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A NOTÍCIA JORNALÍSTICA: PRINCIPAIS DISTINÇÕES E USOS
PINTO, Abuêndia Padilha
A notícia é um dos gêneros mais presentes na mídia, assumindo um papel relevante na troca contínua de informações que possibilitam uma interação participativa no mundo globalizado. Fundamentado em Bonini (2002), Van Dijk (1992), entre outros, o estudo visa analisar as comparações feitas por um grupo de alunos de Letras da UFPE, ao observar os movimentos retóricos presentes nas notícias veiculadas no Diário de Pernambuco e no The Guardian. Com isto, a pesquisa busca apreciar o desempenho do grupo, ao identificar similaridades e diferenças significativas nas notícias provenientes tanto de um jornal nacional quanto de um internacional.
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DIÁLOGOS NO ALÉM-TÚMULO: BRÁS CUBAS E OS MORTOS DE DOSTOIÉVSKI
MEDEIROS, Aldinida
Este artigo analisa aspectos do dialogismo, de acordo com os estudos de Mikhail Bakhtin, no conto Bobok, de Dostoiévski, e no romance Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Macha-do de Assis, buscando uma aproximação entre personagens e narradores, numa situação narrativa em que a polifonia constitui-se um elemento do enredo que acentua a crítica social presente nos dois textos.
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PARA COMPREENDER A TRADIÇÃO DE RUPTURA EM AS FILHAS DO ARCO-ÍRIS
da SILVA, Eldio Pinto
Este trabalho busca desenvolver uma leitura de As Filhas do ArcoÍris, de Eulício Farias de Lacerda, considerando o desencadeamento de aspectos da tradição oral como ponto de partida para a tradição de ruptura. Nessa perspectiva, tornou-se fundamental descrever aspectos da cultura popular que consolidaram a Literatura Brasileira durante o século XX. Na obra pesquisada, percebeu-se uma narrativa que revela que a produção literária brasileira desenvolveu-se em estética e temática e As Filhas do Arco-Íris é um exercício da experiência regionalista inserida no romance contemporâneo.
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CORAÇÕES QUE LEMBRAM: A CENTRALIDADE DA EXPERIÊNCIA MEMORATIVA EM MRS. DALLOWAY
AZERÊDO, Genilda
O romance Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf, bem como o filme homônimo de Marleen Gorris, são construídos a partir da reverberação do passado no presente. E isto em relação a vários personagens, que podem ser definidos, metonimicamente e metaforicamente, como corações que lembram. Partindo-se do pressuposto de que aadaptação constitui, primariamente, um ato de leitura, o propósito do presente trabalho é discutir a memória como experiência vivenciada pelos personagens, bem como o impacto que a representação da memória provoca quanto ao uso de estratégias narrativas, sobretudo quando comparamos os recursos do texto verbal (romance) com aqueles do texto audiovisual (filme).
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LEITURA E ESCRITA: CAMINHOS DE (TRANS)FORMAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
SOARES, Inaldo Firmino
Este trabalho, situado na área de Lingüística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa, resulta de uma pesquisa com professores de Português do ensino médio da rede particular do Recife, com o objetivo de levantar suas concepções de ensino de leitura e escrita e em que medida essas concepções podem contribuir para (trans)formação doensino desse componente curricular. A escuta dos sujeitos atravésde entrevistas semi-estruturadas e as fontes bibliográficas foram fundamentais para a delimitação do objeto e para a definição das categorias de análise.
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DEUSES. HOMENS. HISTÓRIA. TRAGÉDIA
PEREIRA, João Batista
No mundo moderno, vislumbra-se o trágico sob óticas variadas, sobretudo quando se questiona o conflito decorrente da ambigüidade que permeou a existência do homem na Antiguidade, diluído entre as esferas divina e terrena. Raymond Williams, nA tragédia moderna, sugere que a vontade e a ação devem ser vistas como categorias de uma nova modulação trágica, alterando a dependência do homem ante os deuses. Nesse sentido, em Os sertões, Euclides da Cunha sedimenta uma tragicidade a partir da ação do homem comum, sinalizando para a existência do trágico em acontecimentos coletivos. Nestes, o dualismo entre deuses e homens desloca-se para a tensão entre o indivíduo e as instituições, e os vínculos sociais mediam as condições para compreender o herói trágico moderno.
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LÍNGUA E LINGUAGEM EM SALA DE AULA
ROCA, Maria del Pilar
o presente artigo faz uma proposta de reflexão sobre as diferenças entre língua e linguagem de modo a possibilitar uma renovação nas práticas de ensino da língua, seja vernácula ou estrangeira, no espaço da sala de aula. A renovação deve estar orientada para formar uma sensibilização sócio-política no aluno. Na medida em que os significados são atribuídos a uma negociação de sentidos, o elemento humano se instala no campo lingüístico e se estimula o relativismo lingüístico e a tolerância social como um passo necessário para a formação de uma sociedade plural e tolerante.
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PONTOS DE VISTA DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE O ENSINO-APRENDIZAGEM DA ESCRITA
RODRIGUES, Maria Anunciada Nery
EEste trabalho, situado na área de Lingüística Aplicada, apresenta os pontos de vista de alunos do ensino médio sobre o ensinoaprendizagem de produção de textos. Tendo por base o sociointeracionismo, nosso objetivo centra-se em uma reflexão que pretende esboçar as representações associadas à escrita que perpassam o discurso dos alunos. Os resultados mostram que o ensino de produção de textos, da forma como está sendo trabalhado, ainda se baseia numa conduta metodológica extremamente técnica.
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(RE)CONSTRUINDO CONCEPÇÕES DE ESCRITA: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR
PÉREZ, Mariana
O presente estudo, alicerçado na Lingüística Aplicada, busca investigar de que forma os professores corrigem os textos escritos de seus alunos, qual a origem desse modo de correção e até que ponto a intervenção de um curso de formação (inicial) pode exercer uma influência na maneira como o docente pensa o trabalho de produção escrita na escola. A análise do corpus, composto por correções de textos em Língua Inglesa e Portuguesa, além de questionários aplicados com os professores, indica que o tratamento dado às produções escritas dos alunos ainda privilegia o aspecto formal e gramatical do texto e que o curso de formação pode (e deve) possibilitar a (re)construção de concepções docentes sobre o trabalho com a escrita.
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JÚLIA LOPES DE ALMEIDA: O LUGAR DO FEMININO NA IMPRENSA OITOCENTISTA BRASILEIRA
MOREIRA, Nadilza M. de B.
O artigo em tela pretende trazer à tona uma memória jornalística feminina a cerca do papel e do lugar das mulheres na imprensa brasileira, notadamente na segunda metade do século XIX. Nosso corpus será as crônicas da escritora carioca Júlia Lopes de Almeida (1862-1934) publicadas na sua coluna Dois Dedos de Prosa que circulou por mais de trinta anos no jornal mais combativo da nossa República, O País (1884-1934).
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LACAN E SAUSSURE NO CINEMA
de AZEVEDO, Natanael Duarte
NÓBREGA, Mônica
O presente artigo contribui com a aproximação que fazemos entre a lingüística saussuriana e a psicanálise lacaniana, com uma melhor compreensão desta estrutura que Lacan diz ser a do inconsciente e que ele mesmo afirma ser semelhante a uma estrutura de linguagem. Analisamos, segundo as teorias propostas por Ferdinand de Saussure, as relações sintagmáticas e associativas e sua funcionalidade dentro do sistema. E, em Jacques Lacan, os movimentos de metáfora e de metonímia. Com base nestas teorias, nossa análise buscou inferir dos crimes da Cobiça e da Vaidade, cometidos pelo assassino do filme Seven Os sete pecados capitais, de David Fincher, os movimentos de linguagem, como deslizamentos que constituem o sujeito.
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A ESCOLA IDEAL: UMA VISÃO DE PROFESSORES DE LE NO COMPETITIVO MERCADO DOS INSTITUTOS PARTICULARES DE IDIOMAS
REZENDE, Paulo S.
ROMERO, Tania R. de S.
Tendo como foco o competitivo mercado dos Institutos particulares de idiomas, o objetivo deste artigo é discutir as representações de professores de línguas estrangeiras com relação à abordagem ideal a ser trabalhada com seus alunos em um tradicional Instituto de ensino de línguas estrangeiras localizado na cidade de São Paulo. Os dados do estudo são provenientes de sessões reflexivas realizadas durante uma pesquisa maior que pretendia alterar a metodologia em função da demanda de mercado. Os resultados são considerados à luz de teorias de ensino-aprendizagem e revelam a manutenção de bases tradicionais no que tange a papéis de professores e alunos, bem como de práticas de avaliação.
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O ENSINO DE LEITURA NA ESCOLA: RESULTADOS E PERSPECTIVAS
Alves, Maria de Fátima
UFCG
O ensino de leitura na escola tem sido predominantemente mecânico e sem razão de ser, centrado num processo de decodificação de signos linguísticos e/ou de extração de significados isolados de um dado texto, em detrimento de um processo interativo e complexo de produção de sentido que contempla capacidades (perceptuais, motoras, afetivas, sociais, discursivas, linguísticas), todas dependentes da situação e da finalidade da leitura. Tendo em vista essa realidade e resultados de pesquisas desenvolvidas por Alves (2007, 2008), o presente texto tem duas finalidades: discutir de forma crítica o ensino de leitura na escola e apontar possíveis sugestões para um trabalho produtivo de tal atividade. Fundamenta-se teoricamente em pesquisas de Kleiman (2002, 2006), Marcuschi (2002, 2008), Coracini (2009), Lodi (2009), Alves (2008), entre outras.
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OS CONSTRUTORES DE ESPAÇOS MENTAIS NO DISCURSO INFANTIL
Faria, Evangelina Maria Brito de
UFPB
Medeiros, Neilson Alves de
UFPB
O presente trabalho pretende discutir o papel dos construtores de espaços mentais nos textos orais infantis. Com isso, buscamos respaldo nas teorias que integram a Linguística Cognitiva, em especial a teoria dos Espaços Mentais, cujo escopo consiste no entendimento de como o conhecimento é construído nas diversas atividades interativas. De modo a compreender melhor tal funcionamento, selecionamos alguns trechos de corpus com crianças na faixa etária de 3 anos, em situação escolar. Acreditamos que nossa análise sob o enfoque da Linguística Cognitiva traz contribuições para o quadro dos estudos em Aquisição da Linguagem, uma vez que podemos elucidar alguns dos mecanismos que a criança adota para se integrar ao universo da linguagem. Para tanto, daremos atenção especial a um dos traços que constitui os espaços mentais e que é geralmente marcado linguisticamente, sendo denominado como construtor de espaços mentais
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MRS. DALLOWAY E AS HORAS: RELAÇÕES TRANSTEXTUAIS
Ferreira, Rejane de Souza
UFTO
Nesse trabalho empenhamo-nos em comparar a conhecida obra da Literatura Inglesa Mrs. Dalloway com sua famosa releitura estadunidense, As horas, a primeira, escrita por Virginia Woolf no início do século XX, e a outra escrita por Michael Cunningham no final do mesmo século. Nosso foco principal é situar em qual âmbito da Literatura Comparada se encontra nosso trabalho com base em Gérard Genette e Seymour Chatman.
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CONSIDERAÇÕES SOBRE TRANSITIVIDADE E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
Lucena, Nedja Lima de
UFRN
Este artigo tem por objetivo discutir o fenômeno da transitividade e sua relação com o ensino de língua materna. Tradicionalmente, a transitividade é tratada em termos sintático-semânticos como uma propriedade intrínseca ao verbo. Entretanto, pesquisas alinhadas à linguística funcional norte-americana mostram que a transitividade é uma noção gradiente que se manifesta na oração como um todo. Nessa perspectiva, a transitividade é explicada em termos de prototipia; desse modo, uma oração que codifica um evento transitivo prototípico implica as seguintes propriedades: agentividade do sujeito, perfectividade do verbo e afetamento do objeto. Essas propriedades são investigadas neste trabalho e relacionadas a questões de ensino-aprendizagem de língua. O presente trabalho foi realizado com apoio do CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Brasil.
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OS MODALIZADORES COMO ESTRATÉGIA ARGUMENTATIVA NO GÊNERO RESUMO ACADÊMICO
Nascimento, Erivaldo Pereira do
UFPB
Brito, Geziel Lima de
UFPB
O presente artigo tem como objetivo analisar e descrever o funcionamento argumentativo dos modalizadores no gênero do discurso Resumo acadêmico. As análises foram realizadas com base na Teoria da Argumentação, proposta por Ducrot (1988) e colaboradores, e nos estudos sobre o fenômeno Modalização, a partir de Koch (2002), Castilho e Castilho (1993), Nascimento (2005), entre outros. Os quarenta resumos que compõem o corpus de investigação foram coletados dos cadernos de resumo de dois eventos nacionais, sendo vinte de cada um. Nesta investigação percebemos a ocorrência dos três tipos de modalização apresentados por Castilho e Castilho e Nascimento: A Modalização Epistêmica, a Modalização Deôntica e a Modalização Afetiva (ou Avaliativa). Esses modalizadores argumentativos atuam nos textos provocando diferentes efeitos de sentido, tais como: um ponto de vista, um sentimento ou um julgamento do locutor em relação ao enunciado. Percebemos que o locutor também se utiliza dessas marcas linguísticas para direcionar a forma como que ele quer que o seu texto seja lido pelo interlocutor.
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RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM CURSO DE CURTA DURAÇÃO ENVOLVENDO FALANTES DE INGLÊS APRENDIZES DE PORTUGUÊS EM IMERSÃO: EXPECTATIVAS REVELADAS PELAS CRENÇAS
Nodari, Janice Inês
UFPR
Rottava, Lúcia
UFRGS
Este artigo tem como objetivo relatar uma experiência de ensino de português para estrangeiros, ocorrida em julho de 2009 em uma universidade do Nordeste do Brasil, em que variáveis positivas tais como motivação, interesse e disponibilidade e, por outro lado, negativas, incluindo curto período de tempo, e material didático a que os aprendizes haviam sido expostos, revelam-se nas crenças destes. Busca-se relatar tal experiência com base em um breve levantamento das crenças dos aprendizes com relação à experiência de imersão envolvendo português como língua estrangeira.
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A CONDIÇÃO DA MULHER NA LITERATURA FANTÁSTICA
Paula Jr, Francisco Vicente de
UFPB
O referido artigo tem como principal enfoque analisar a condição da mulher na Literatura Fantástica (LF), especificamente na Literatura Fantástica brasileira, privilegiando o parâmetro da autoria, em comparação com as diversas manifestações de autoria feminina na Literatura Fantástica da Europa, nas quais observamos um fantástico de temas femininos interpondo-se a um fantástico de feitio e de temas hegemonicamente androcêntricos que compõem, secularmente, o cânone dessa literatura.
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2013-02-21 00:00:00
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LA PERSPECTIVE ACTIONNELLE: LA CRÉATION D'UN BLOG1 EN CLASSE DE FLE COMME EXEMPLE D'UN PROJET PÉDAGOGIQUE ACTIONNEL.
Gomes, Lavínia Teixeira
UFPB
O presente artigo propõe trazer uma contribuição téorico-prática para o ensino/aprendizagem de línguas-culturas estrangeiras baseado numa abordagem orientada para a ação desenvolvida pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas (CECR, 2001). Este nova abordagem vem enriquecer a abordagem comunicativa que até então carecia de uma verdadeira pedagogia do “construir juntos”, ou seja, da co-ação, do co-agir. O aprendente é sujeito social também em sala de aula agindo com os outros na produção de um projeto em comum. A aprendizagem da língua está a serviço da ação e não o contrário. Portanto, o projeto pedagógico aqui apresentado tem como base a ação coletiva em sala de aula cujas tarefas resultarão num produto final: o blog.
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2013-02-21 00:00:00
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FOCALIZAÇÃO E TEMPO DE TELA EM AS LIGAÇÕES PERIGOSAS 1960
Tersakis, Philio
UFPB
Azerêdo, Genilda
UFPB
A primeira adaptação de As ligações perigosas para o cinema realizou importantes alterações de forma e de conteúdo no romance de Choderlos de Laclos. Entretanto, seu diretor, Roger Vadim, conseguiu transpor para a tela do cinema, ainda que parcialmente, aspectos essenciais da obra: a diversidade de ponto de vista e a riqueza subjetiva das personagens, garantindo um tipo de fidelidade a determinadas características do texto original, que, no entanto, passou despercebida por críticos da época. A partir das reflexões teóricas de Gérard Genette e de Seymour Chatman sobre narração e focalização, tentaremos mostrar como o tempo de tela, em conjunto com a construção das personagens, contribuiu para a criação de uma visão plural e da profundidade psicológica das personagens no filme As ligações perigosas 1960, embora este não tenha escapado de um conceito-imagem moralista da sociedade.
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2013-02-21 00:00:00
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AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES DE INGLÊS SOBRE SUA IDENTIDADE: UM OLHAR SISTÊMICO-FUNCIONAL
Vargas, Bruna Quartarolo
UFRN
Vian Jr, Orlando
UFRN
As pesquisas acerca do ensino de Língua Inglesa (LI) e da formação de professores, na literatura da Linguística Aplicada (LA), de acordo com Barcelos (2004), têm sido cada vez mais investigadas tanto no exterior quanto no Brasil. Estudos acerca das crenças, visões e representações dos professores de língua estrangeira, como os de Silva (2008), Fernandes (2006), Coelho (2005), Barcelos (2004), Dudas (2003), Freire e Lessa (2003), Ribeiro (2003), Celani e Magalhães (2002), Felix (1999), entre outros, demonstram a influência destes conceitos sobre a prática pedagógica dos professores de LI.
O termo “representações”, neste contexto, tem sido usado por diversos autores no campo de ensino/aprendizagem de línguas, dentre eles Celani e Magalhães (2002), Freire e Lessa (2003), Dudas (2003) e Ribeiro (2003), para discutir as visões dos alunos e professores acerca do processo de ensino-aprendizagem de línguas.
Esse cenário diversificado motivou este relato, com base em pesquisa anterior (VARGAS, 2011), visando a investigar o discurso de professores de LI de diferentes contextos escolares na cidade de Natal-RN, com o objetivo de identificar e discutir representações acerca da formação e da identidade profissional de professores de inglês como língua estrangeira.
Letr@ Viv@
2013-02-21 00:00:00
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https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/lv/article/view/15325
Letr@ Viv@; v. 11 n. 1 (2012)
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