quando comparadas a crianças que possuem audição normal.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1712
2007-11-01T14:34:34Z
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PRAC
Vol. 4 (2007)
DANÇAS CIRCULARES NA UFPB
Souza, Maria Eleonora Montenegro de
Souza, Maria do Socorro
Figueiredo, Maria do Amparo Caetano de
Antas, Ana Emilia Cavalcante
Leite, Roberta de Miranda H.
Oliveira, Ana Karla Sousa de
2007-07-01
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As Danças Circulares estão presentes em antigas tradições de diversos povos de todo o planeta. Suas origens se confundem com a origem da própria humanidade. Remete-nos à época em que o homem tinha uma estreita ligação com a natureza, simbolizando os movimentos circulares a pura expressão dos ciclos existentes em tudo que nos rodeia. Além de ser um prazeroso exercício, é um caminho de desenvolvimento pessoal e coletivo, constituindo-se em ferramenta pedagógica, com possibilidades de aplicação em vários níveis de organizações públicas e privadas, escolas, hospitais, centros terapêuticos e outros, sempre com o intuito de obter todos os benefícios que a dança traz para pessoas de qualquer idade, resgatando o prazer de dançar e cantar juntos. O ato de dar a mão e receber a mão do outro, faz com que cada um reconheça o seu próprio lugar e a sua própria importância no mundo.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1713
2007-11-06T13:44:18Z
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2007-11-06T13:44:18Z
PRAC
Vol. 4 (2007)
PAIAD: UM OLHAR SOLIDÁRIO
Neto, Júlio Américo Pinto
2007-07-01
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PAIAD: UM OLHAR SOLIDÁRIO
SOBRE O DEPENDENTE QUÍMICO
Diante de um quadro que coloca a dependência química como um dos problemas cruciais do Brasil, o PAIAD, por meio de suas ações, demonstra de forma contundente que é possível superar os desafios e oferecer soluções que ajudem a mudar essa realidade.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1714
2007-11-06T13:43:44Z
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PRAC
Vol. 4 (2007)
Entrevista com o cineasta Marcus Vilar
Neto, Júlio Américo Pinto
2007-07-01
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Entrevista com o cineasta Marcus Vilar
Falar da história recente do cinema paraibano significa também falar do Cineasta Marcus Vilar e da importância do seu trabalho para a produção cinematográfica paraibana. Com as raízes de sua formação na extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Marcus Vilar coloca nessa entrevista um pouco da história do filme “O Senhor do Castelo” e da sua paixão pelo cinema, evidenciando a importância dessa expressão artística para a formação da consciência e para que a experiência da extensão universitária reafirme seu compromisso de consolidar a parceria universidade e sociedade, no sentido de empreender uma ação transformadora e que fomente a troca e a participação rumo a uma extensão cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/1715
2007-11-01T14:34:35Z
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PRAC
Vol. 4 (2007)
EXPEDIENTE
,
2007-07-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Expediente desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/2072
2008-06-26T17:57:43Z
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PRAC
Vol. 5 (2008)
Editorial Vol 5
Ferreira, Lúcia de Fátima Guerra
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Editorial desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/2073
2008-06-26T17:57:43Z
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PRAC
Vol. 5 (2008)
A BIOINFORMÁTICA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO DIGITAL E DE DIFUSÃO DA BIOTECNOLOGIA
Padilha, Itácio Queiroz de Mello
Durbano, João Paulo Di Monaco
Martins, Amely Branquinho
Almeida, Renata dos Santos
Macarajá-Coutinho, Vinicius Ramos Henriques
Araújo, Demetrius Antônio Machado de
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/extensaocidada/article/view/2073
pt_BR
A Bioinformática é uma nova disciplina científica, que tem otimizado a análise dos
dados biológicos oriundos do seqüênciamento de DNA e proteínas. Essa disciplina tem
crescido exponencialmente no compasso das novas descobertas científicas. Contudo, a falta de
recursos humanos dificulta o desenvolvimento e a difusão da Bioinformática no Brasil. Uma
das formas possíveis de difundir a Bioinformática é por meio da extensão universitária, que
integra a sociedade com a Universidade, no sentido de fornecer acesso ao conhecimento
científico por meio da sua democratização, contribuindo para a aprendizagem da
Bioinformática. Assim, o projeto visou à realização de cursos de curta duração em
Bioinformática, proporcionando a possibilidade de promover o intercâmbio entre a sociedade
e os projetos de pesquisa realizados no âmbito acadêmico, além de promover a preparação de
profissionais nesta área.
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PRAC
Vol. 5 (2008)
CAMURIANDO EM JARAGUÁ: CAPACITAÇÃO DE PISCICULTORES PARA A INSTALAÇÃO, MONITORAMENTO E CULTIVO DE PEIXES NA ALDEIA POTIGUARA DE JARAGUÁ, NO MUNICÍPIO RIO TINTO, PARAÍBA
Silva, Aline de Sousa
Souza, Jane Enisa Ribeiro Torelli de
Marinho, Randolpho Sávio de A.
Montenegro, Ana Karla Araújo
Crispim, Maria Cristina
Xavier, Franscisco Pereira
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O projeto “Camuriando Jaraguá” teve como principal objetivo a capacitação de
piscicultores indígenas para o conhecimento das técnicas de piscicultura como forma de
aumentar a produção pesqueira na região. Foram capacitados 5 atores indígenas todos do
sexo masculino, na faixa etária de 21 a 30 anos, casados, com grau de escolaridade do
Ensino Fundamental I incompleto. Inicialmente os atores realizaram a escavação e limpeza
do viveiro com medidas de 40x22x0, 70m3, e em seguida a desinfecção e a fertilização.
Com o peixamento e o crescimento das espécies de tilápia nilotica (Oreochromis niloticus)
e carpa comum (Cyprinus carpio) no viveiro, foi constatado um crescimento satisfatório
durante todo o período de cultivo. A capacitação proporcionou aos atores indígenas um
aprimoramento do conhecimento acerca da piscicultura.
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2008-06-26T17:57:45Z
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2008-06-26T17:57:45Z
PRAC
Vol. 5 (2008)
O CURSINHO PRÉ-UNIVERSITÁRIO DO PROGRAMA CONEXÃO DE SABERES DA UFPB: ESPAÇO DE ENSINO E DEBATE SOBRE QUESTÕES RELACIONADAS À CIDADANIA
Moraes, Renildo Lúcio de
Silva, Maria Rozângela da
Queiroz, Tereza Correia da Nóbrega
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O trabalho se propõe a refletir sobre a experiência vivenciada na disciplina
Cidadania oferecida na 2ª turma do Curso Pré-universitário em João Pessoa, realizado no
período de março a dezembro de 2006. A proposta surgiu a partir da necessidade de
oferecer informações e ações diferenciais de cidadania, em consonância com os princípios
do Programa, que trabalha as questões de empoderamento dos futuros profissionais que
irão atuar na sociedade brasileira, contribuindo para formá-los na perspectiva da
responsabilidade ética e cidadã. O objetivo da disciplina é produzir conhecimentos gerais
relacionados aos direitos civis, políticos e sociais, possibilitando aos/às alunos/as de
classes populares o acesso aos instrumentos de intervenção e defesa, relativos aos deveres
e direitos de cada cidadã e cidadão.
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2008-06-26T17:57:45Z
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PRAC
Vol. 5 (2008)
CONHECER PARA EXERCER A CIDADANIA: DIREITOS DOS TRABALHADORES CANAVIEIROS DE CUPISSURA/CAAPORÃ
Tessarotto, Joselita de Oliveira
Silveira, Lenora Costa da
Vasconcelos, Regina Cely Carmélio de
Nóbrega, Anamélia Soares
Duarte, Anne Carolline Fernandes
Veras, Jamille Gonçalves
Andrade, Lúcia Regina Melo de
Maciel, Maria Ellen Souza
Pereira, Priscilla Kelly Alves
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O projeto intitulado “Conhecer para exercer a cidadania: direitos dos trabalhadores
canavieiros de Cupissura/Caaporã” se constituiu de uma série de aproximadamente 35
encontros de trabalho, no período de junho a dezembro de 2006. A comunidade canavieira
está dividida em dois grupos: um deles ligado ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de
Caaporã e outro à ACRAC (Associação Comunitária e Rural dos Amigos de Cupissura). O
ponto-chave do projeto foi a produção de uma Cartilha que permitiu aos trabalhadores o
acesso às informações tais como: o elenco do artigo 7º da CF/88; a Lei 5.889/73; as
cláusulas jurídicas da Convenção coletiva dos trabalhadores na lavoura canavieira no
Estado da Paraíba, exercício 2005/2006, das quais participaram a FAEPA,
SINDIALCOOL, SINDAÇÚCAR, ASPLAN, FETAGPB e STR’S.
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2008-06-26T17:57:45Z
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PRAC
Vol. 5 (2008)
PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DE MICOSES SUPERFICIAIS NA COMUNIDADE DOS IPÊS, JOÃO PESSOA - PB
Pontes, Zélia Braz Vieira da Silva
Guerra, Felipe Queiroga Sarmento
Travassos, Rafael de Almeida
Andrade, Patrícia Meira de
Guerra, Maria de Fátima de Lacerda
Carvalho, Maria de Fátima Peixoto Farias de
Sarmento, Maria da Conceição
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Pitiríase versicolor, piedra branca e preta, tinea nigra, candidíase cutâneo-mucosa e
dermatofitoses são micoses superficiais muito comuns em paises de clima tropical. O estudo teve
como objetivo prevenir e diagnosticar micoses superficiais em pacientes da comunidade dos Ipês,
atendidos no Programa Saúde da Família / Secretaria de Saúde do Município de João Pessoa -
PB. Após avaliação clínica do paciente, o material biológico (pele, pêlo e/ou unhas) foi coletado
e encaminhado para processamento (exame microscópico direto e/ou cultura em ágar Sabouraud
dextrose® com cloranfenicol) ao Laboratório de Micologia da Universidade Federal da Paraíba.
Micoses superficiais são na grande maioria um problema de estética. No entanto, com este estudo
foi observada a importância da prevenção, caracterização microbiológica e do correto diagnóstico
das micoses, como da contribuição para o fortalecimento do elo Universidade/Comunidade/Poder
Público.
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PRAC
Vol. 5 (2008)
VIVÊNCIAS PRÁTICAS FISIOTERAPÊUTICAS EM UM GRUPO DE MULHERES NO CLIMATÉRIO
Araújo, Daylene Lins de
Martins, Rebeca Vinagre
Barreto, Juerila Moreira
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O climatério refere-se ao período de transição entre a fase reprodutiva e nãoreprodutiva,
ocorrido nas mulheres entre 35 e 65 anos, requerendo compreensão, tolerância
familiar e atenção profissional especializada. O projeto “vivências práticas
fisioterapêuticas em um grupo de mulheres no climatério” realizou atividades educativoterapêuticas
com 22 mulheres do Grupo Mulher de Corpo e Alma da FUNASASAÚDE/
JP, como: técnicas de dinâmicas de grupo, palestras interativas, exercícios
corporais e respiratórios, relaxamento, dentre outros. Foi constatado que 59,1% das
mulheres na faixa etária dos 46-55 anos, 86,4% eram casadas; 100% estavam no climatério
e 63,6% na menopausa; 13,6% faziam uso de terapia de reposição hormonal, tendo como
principal sintomatologia climatérica a fadiga (68,2%). O programa mostrou-se eficaz na
minimização dos sintomas climatéricos, com melhoria da auto-estima e melhor
compreensão desta fase da vida.
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2008-06-26T17:57:46Z
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PRAC
Vol. 5 (2008)
NUPPO: 30 ANOS DE PROMOÇÃO DA CULTURA POPULAR
Neto, Júlio Américo Pinto
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
No decorrer de sua história, o NUPPO tem dado importante contribuição para o registro, a difusão e a consolidação da cultura popular da Paraíba,contribuindo para resgatar a memória e a identidade desse povo
oai:periodicos.ufpb.br:article/2080
2008-06-26T17:57:46Z
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PRAC
Vol. 5 (2008)
ENTREVISTA COM IVAN TARGINO
Neto, Júlio Américo Pinto
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Paraibano de Cacimba de Dentro, Ivan Targino Moreira é professor associado da
Universidade Federal da Paraíba (UFPB), ocupando a função de Chefe do Departamento de
Economia. Formado em Economia pela UFPB (1974) e em Filosofia pela UNICAP (1974),
aprofundou-se nos caminhos da economia e, em 1978, concluiu o mestrado na
Universidade Federal de Pernambuco. Seu desejo de colocar o conhecimento a serviço da
sociedade certamente o motivou a fazer o doutorado (1982) e pós-doutorado (2004), ambos
pela Université Paris I (Panthéon-Sorbonne).
oai:periodicos.ufpb.br:article/2081
2008-06-26T17:57:46Z
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Vol. 5 (2008)
EXPEDIENTE
,
2008-06-20
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Expediente desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3063
2009-03-09T12:54:44Z
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2009-03-09T12:54:44Z
PRAC
Vol. 6 (2008)
Editorial Vol 6
Ferreira, Lúcia de Fátima Guerra
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Editorial desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3064
2009-03-25T10:08:20Z
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2009-03-25T10:08:20Z
PRAC
Vol. 6 (2008)
CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS: ATENDIMENTO AOS PRESOS E SUA FAMÍLIA PARA GARANTIA DE APLICAÇÃO DOS INSTITUTOS PENAIS
Silva, Aline Nascimento dos Santos
Pereira, Anna Carolina Barbosa Guedes
Azevedo, Layse Negromonte
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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O presente artigo discorre sobre o Projeto de extensão desenvolvido na Universidade Federal da Paraíba, através do curso de Direito e coordenado pelo professor Alcides Leite de Amorim, integrando os extensionistas na problemática do sistema penitenciário da Paraíba,reflexo do sistema brasileiro em geral. Os discentes acompanharam a execução das penas através das guias de recolhimento dos presos, analisando a aplicação da lei e observando a manutenção dos direitos e garantias fundamentais, tendo por norte a dignidade da pessoa humana, quando dos benefícios aos quais os presos têm direito.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3066
2009-03-09T12:54:44Z
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PRAC
Vol. 6 (2008)
ENSINO DE GEOGRAFIA DA PARAÍBA: METODOLOGIAS E AÇÃO
Oliveira , Mara Edilara Batista de
Freire , Noemi Paes
Torres , Éricson da Nóbrega
Lima , Fabiano Silva de
Mello , Fábio da Silva
Correia , Silvana Cristina Costa
Melo , Jailson Azevedo de
García , María Franco
Borges , José Francisco de Mendonça
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O projeto de extensão universitária “Conhecendo a Paraíba: articulando os saberes do campo e da cidade”, realizado pelo curso de Geografia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Campus I – João Pessoa, visa ao desenvolvimento contínuo de uma proposta de trabalho que articule a educação formal, infantil, fundamental, média, e superior, e a educação não formal às atividades de ensino, pesquisa e extensão, o tripé conceitual da Universidade. Nosso principal objetivo é desenvolver pesquisa e ensino de Geografia da Paraíba, junto aos alunos e alunas das redes pública e privada da grande João Pessoa, e membros de movimentos sociais e entidades de classe, promovendo uma integração efetiva entre o mundo universitário e as demandas cotidianas da comunidade na sua volta. O lócus deste exercício foi o Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba, LOGEPA
oai:periodicos.ufpb.br:article/3067
2009-03-09T12:54:45Z
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PRAC
Vol. 6 (2008)
EXPERIÊNCIAS COM AUDIOVISUAL NA EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES FILMICAS PARA UM AMBIENTE EDUCACIONAL CRÍTICO.
Sousa , Gilmar Caramurú de
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este artigo pretende apresentar a experiência do Projeto Cinestésico – proposto e coordenado pelas Profas. Dras. Virgínia de Oliveira Silva e Marília Campos (DHP/CE). O projeto se constitui numa ação de extensão de caráter multidisciplinar (Pedagogia e Comunicação), tendo como objetivos exibir, debater, pesquisar e produzir audiovisuais com propósitos educativos. A análise aqui realizada se concentra na ressignificação realizada pelo público nas sessões de exibição dos filmes Aruanda (Linduarte Noronha, 1960), Enraizados (Niutildes Batista, 2008) e Cabaceiras (Ana Bárbara Ramos, 2007) realizadas no Instituto de Educação da Paraíba e no curso de Pedagogia (Bananeiras – UFPB Campus III).
oai:periodicos.ufpb.br:article/3068
2009-03-09T12:54:45Z
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PRAC
Vol. 6 (2008)
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL DE UM ECOSSISTEMA AQUÁTICO URBANO NA AMAZÔNIA MATOGROSSENSE E SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE PARA A SUA CONSERVAÇÃO E REABILITAÇÃO
Bleich , Monica Elisa
Silva , Carlos José da
Souza , Fabio Mesquita de
Santos , Jeneffer Soares dos
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O projeto de extensão teve como objetivo avaliar as condições ambientais do córrego urbano Papai Noel em Alta Floresta, na Amazônia Matogrossense; conhecer a relação da comunidade residente no entorno com o córrego; e suas perspectivas com relação a sua conservação e reabilitação. Os dados obtidos na avaliação das condições ambientais do córrego foram usados em palestras que visaram à sensibilização da comunidade do entorno para a conservação e recuperação do ecossistema aquático.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3069
2009-03-09T12:54:45Z
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/extensaocidada/article/view/3069
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PRAC
Vol. 6 (2008)
A MEMÓRIA CORPORAL DO IDOSO: UMA EDUCAÇÃO PARA VITALIDADE
Silva , Pierre Normando Gomes da
Costa , Sandra Barbosa da
Schulze , Guilherme Barbosa
Macedo , Dafne Souto
Dantas , Eliseu Rossini Farias
Carvalho , Pollyana Oliveira Formiga de
Ribeiro , Clécia Rodrigues Fernandes
Figueiredo Júnior , José Mauricio
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Este trabalho consiste nos primeiros resultados, obtidos em seis meses de execução, do Projeto: “Experiência Sensorial e Aprendizagem do corpo: interface educação-saúde com idosos”. O objetivo é ajudar a devolver ao corpo do idoso, sua função de lugar fundamental de prazer, e contribuir para a educação e para o cuidar da saúde comunitária. A base teórico-metodológica é a corporeidade. Pesquisa participante, concretizada numa prática educativa semanal, num grupo de idosos do programa PAPI da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com aulas constituídas por vivências de sensorialidade e reflexões com Balanço de Saber e Círculo de Cultura. Os resultados apontam que esse grupo de idosos tem se entregado aos saberes do corpo: reconhecendo-se na execução dos movimentos espontâneos, tomando consciência das suas ações por meio da re-significação das memórias do vivido.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3070
2009-03-09T12:54:45Z
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PRAC
Vol. 6 (2008)
PROJETO CUIDAR: ATENÇÃO MULTIDISCIPLINAR AOS CUIDADORES DE IDOSOS DEPENDENTES INTERNADOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY
Ferreira , Maria do Amparo Mota
Sousa , Rilva Lopes de
Silva , Waldineide Pereira da
Silva , Eliseuda Marinho da
Moutinho , Maria do Perpétuo Socorro
Nunes , Denise Valéria Oliveira
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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O presente trabalho de extensão insere-se no âmbito da promoção da saúde e qualidade de vida do paciente idoso e do seu cuidador, com os objetivos de orientar os cuidadores informais no que concerne à implementação do cuidado ao idoso com incapacidades funcionais internados nas enfermarias de Clínica Médica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) durante a internação e após a alta hospitalar. O processo de atenção aos cuidadores ocorreu através da realização de sessões educativas compartilhadas por médicos, enfermeira, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, educadora física e assistente social. O trabalho consistiu na avaliação das necessidades de informação e orientação dos cuidadores e na posterior realização de sessões educativas. Foram realizados 74 encontros educativos, com predominância de discussão de temas relacionados aos problemas de saúde enfrentados pelos 157 cuidadores na assistência aos idosos fragilizados atendidos no serviço durante a vigência da primeira etapa do projeto.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3071
2009-03-09T12:54:46Z
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2009-03-09T12:54:46Z
PRAC
Vol. 6 (2008)
INCIDÊNCIAS DE ALGIAS DE COLUNA EM USUÁRIOS DA ESCOLA DE POSTURAS DA UFPB
Oliveira , Clébya Candeia de
Vasconcelos , Wínea Leila Ribeiro
Menezes , Aliceana Ramos R. de
Lima , Vânia Cristina Lucena
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
A Escola de Coluna representa um programa educacional e terapêutico eficaz para os pacientes com afecções da coluna vertebral. O objetivo deste estudo é verificar os tipos de algias que ocorrem com maior incidência nos pacientes que freqüentam a Escola de Posturas da UFPB. A amostra foi composta de dez participantes com idade entre 22 e 60 anos. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, constando de perguntas objetivas e subjetivas, aplicada ao término do programa. Foi verificado que a dor na região cervical foi a mais presente, representando 42,9% da amostra e pôde-se concluir que a intervenção com o programa da Escola de Posturas se mostrou eficiente na redução do evento da dor.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3072
2009-03-09T12:54:47Z
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/extensaocidada/article/view/3072
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PRAC
Vol. 6 (2008)
PROJETO CONTINUUM: CONTINUIDADE DA ASSISTÊNCIA AO PACIENTE COM DOENÇA CRÔNICA NO AMBULATÓRIO DE EGRESSOS DE INTERNAÇÃO DA CLÍNICA MÉDICA DO HULW/UFPB
Muñoz , Rilva Lopes de Sousa
Silva , Isabel Barroso Augusto
Rolim Filho , Antonio Edilton
Duarte , Samuel Gouveia da Costa
Costa , Natália de Andrade
Sá , Raissa Dantas de
Athayde , Rodolfo Augusto Bacelar de
Almeida , Charlâne Marinho
Fernandes , Bruno Melo
Figueiredo , Ângela Siqueira de
Ferreira , Maria do Amparo Mota
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/extensaocidada/article/view/3072
pt_BR
O presente trabalho enfoca a continuidade do cuidado clínico aos pacientes portadores de doenças crônicas egressos de uma hospitalização. O objetivo é descrever as atividades do Projeto Continuum, de atendimento clínico continuado aos pacientes com doenças crônicas, após internação no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW/UFPB). As atividades assistenciais consistiram no acompanhamento ambulatorial de acordo com os protocolos clínicos de atendimento elaborados no projeto para os pacientes com necessidade de cuidados continuados, ajustando-se condutas clínicas e detectando-se novos problemas. Foi verificada uma melhora da educação dos pacientes sobre sua doença e melhora da adesão ao tratamento. Em médio prazo, espera-se obter um melhor controle clínico dos pacientes com redução de reinternações.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3073
2009-03-17T02:27:57Z
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PRAC
Vol. 6 (2008)
HABITAT DE AÇÃO IMEDIATA EM VIÇOSA, MG
Ribeiro Filho, Geraldo Browne
Carvalho, Aline Werneck
Ávila, Iris Marinho
Lima, Andressa Debona
Lima, Clerverson Alves de
Brangioni, Rafaella Quaresma
Nery, Thais Ramirez
Gusmão, Thatiany Silva
Mendonça, Sabrine Santos
Carvalho, Rodrigo Miranda
Miranda, Larissa de Almeida
Gonçalves, André Barbosa
Mareto, Renato
Almeida, Carolina Pinheiro
Santos, Pedro Henrique Ortolan
Niero Júnior, Adauri
Oliveira, Bruno Silva
Santos, Cynthia de Santana
Yanaga, Annie Akemi Palandi
Tarôco, Ana Luísa de Araujo
Ribeiro, Carolina Santos
2008-12-01
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O projeto HABITAT de Ação Imediata em Viçosa /MG consiste em proporcionar orientação técnica às famílias carentes da cidade de Viçosa que recebem doação de materiais de construção pelo Programa de Melhoria Habitacional desenvolvido pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura Municipal através do Departamento de Habitação e Urbanismo, nas ações referentes à elaboração de projeto arquitetônico e ao acompanhamento de construção, reformas, acréscimos e soluções de problemas construtivos nas moradias. Viçosa possui uma considerável população de baixa renda, ocupando áreas de risco sócio-ambiental, cujas condições de moradia, renda, higiene e habitabilidade são bastante precárias. Neste sentido, o projeto visa ultrapassar a fase de mera identificação dos problemas, procurando minimizá-los e dar o retorno necessário à comunidade.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3074
2009-03-09T12:54:48Z
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2009-03-09T12:54:48Z
PRAC
Vol. 6 (2008)
NAC: UM MARCO HISTÓRICO NA ARTE PARAIBANA
Neto, Júlio Américo Pinto
2008-12-01
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Ao comemorar seus trinta anos, o NAC resgata uma história de resistência e contribuição efetiva para o desenvolvimento das artes visuais na Paraíba, confirmando o papel histórico da UFPB nesse processo.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3075
2009-03-09T12:54:48Z
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PRAC
Vol. 6 (2008)
Entrevista com Gustavo Barbosa de Mesquita Batista - UM OLHAR SOBRE A EXTENSÃO, O DIREITO E OS DIREITOS HUMANOS
Neto, Júlio Américo Pinto
2008-12-01
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UM OLHAR SOBRE A EXTENSÃO, O DIREITO E OS DIREITOS HUMANOS.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3076
2009-03-09T12:54:48Z
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2009-03-09T12:54:48Z
PRAC
Vol. 6 (2008)
EXPEDIENTE
,
2008-12-01
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Expediente desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3809
2010-02-11T12:27:51Z
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2010-02-11T12:27:51Z
PRAC
v. 7 (2009)
PERCEPÇÃO ESPACIAL DE DEFICIENTES VISUAIS: MAQUETE TÁTIL COMO AUXÍLIO PARA LOCOMOÇÃO NO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Sarmento, Bruna Ramalho
Lima, Aluizia Márcia Fonseca de
2009-12-09
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O objetivo deste trabalho foi contribuir para o entendimento da organização física do Campus I da UFPB por parte das pessoas com deficiência visual, uma vez que a maquete e uma importante ferramenta para análise espacial. Como metodologia utilizou-se duas técnicas: revisão bibliográfica e pesquisa de campo exploratória, esta realizada através de visitas a diversos pontos da UFPB para que pudesse ser manufaturada a Maquete Tátil do Campus I da UFPB. O modelo proporcionará as pessoas com deficiência visual a noção espacial da implantação das edificações no Campus, facilitando a sua locomoção, a identificação das edificações, a interação entre estas e o registro de trajetos e suas respectivas barreiras arquitetônicas.
Palavras-chave: Pessoas com deficiência visual; Maquete tátil; Percepção espacial
oai:periodicos.ufpb.br:article/3811
2010-02-03T14:14:00Z
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2010-02-03T14:14:00Z
PRAC
v. 7 (2009)
A COMUNICAÇÃO PARA A GESTÃO DA QUALIDADE
Xavier Silva, Narjara Bárbara
Silva, Patrícia Morais da
2009-12-09
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pt_BR
Este artigo é resultado parcial do Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Consultoria de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas de João Pessoa no qual um dos objetivos é a produção de conhecimento teórico e prático relacionado à comunicação organizacional. Tal Projeto é executado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), e visa diagnosticar as demandas da área de comunicação, a fim de orientar os micro e pequenos empreendedores dos projetos finalísticos do Sebrae a agregar valor ao seu negócio por meio das estratégias de comunicação organizacional. Este artigo propõe abordar a comunicação como fator relevante para a consolidação da Gestão da Qualidade nas organizações estudadas, sendo estas um fator relevante para o desenvolvimento e estruturação de qualquer empresa no mercado.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3817
2010-02-03T14:16:18Z
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2010-02-03T14:16:18Z
PRAC
v. 7 (2009)
A COMUNICAÇÃO ESTRATÉGICA E O COMPOSTO DE MARKETING: UMA INTEGRAÇÃO DE SUCESSO NA GESTÃO DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE JOÃO PESSOA
Cabral, Evalena Lima
Azevedo, Mitchell Figueiredo de
2009-12-09
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Este artigo se destina a contextualizar a comunicação estratégica e o composto de marketing no âmbito das micro e pequenas empresas de João Pessoa. Trata-se de uma análise mercadológica, de como e de que maneira as MPEs da cidade de João Pessoa exercita a prática de tais ferramentas. O presente artigo atende ao pré-requisito de análise teórico-prática que é exigido pelo projeto de extensão da Universidade Federal da Paraíba Consultoria de Comunicação para micro e pequenas empresas de João Pessoa. É sabido que as MPEs são responsáveis por grande parte da economia e dos empregos gerados no País e em João Pessoa não acontece diferente, por isso a importância de conhecer a realidade desses pequenos empreendedores e analisar à luz de diversos autores os pontos onde a comunicação e o marketing auxiliariam no processo de desenvolvimento das MPEs.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3867
2013-03-03T03:16:11Z
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PRAC
v. 8 (2010)
RÁDIO COMUNITÁRIA, EXTENSÃO PESQUEIRA E CIDADANIA: UMA PERSPECTIVA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL
gurgel, washington
2009-12-15
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Trata-se de um estudo de recepção da Rádio Comunitária Boca da Ilha, no Recife / PE, por pescadores e pescadoras da Ilha de Deus. Nesta etapa, especificamente, o objetivo é analisar as apropriações que a referida população faz da emissora local na perspectiva do desenvolvimento local. A pesquisa se alicerça em três aportes teóricos: os estudos latino-americanos de recepção; os da Extensão Pesqueira na perspectiva do desenvolvimento local e os da comunicação que acreditam no rádio comunitário como meio de comunicação para o desenvolvimento. Quanto aos instrumentos metodológicos, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, entrevista semiestruturada, análise da programação da emissora e observação direta.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3872
2010-02-03T14:10:26Z
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2010-02-03T14:10:26Z
PRAC
v. 7 (2009)
O DESENVOLVIMENTO DO EMPREENDEDORISMO NOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DA UNIVERSIDADE DA PARAIBA
barros, lady barbara
Brambilha, Adriana
2009-12-09
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O empreendedorismo tem transformado o cenário brasileiro, trazendo mudanças sócio-econômicas. Neste contexto discute-se a função das Instituições de Ensino Superior que buscam cumprir seu papel na sociedade, proporcionando aos estudantes condições de aprenderem na prática seus conhecimentos obtidos em sala de aula. Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise sobre o desenvolvimento do empreendedorismo nas Instituições de Ensino Superior e em especial na Universidade Federal da Paraíba bem como das práticas empreendedoras no âmbito acadêmico relacionada com a comunicação. Ressaltando também a importância da comunicação nesse trajeto, como ela é capaz de inserir todos os indivíduos em todas as áreas interligando cada setor, melhorando o entendimento e o crescimento individual de cada pessoa. O trabalho que está em andamento, com conclusão prevista para Dezembro de 2009, está realizando pesquisas e entrevistas com estudantes do curso de Comunicação nas habilitações de Jornalismo, Relações Públicas, Rádio e TV, professores e a coordenadora para conhecer o ensino do empreendedorismo nestes cursos .
oai:periodicos.ufpb.br:article/3905
2013-03-03T03:16:11Z
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2013-03-03T03:16:11Z
PRAC
v. 8 (2010)
REDE DE PROTEÇÃO INTEGRAL À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE DE SANTA RITA - PB: UMA EXPERIÊNCIA DE TRABALHO ARTICULADO
Tavares, Ana Cláudia Santana de Andrade
Melo, Ana Luisa Costa de
Cavalcanti, Carla Raquel Carmélio
Pontes, Luciane de Souza Borges
Figueiredo, Maria do Amparo Caetano de
Olinto, Heloysa Maria Santos Oliveira
Cordeiro, Noeli Lopes
Araújo, Tamyris Leandro de
Delaini, Lorenzo
Vanderlei, Maria da Conceição
Vieira, Maria do Socorro de Souza
Aurino, Ana Lúcia Batista
2009-12-15
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este texto busca refletir sobre o trabalho desenvolvido pela Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Santa Rita articulada a prática extensionista e sua contribuição para a sociedade. Este trabalho está vinculado às ações realizadas pelo projeto de extensão: Formação e Articulação em Rede: A Implementação do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente, desenvolvido em parceria entre o Departamento de Habilitações Pedagógicas – CE, o Departamento de Serviço Social – CCHLA e a Rede Pró-Crianças e Adolescentes da Área Metropolitana de João Pessoa – REMAR. Esse estudo constitui-se importante instrumento de efetivação da prática fundamentada na teoria na perspectiva do fortalecimento do Sistema de Garantias dos Direitos da Criança e do Adolescente no Município de Santa Rita.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3906
2009-12-15T18:32:52Z
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2009-12-15T18:32:52Z
PRAC
v. 7 (2009)
A IMPORTÂNCIA DE FORMAR PROFISSIONAIS COMPROMETIDOS COM A ACESSIBILIDADE E A INCLUSÃO SOCIAL
Costa, Angelina Dias Leão
Meira, Flora Alexandre
2009-12-15
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
Este artigo tem por objetivo refletir a cerca da importância da inclusão do tema “acessibilidade” na grade curricular dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil no intuito de provocar estudantes e professores sobre a necessidade de contemplar a questão na prática de suas atividades profissionais. Serão abordadas as questões conceituais que ajudam na compreensão do tema e serão descritas experiências realizadas com os alunos do curso de arquitetura da UFPB, que se apresentaram como metodologias de ensino eficazes no sentido de contribuir para a formação de arquitetos mais comprometidos com a inclusão social.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3907
2013-03-03T03:16:11Z
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2013-03-03T03:16:11Z
PRAC
v. 8 (2010)
MELHORAMENTO DO USO DOS RECURSOS PESQUEIROS PELOS PESCADORES ARTESANAIS DE COMUNIDADES TRADICIONAIS
Silva, Ana Elizabeth Dias da
Silva, Aline de Souza
Peixoto, Gabriela Marques
Marinho, Randolpho Sávio A.
Silva, André Leonardo Patrício
Souza, Jane Enisa Ribeiro Torelli de
Crispim, Maria Cristina Basílio
2009-12-15
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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pt_BR
O presente trabalho tem por finalidade melhorar o uso dos recursos pesqueiros pelos pescadores artesanais de comunidades tradicionais do litoral paraibano, através da aplicação de técnicas para o processamento e beneficiamento do pescado, realizado com pescadores artesanais indígenas Potiguaras de Jaraguá, Rio Tinto, PB e da praia de Lucena, Lucena, PB, nos meses de novembro de 2007 e dezembro de 2008, respectivamente. Os atores foram mobilizados para obtenção do conhecimento das técnicas do processamento (evisceração, retirada da pele e extração do filé), bem como da formulação dos produtos beneficiados (fishburguer, almôndegas, lingüiça, patê e croquetes). A otimização dos recursos tanto promove a redução do impacto ambiental nas comunidades trabalhadas, como também reforça a fonte de renda dos atores.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3918
2009-12-15T18:32:06Z
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2009-12-15T18:32:06Z
PRAC
v. 7 (2009)
CUIDAR DE CUIDADORES: ARTETERAPIA NA CASA DA CRIANÇA COM CÂNCER
Costa, Robson Xavier da
Carolino, Jaqueline Alves
Castro, Selma Lessa
Costa, Rosangela Xavier da
2009-12-15
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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Este artigo objetiva analisar a experiência de um grupo arteterapêutico desenvolvida durante o ano de 2008 e inicio de 2009 na Casa da Criança com Câncer – NACC – PB, na cidade de João Pessoa – PB, com cuidadores voluntários que atendem a crianças/adolescentes internos na instituição. O trabalho consistiu em um projeto de extensão universitária acompanhado por um arteterapeuta, o professor coordenador do projeto e pela psicóloga da instituição, assessorados pela bolsista do PROBEX, em conjunto com os voluntários membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arteterapia da UFPB, por meio de reuniões mensais. Com o atendimento arteterapêutico, pretendemos auxiliar e fortalecer o a interação entre os voluntários e a humanização do atendimento as crianças/adolescentes internas. A partir do desenvolvimento das atividades percebemos um melhor relacionamento entre os membros do grupo e a preocupação com o apoio aos colegas durante as atividades desenvolvidas e o atendimento semanal na instituição.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3919
2013-03-03T03:16:11Z
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2013-03-03T03:16:11Z
PRAC
v. 8 (2010)
A PRODUÇÃO DO CONHECIENTO VIA EXTENSÃO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: O CASO PROJETO CONHECENDO Á PARAIBA
Silva, Heven Stuart Neves da
Silvestre, Diego de Oliveira
2009-12-15
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pt_BR
Este trabalho é resultado do projeto de extensão continuada “Conhecendo a Paraíba: “Espaço Geográfico e a Evolução das Relações Sociedade/Natureza” Realizado nas dependências do Departamento de Geociências, de modo prioritário no Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA). O projeto é executado por professores e alunos do curso de Geografia da Universidade Federal da Paraíba, campus I. Seu principal objetivo propõe-se em contribuir para superar o ensino da Geografia tradicional alicerçada em conteúdos decorativos e fragmentado que expulsam que dificultam a permanência dos alunos em sala de aula, através de uma nova proposta metodológica com o auxilio de recursos didáticos pedagógicos que auxiliam professores e alunos do nível fundamental e médio na ampliação de discussões sobre temas específicos da Geografia da Paraíba.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3920
2009-12-15T18:58:40Z
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2009-12-15T18:58:40Z
PRAC
v. 7 (2009)
POLÍTICA EDUCACIONAL, JUVENTUDE E RISCO: UMA INTERVENÇÃO TEÓRICO-METODOLOGICA NO PROJOVEM DE JOÃO PESSOA
Costa, Jean Carlo de Carvalho
Galvíncio, Amanda
Hobi, Larissa
2009-12-15
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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A produção desse artigo tem como finalidade socializar a nossa experiência no Programa de Extensão Universitária- PROBEX/2008. O trabalho desenvolvido no Grupo de Extensão teve duplo objetivo: o primeiro intencionava consolidar um grupo de estudo para discutir as categorias de “risco social”, “juventudes” e seus desdobramentos nas “Políticas Públicas” atuais desenvolvidas no Brasil para os jovens, especificamente o ProJovem; o segundo, consistiu na realização de duas oficinas destinadas aos jovens matriculados no ProJovem- João Pessoa no ano de 2008. As oficinas tiveram como eixos temáticos “Política Pública e juventude” e “Identidade juvenil”, optou-se por utilizar uma metodologia que atrelasse “Teatro-educação” com exposições orais, ambas conduzidas pelas bolsistas integrante do grupo. Desenvolvemos uma análise Qualitativa do conteúdo gerado a partir das oficinas. Nesse sentido, foi possível uma maior reflexão e avaliação, tanto da nossa ação pedagógica como também da experiência dos jovens participantes do programa.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3922
2013-03-03T03:16:12Z
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PRAC
v. 8 (2010)
TRABALHO CANAVIEIRO: AÇÕES EXTENSIONISTAS NA PROPAGAÇÃO DO SABER JURÍDICO EM FAVOR DA CIDADANIA
Tessarotto, Joselita de Oliveira
Nóbrega, Anamélia Soares
2009-12-15
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O presente artigo aborda alguns efeitos das ações extensionistas em experiências solidárias veiculadas no Projeto de Extensão - Conhecer para exercer a cidadania: direitos dos trabalhadores canavieiros de Cupissura/Caaporã, desenvolvido por professores e alunos do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba, sendo coordenado pela professora Joselita de Oliveira Tessarotto, durante os anos de 2006 e 2007. O projeto adotou uma estratégia interdisciplinar de divulgação dos direitos trabalhistas utilizando-se, para tanto, de técnicas teatrais, da rádio comunitária local, da análise criteriosa dos instrumentos normativos, e dos direitos previstos na legislação brasileira em face das vivências laborais dos canavieiros, inspirados na principiologia do Direito do Trabalho e imperiosa necessidade da cidadania e dos direitos humanos.
oai:periodicos.ufpb.br:article/3961
2009-12-15T18:46:41Z
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2009-12-15T18:46:41Z
PRAC
v. 7 (2009)
A COMUNICAÇÃO COMO PROVEDORA DE VANTAGENS COMPETITIVAS PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Soares, Lívia Maria Santos
Silva, Patrícia Morais da
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Este artigo é resultado parcial do Projeto de Extensão da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em Consultoria de Comunicação para Micro e Pequenas Empresas de João Pessoa, sendo o mesmo projeto realizado em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Paraíba (Sebrae-PB), no qual um dos objetivos é a produção de conhecimento teórico-prático tendo como foco a comunicação organizacional. Tal projeto também objetiva identificar as demandas existentes no que tange a comunicação, buscando orientar as empesas dos projetos finalísticos do Sebrae, no uso estratégico da comunicação. Este artigo propõe, portanto, abordar a comunicação como agente ativo no processo de consolidação das micro e pequenas empresas, sendo capaz de promover diferenciais competitivos para as mesmas.
oai:periodicos.ufpb.br:article/4008
2010-01-28T18:58:49Z
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PRAC
v. 7 (2009)
Expediente
Braga, Luis Victor Palhano de Sá
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Expediente desta edição da Revista Eletrônica Extensão Cidadã.
oai:periodicos.ufpb.br:article/14017
2012-10-22T21:44:42Z
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PRAC
v. 7 (2009)
NUDOC: CINEMA PARAIBANO EM FOCO
Lacerda, Andréa; UFPB
2012-10-22
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oai:periodicos.ufpb.br:article/14018
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PRAC
v. 7 (2009)
Entrevista com José Francisco de Melo Neto
Américo, Júlio; UFPB
2012-10-22
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oai:periodicos.ufpb.br:article/14019
2012-10-22T21:57:27Z
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PRAC
v. 7 (2009)
Editorial 2009
Guerra, Lúcia; UFPB
2012-10-22
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url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/extensaocidada/article/view/14019
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oai:periodicos.ufpb.br:article/14078
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PRAC
v. 8 (2010)
Reportagem NTU
Lacerda, Andréa; UFPB
2012-10-31
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url:https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/extensaocidada/article/view/14078
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oai:periodicos.ufpb.br:article/14081
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PRAC
v. 8 (2010)
Editorial 2010
Guerra, Lúcia; UFPB
2012-10-31
O conteúdo dos artigos é de inteira responsabilidade dos autores.
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